Meus Primeiro Mês como Secretário de Diligências


E  ai galera, amigos e leitores do Blog CONCURSEIRO DE FÉ.  Hoje faz um mês que entrei em exercício como Secretário de Diligências, então estou colocando aqui  neste espaço minhas primeiras experiências com a Função, até porque sei que tem alguns leitores que estão aguardando suas nomeações como Agente ou Secretário, então creio que vou estar ajudando aqueles que gostariam de saber como é.



           
 Bom vamos La: Posso dizer que estou muito feliz com o cargo e função, eu que tinha como sonho ser oficial de Justiça,  estou realizado, em ser praticamente um. Só que da promotoria.
            Claro que  é um pouco diferente a função, o Oficial de Justiça tem uma carga muito grande de mandados, e consequentemente,  tem que estar para La e para ca na rua entregando mandados e notificações.
            Já o Secretário de diligências tem incumbências internas por isso acaba ficando um tempo dentro da promotoria e  outro tempo fora, como trabalhava no fórum como Oficial Escrevente, sabia dos trâmites dos processos judiciais  os quais semanalmente iam para a Promotoria para manifestação. Mas agora que estou na promotoria , descobri que nem só de processos vive a promotoria, mas também dos Inquéritos Civis.
             E são os inquéritos civis que ficam a cargo do secretário de diligências e é o que demanda um grande numero de diligencias, principalmente nas questões ambientais,  ainda mais no interior e cidades menores, onde a extensão territorial é grande na zona rural.
            Mas o trabalho é bom, não fica só aquela coisa de estar dentro de um ambiente fechado, como também não tem que estar direto na rua. E o salário é muito parecido com o de Oficial de justiça.
            Uma dica que dou, para quem assumir de Secretário de Diligências e ou oficial de Justiça, é de conseguir um mapa da cidade, e também das estradas do interior, aqui eu consegui, e ajuda bastante, pelo menos tu entra no carro sabendo para que lado fica o lugar ( kkkk ).  Nestas cidades menores é mais fácil de se conseguir com a Prefeitura.
            Também vai depender do gosto de cada um na função, mas eu achei muito legal entregar notificações, o contato com as pessoas, e ter  sempre algo diferente, me sinto muito bem mesmo.
            Outra coisa que  gostei foi de trabalhar no Ministério Público, pois agora conhecendo o lado de dentro, vejo o quanto a sociedade depende do MP, como fiscal da lei, pois há diversas situações que demandam de investigação e instauração de Inquéritos Civis, e com certeza atuando como servidor do MP, posso considerar que ajudo a fazer uma sociedade mais Justa. Nosso pareço até político falando!!!!! Mas resumindo é muito legal mesmo trabalhar aqui. E fico muito feliz pela minha decisão de dar uma parada nos concursos, pois sinto que estou trabalhando onde gosto e com o que gosto.
            Inclusive esta semana que passou recebi a minha carteira funcional de Secretário de Diligências, junto com um memorando do Procurador Geral de Justiça  , me dando os parabéns pela assunção no cargo e desejando sucesso no cargo.  Sei que fiquei um pouco emocionado, pois só eu e meus amigos de concursos sabem o quanto foi sofrido conseguir este meu objetivo, e o quanto representa para mim esta carteira funcional.
            Realmente são estes momentos que fazem valer a  pena cada momento de luta e e de noites em claro estudando, que não foram poucas não é? ( rs rs )   
            Bom vou tentar ser mais assíduo no Blog, e não demorar tanto tempo para atualizá-lo. Abraço a todos companheiros de lutas, e um especial aos primeiros oficiais de justiça que foram chamados  neste mês. E aos que estão na luta, não desistam e continuem o sonho.  
            E aos que aguardam a nomeação no MP, torço que logo possam sair mais  nomeações, e que todos sintam a mesma alegria que tive e o mesmo sentimento quanto a trabalhar no MP.
Abraços do Concurseiro de fé / Mister M dos concursos  (Marlon Ribeiro)

Toda honra a Deus


“A minha força vem de um Deus que faz milagres
A minha fé vai além do impossível”

“Toda honra , Toda Glória , Majestade e Louvor
A Jesus Meu Salvador
Que levou sobre si, Minha culpa , Minha Dor
Santo, Santo é o Senhor”

           


22 comentários:

  1. Nossa, Marlon. Capaz que eu não ia me emocionar com essa experiência que tu estás tendo. Fico mto feliz por estares gostando do cargo, ainda mais eu que fico te mandado e-mail (quase que insistentemente hehe) para dizeres como estava sendo trabalhar no MP. Se Deus quiser até o final do ano terei em mãos também a minha carteira funcional.
    Abraços da futura colega SD da R07, Gabriela.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marlon! Fiquei muito feliz de saber que já estás trabalhando no MP, nós concurseiros sabemos o quanto é difícil chegar ao cargo. Parabéns e que Deus te abençoe nesta nova empreitada e gostaria de registrar o meu agradecimento pela força que tu empreendia nos BQs desde a época do Povo Querido e que para mim foi de muita valia, obrigada amigão! Eu ainda estou aguardando minha nomeação no MPU, acho que sai agora no começo de dezembro, parece que vão nomear 2 para o RS e eu sou a 2ª, estou na torcida.
    Abraços,
    Lia QP.

    ResponderExcluir
  3. Grande Marlon, parabéns pra ti amigão, vem sendo abençoado, porque és um cara humilde e dedica toda glória e honra a Jesus Cristo, a tua maior vitória é ter Ele como teu salvador!
    Lembro que estavas bem colocado na 1ª prova de OJ, então veio a anulação e a 2ªprova e não obteve o mesmo êxito, mas Deus já tinha reservado algo tão bom quanto OJ pra ti!
    Ele viu a tua dedicação e te recompensou!
    Sucesso na tua nova empreitada!

    ResponderExcluir
  4. Um secretario de diligencias trabalha aos finais de semana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder, normalmente não trabalha exceto quando fica ade plantão. abraços

      Excluir
  5. Oiee! Por acaso alguma notícia sobre nomeação? A validade é até 25/04/2016.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Comecei a pouco tempo a fazer concursos, tenho 22 anos, faço faculdade junto. Tenho um duvida,você fez cursinhos preparatórios? se fez qual é mais indicado para fazer aqui em Porto Alegre? É possível trabalhar, fazer, faculdade, namorar e passar em um concurso como o de secretário de diligencias, a qual é este que estou preste a me escrever e pagar um curso preparatório?

    Pode ser sincero!

    Att.
    Camille.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder, estava meio afastado do blog e agora estou voltando com tudo. Sim é possível passar, desde que mantenha uma rotina mínima de 3 horas por dia, e se não parar de estudar tem chances. Mas isso quer dizer que mesmo depois que acabar o concurso tem que se manter estudarndo. Eu gosto muito do cetec, casa do concurseiro e cpc, espero que ainda possa te ajudar Camile em outros concursos

      Excluir
  7. Olá,

    Comecei a pouco tempo a fazer concursos, tenho 22 anos, faço faculdade junto. Tenho um duvida,você fez cursinhos preparatórios? se fez qual é mais indicado para fazer aqui em Porto Alegre? É possível trabalhar, fazer, faculdade, namorar e passar em um concurso como o de secretário de diligencias, a qual é este que estou preste a me escrever e pagar um curso preparatório?

    Pode ser sincero!

    Att.
    Camille.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite!

    Queria saber se em contato com seus colegas secretários de diligências se há algum comentario onde tem mais pessoas para aposentar ou onde há mais possibilidade de vagas futuras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É dificil responder porque aposentadoria não tem muita o que tem mesmo é gente passando em outros concursos, e ou se removendo pra mais perto de Porto Alegre, então depende muito da sorte também para aumentar a quantidade de vagas. abraço e desculpe só responder agora

      Excluir
  9. oi, tenho uma duvida em relação ao cargo... meu marido é militar e estamos morando em floripa gostaria de saber em relação a remoção.. é permitida entre estados? procurei pela internet e vi que alguns estados sim mas no RS nao achei algo especifico. alguem pode ajudar..
    muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DESCULPE demorar para responder, mas realmente não sei de nenhum caso de remoção no MP para fora do estado. abraços

      Excluir
  10. Ola estava pesquisando sobre esse cargo e vi seu blog? Quero perguntar a vc se uma pessoa q nunca trabalhou nessa area pode aprender a ser um secretario de diligencias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tranquilamente, não tem nenhum mistério, com 6 meses estarás com tudo que precisa para desempenhar bem a função. desculpe a demora em responder

      Excluir
  11. Ola estava pesquisando sobre esse cargo e vi seu blog? Quero perguntar a vc se uma pessoa q nunca trabalhou nessa area pode aprender a ser um secretario de diligencias?

    ResponderExcluir
  12. Bom dia! Gostaria de te perguntar sobre o adicional de periculosidade que se dá a esse cargo. Qual seria o motivo exato disso ? O trabalho é perigoso e/ou arriscado ou é tranquilo ? Outra pergunta: há possibilidade de lotação unicamente interna ou tem que necessariamente "ir pra rua". Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è porque você tem situações de ter que notificar as pessoas sobre algo que não gostam, e claro sempre pode acontecer de alguém querer discutir e brigar, ou também nas notificações de menor infrator tem alguns que já são mais malandros e tal, que gostam de bancar de os bam bam bam. Mas falando sinceramente em 6 anos trabaklhando basta voc~e apenas notificar com calma sem ir para o lado emocional que nunca terá problema, pois no final eles sabem que voce é apenas a pessoa que esta entregando o mandado. E isto na minoria dos casos porque a maioria te trata com muito respeito. Quanto a ir pra rua depende do tamanho da cidade quanto maior mais vezes na rua , no meu caso saio uma vez por semana , mas sei de casos que se sai a cada 15 dias. abraço e bons estudos

      Excluir
  13. Olá Marlon,
    Adorei seu blog...
    Comecei a pouco tempo com os concursos e já sou funcionária pública, porém não faço o que gosto.
    Fiz a inscrição para o MPRS, como secretário de diligências e pelo que ouvi falar do cargo acredito que vou gostar da função.

    ResponderExcluir
  14. Olá! Estou estudando para o concurso do MPRS previsto pata janeiro/2017. Você poderia dar algumas dicas de estudo para esse cargo?

    ResponderExcluir
  15. Fiquei entre os primeiros na Região da Fronteira Oeste, sabe qual a carência para esta região, fico muito grato pela resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho como te dizer corretamente, mas fronteira normalmente sempre abre bvaga, porque o opessoal sempre pede remoção para perto de Porto Alegre, então acredito que tens grande chance de ser nomeado. Quando formos colegas não esquece de me adicionar no sistema do mp o "sparK' abraço e bons estudos

      Excluir