Os benefícios da atividade física para os concurseiros

 

Postado por Juliana de Albuquerque  Fonte http://www.lutadeumconcurseiro.com/?p=4198
Mais de oito horas de estudo, distribuídas entre aula no cursinho, leituras e resolução de questões, fazem parte da rotina diária de muitos concurseiros que decidiram investir todo o seu tempo na preparação para ingressar no serviço público. A vontade de passar e conseguir cumprir todo o conteúdo programático exigido no edital do concurso é tão grande que o estudante não pretende perder um minuto sequer do seu horário de estudo. Porém, muitas vezes, é preciso perder algo, para conseguir ganhar mais na frente.

 O concurseiro experiente sabe da importância de reservar, no mínimo, uma hora do seu dia para praticar alguma atividade física, pois assim colherá inúmeros benefícios que farão a diferença em sua preparação.

Leia Mais.....

De acordo com o especialista em concentração, memorização e leitura dinâmica, Mauro Alessi, a concentração, tão importante e fundamental no desempenho de determinadas atividades, depende 50% do estilo de vida, que inclui qualidade do sono e da alimentação e a prática de exercícios físicos.

“Ficar trancado o dia inteiro no quarto ou virando noite para estudar, sem fazer atividade física, faz com que você perca a concentração. É importante tirar um tempo do dia para fazer uma malhação, uma natação, um cooper. Isso oxigena melhor o cérebro e no conjunto, em termos de 50%, você vai ter uma melhor concentração”, explica o especialista. Como a concentração é um dos quatro pilares fundamentais para o desenvolvimento da memória, segundo Mauro Alessi, praticar exercícios físicos também é essencial para se ter um processo de memorização eficiente.

A prática de exercícios é fundamental para o concurseiro
Além de melhorar a concentração, incluir a atividade física na rotina diária faz com que o concurseiro sinta menos dores por permanecer várias horas estudando em uma mesma posição. “Quem permanece muito tempo na mesma posição, no caso do concurseiro é sentado, fica com a musculatura cansada, daí a necessidade de ter o fortalecimento dos músculos. Quem tem a musculatura fortalecida fica mais tempo estudando numa posição correta sem ter dor e consegue se recuperar mais rápido do cansaço causado pelas horas de estudo”, sugere a educadora física Mary Fonseca. A profissional diz ainda que, independente da atividade a ser feita, os exercícios oferecerão ao estudante um sono de maior qualidade, além de aliviar o estresse. “Quem faz exercício dorme melhor e quem dorme melhor fixa com mais facilidade o que foi estudado. Isso sem falar no relaxamento que o exercício proporciona”, diz a educadora física.
Para Mary Fonseca, a atividade a ser feita pelo estudante deve ser uma que lhe dê prazer. Porém, a educadora física aposta na combinação de exercícios aeróbicos e musculares para as pessoas que estão estudando para concursos públicos. A dica da profissional é fazer as atividades, no mínimo, três vezes por semana e, no máximo, seis vezes. O estudante que não possui recursos financeiros para pagar uma academia pode investir em caminhadas em parques e praias. Diante de tantos benefícios para os estudos, proporcionados pela atividade física, o concurseiro precisa reavaliar o seu estilo de vida e perceber que a preparação para um concurso vai além dos livros e paredes de cursinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário