O começo do Blog

Foto: www.atualconcursos.com
'Escrivão de Polícia Federal' | Prepare-se para o concurso 'Escrivão de Polícia Federal' 100% Online

QUER DIVUGAR O SEU CURSO OU SUA EMPRESA NESTE EPAÇO???????



 A sabedoria do chocolate quente – e o Descanso do Mister M

Gostaria de anunciar oficialmente minha semi-aposentadoria como “concurseiro”, ficou estranho, mas me deixe explicar: Durante os próximos 10 anos a contar da nomeação para o cargo de Agente Administrativo do MP RS, não prestarei nenhum concurso público, estarei sim, nos fóruns de concurseiro, mas apenas como um parceiro e amigo, e estarei também aqui neste blog “concurseiro de fé”, meu pequeno espaço, minha casa, que estará de portas abertas para todos aqueles que quiserem buscar algo de positivo e dividir angustias, derrotas e vitórias com este sempre amigo de vocês, Mister M.

Talvez você se pergunte: - Por que Mister M? - Qual a razão?

Responderei a estas perguntas voltando um pouco atrás, no tempo, (Prepare-se porque a história é longa), mais precisamente para final de fevereiro de 2009 , quando fazia um ano que estudava para o concurso de Oficial de Justiça RS, creio que este foi um dos objetivos maiores que tive como concurseiro, passar no concurso de OJ. Foram meses de dedicação, muitas horas de estudos e muitos momentos de oração a Deus por esse alvo.
Ao chegar o momento máximo desse concurso que seria a prova em 18/04/2010, minha esposa e eu achamos melhor que ela e minha filha de 04 anos na época, viajassem para Jau, interior de São Paulo, onde morava minha sogra, pois então teria 3 meses sozinho para me dedicar somente aos estudos.
Com a determinação e garra de sempre, que tive para passar como Escriturário no Banrisul, e como Oficial Escrevente no TJ RS, comecei a maratona de estudos. Sabia que tinha que fazer cada minuto que elas estavam longe valer a pena, conseguindo a aprovação. Chegava a minha casa do trabalho as 19:00 e deitava na sala com a TV ligada para não dormir, e começava minha maratona de estudos até as 02:00 ou 03:00 da manha, e assim fiz rotineiramente exceto aos sábados e domingos quando o esforço era maior pois tinha o dia todo para me dedicar.
Então quando já fazia dois meses que minhas meninas estavam longe, recebi um e-mail de um amigo meu com o titulo “A sabedoria do chocolate quente”, cuja mensagem era a seguinte:


A Sabedoria do Chocolate Quente…


Um grupo de jovens formados e bem estabelecidos em suas carreiras estava conversando sobre suas vidas em uma reunião de ex-colegas. Então decidiram que visitariam um velho professor do tempo de faculdade, agora aposentado, e que fora sempre uma inspiração para eles.

Durante a visita, o bate-papo se transformou em reclamação sobre o estresse em seus trabalhos, vidas e relacionamentos.

Ao oferecer chocolate quente a seus visitantes, o professor foi na cozinha e retornou com uma jarra cheia da bebida e com uma variedade grande de canecos. Alguns deles eram de porcelana, outros de vidro, outros de cristal… uns simples, outros bem caros e bonitos, e outros bem feios. Então ele convidou cada um a se servir da bebida.

Quando todos eles já estavam com o chocolate quente em mãos, o professor compartilhou seu pensamento…

“Percebam que todos os canecos caros e bonitos foram os escolhidos, e que os simples e baratos foram deixados na mesa. Embora vocês achem normal desejarem somente os melhores para si, é aí que está a fonte de seus problemas e estresse. O caneco no qual você está bebendo, não acrescenta nada à qualidade da bebida. Na maioria das vezes, ele é apenas mais caro. Às vezes, ele até esconde o que estamos bebendo. O que cada um de vocês queria, na verdade, era chocolate quente. Vocês não queriam o caneco… mas vocês conscientemente escolheram os melhores. E logo vocês começaram a olhar uns para os canecos dos outros. Agora amigos, por favor, considerem o seguinte… A vida é o chocolate quente… Seu emprego, seu dinheiro, e sua posição na sociedade são os canecos. Eles são apenas ferramentas que fazem parte da vida. Os canecos que vocês têm em mãos, não definem nem mudam a qualidade de vida que vocês vivem. Às vezes, ao concentrarmos somente no caneco, deixamos de saborear o chocolate quente que Deus tem nos ofertado, portanto, lembrem-se sempre disto… Deus não escolhe o caneco, Ele provê o chocolate que é o mais importante e o caneco nunca mudará o chocolate quente da mesma forma que os bens materiais nunca mudaram a essência da vida que Deus nos dá.”


“As pessoas mais felizes não são as que têm o melhor de tudo, mas as que fazem o melhor de tudo podem.”

Sabe que naquele momento que terminei de ler entendi que o meu chocolate quente estava em Jau, e que estava com muita saudade de sentir o gosto desse chocolate, ou seja, de ter minha filha e esposa ao meu lado; de levar minha filhinha no Balé e ficar olhando ela “fazendo plie, demiplie , granplie, e tantos plies que existirem que nem me lembro o nome”; saudade de ela contar aquilo que ela aprendeu a fazer como se fosse o maior desafio do mundo, e me olhar com a cara de conquistadora; saudade do beijo da minha esposa quando ia para o trabalho todo dia, de quando ela brigava comigo porque , esqueci algo no lugar errado, ou não Levei o lixo para fora.
O que sei é que fui sentindo tanta saudade, que vi que a caneca é tão pouco perto do gosto do chocolate, e descobri que nada no mundo valia mais do que ter elas do meu lado. Então, desde aquele dia decidi nunca mais ficar longe delas para estudar.
Mas faltava um mês ainda para o dia da prova, e para terminar com a maratona de leitura e a saudade da família.
Dia 18/04/2010, dia da prova, creio que todos que fizeram este concurso de OJ, jamais se esquecerão desta data. Duas horas da tarde, tem se inicio a prova da CONESUL, 78 questões, e ao fazer português parecia tudo normal, com a mesma dificuldade de sempre, mas quando veio legislação, algumas questões com duvidas, outras parecia que tinham duas respostas corretas ou sem repostas, e ou mesmo nem constavam no edital.
Toda a esperança que tinha de conseguir tirar 90 e ser OJ, ia minuto a minuto diminuindo com o cansaço da prova. Lembro-me que faltavam 10 minutos para entregar, e ainda não tinha terminado de passar as questões para a folha de reposta, faltando 60 segundos consegui preencher a ultima lacuna e entregar ao fiscal de prova, um peso enorme parece que saiu das minhas mãos, só sei que estava tão cansado que sai em direção ao estacionamento, e tinha a sensação que tudo tinha dado errado, muitas questões estava em duvida e só um milagre para ficar com uma boa nota nessa prova.
Cheguei ao carro, sentei no banco, e chorei, e não me envergonho de demonstrar meus sentimentos, pois meu corpo e mente estavam literalmente esgotados, liguei então para minha esposa e contei que tinha sido muito difícil a prova e que queria esquecer me de tudo,e fui para casa dormir.
No outro dia levantei bem cedo e peguei o carro e fui dirigir os mais de 1100 km até jau para buscar minhas meninas. Viajei até São Mateus do Sul PR, em uma Lan house, peguei o Gabarito, quando então para minha surpresa, tinha ficado com 87,75, sabia que era uma ótima nota ainda mais depois de ver as notas na Internet, nossa que sensação de vitória, acho que quem estava entre os primeiros naquele e entre os primeiros na 2ª prova sabe o que quero dizer, senti que estava muito perto, era incrível a sensação de poder dizer para minha esposa , vai dar tudo certo, falta pouco.
Assim, à noite dormi em Ponta Grossa e contei a ela da grata surpresa, foi uma noite de descanso e tranqüilidade, e na manha seguinte continuei minha viagem bem cedo, estava muito contente, com sensação de dever cumprido, mas de repente faltando 2 horas para chegar a Jau, recebo mensagem no celular de um amigo meu: - “Vão anular a prova! Vão anular a prova”. Não conseguia acreditar, um balde de água fria em tudo, não estava entendendo o que poderia ser, então parei na 1ª lan house, e li sobre todo o ocorrido, na Internet, a questão da prova que faltava em Passo Fundo, e tudo que parecia certo, e tranqüilo, se tornou insegurança, entrei no carro e continuei a viagem. Quando, cheguei à casa da minha sogra, na varanda estava minha esposa, e minha filhinha brincando, abracei minha esposa e depois a minha filha grudou no meu pescoço igual macaquinha e deu um abraço demorado, mas bem demorado, que me fez esquecer toda aquela história de anulação, e fiquei muito feliz por estar junto delas.
Retornamos de São Paulo, dois ou três meses se passaram, a poeira baixou e parecia que as conversas de anulação eram apenas boatos e sem provas, então saiu o resultado preliminar, e minha posição ficou 33°, novamente me senti OJ, durante duas ou três horas, mas quando veio a noticia de que dois irmãos tinham tirado a mesma nota, em todas as matérias, naquele momento senti que tudo tinha acabado novamente e que seria anulado o concurso, e tudo se desmoronou. Ai foi questão de tempo até ser anunciada a anulação da prova, e a rescisão do contrato com a Conesul.
Mas apesar disso, tendo minhas meninas ao meu lado reagi bem e fui pra luta de novo, mas dessa vez, junto com elas, pois sabia que precisava delas comigo, para me dar força. Não fiquei esperando apenas o concurso de OJ e a nova data da prova, abracei os concurso que apareceram, primeiro foi o do técnico do TRE, que tinha sido anulado em 2008 e cuja prova seria em .........., estudei , bastante, e consegui novamente uma boa nota, 87,50, sabia que precisava estar entre os 100 primeiros para ter reais chances de ser chamado, e quando saiu esta nota, parecia que ficaria entre os 100, mas as médias foram muito, muito altas e consegui apenas o 473° lugar, ou seja praticamente impossível.
Mais um tombo, mais uma derrota, mais uma chance perdida, mas logo em seguida, surge o concurso do MPU( Ministério Público da União), muita matéria, e matérias novas como Administração Pública, Gestão de Pessoas, entre outras, esta era outra chance para passar como técnico e alcançar uma boa remuneração, afinal não seriam muitos que se arriscariam a fazer a prova, e assim aconteceu, 12.000 inscritos. Mais 2 meses de muita dedicação,resumos, estudos, noites em claro e chegou o dia da prova, viajei para Porto Alegre , e senti que estava em um dia muito bom,fiz uma prova confiante, precisava ficar entre os 200 primeiros, tendo em vista que no ultimo concurso do MPU, tinham chamado 227 Técnicos, e com 12.000 inscritos menos da metade que no TRE , tinha esperança de conseguir estar entre os 200 primeiros.
Após a prova, senti que tinha ido bem, senti que poderia ser esse o concurso da vez, após 2 dias, saiu o gabarito, e a nota 93 de 150, no estilo Cesp, confirmou minha previsão de uma boa prova, pelos rankings da internet, eu ficaria entre 180 a 230, claro dependendo dos recursos. Mas algumas questões eu aproveitaria, o que me manteria nessas colocações. Aguardei cerca de 30 dias a divulgação do resultado preliminar, o qual sairia a nota da prova objetiva e da redação, mas como a redação valia 10 pontos , não modificaria muita coisa na classificação final, exceto se tirasse menos que 5 pontos, pois ai seria eliminado.
Chegou o dia do resultado, acho que eram 09:00 horas da noite, concurso a nível nacional e como conseqüência demorou uma eternidade para abrir o arquivo com as notas, mas quando abriu, digitei Ctrl + F e “Marlon Bibano”, quando apareceu meu nome, e do lado minha nota , 103 pontos, senti o gosto da vitória novamente, gosto que durou muito mas muitíssimo menos tempo que no OJ, durou apenas os décimos de segundos que levei para olhar para a direita e ver a minha nota de redação 1,9. Outro acontecimento incrível, inacreditável. Outra derrota, agora, eliminado na redação.
Não abordei o tema como a Cespe queria, pensei que seria enfatizado atualidades e na verdade queriam que se falasse de conhecimento específico. Mas, pouco importa, porque este foi o tombo que parecia ser aquele para derrubar de vez, desliguei o computador do Fórum, e fui para casa, minha esposa já estava dormindo, deitei ao seu lado, e demorei algumas horas até conseguir dormir, nesse momento cheguei a pensar em parar de fazer concurso, e continuar com o meu cargo de Escrevente, minha maior motivação para conseguir um cargo melhor era a perda do auxilio creche que tinha no cargo de Oficial Escrevente, valor de R$ 400,00, que aconteceria em 2012, pois teria que apertar meu orçamento para suportar essa redução de salário. Mas tava tão difícil conseguir passar, que pensei mesmo na possibilidade de continuar como escrevente e reduzir os gastos em algum lugar, não estava fácil conviver com derrotas tão marcantes como as de OJ e MPU, retomar forças para estudar as vezes era muito difícil.
Mas ainda bem que Deus não me deixou muito tempo para que ficasse abatido, logo em seguida, abriram inscrições para mais um concurso agora do MP, mas do RS, Agente Administrativo, R$ 3200,00 a “Ponca” , concurseira e amiga, me avisou do concurso e disse que iria fazer e que o salário dava uns R$ 500,00 a mais que escrevente. Tendo em vista que eu estava estudando para OJ, decidi não fazer, afinal eram matérias totalmente diferentes, então não valeria a penas trocar o foco dos estudos.
Passou-se ,acho que 1 mês dessa data, e abriu um concurso do mesmo nível que OJ, o de Secretário de Diligências, então como não tinha a data certa de OJ, e como o de Secretário ( SD) era regionalizado e com muita matéria, vi uma boa chance de conseguir ficar entre os 3 primeiros e ter chance de nomeação. E como disse não tinha intenção de fazer o concurso de Agente, apenas o de SD, mas uma coincidência aconteceu. ( mas sei que para Deus não existem coincidências) A data da prova de SD seria no domingo e do concurso de Agente, no Sábado, e todas as matérias que estudasse para SD, eram as mesmas que as de Agente, com exceção de matemática, mas sempre adorei matemática, então porque não fazer? Tudo se encaixou perfeito já estaria em Porto Alegre, e R$ 500,00 era o mínimo que precisava, sem contar que o Ministério Público, possui uma carga de trabalho bem melhor que os Fóruns, então seria uma boa opção. Efetuei então minha inscrição no ultimo dia previsto para o cargo de Agente.
Desta vez, fiz uma opção diferente, optei por estudar somente após as 22:00 hs, quando minhas pequeninas ( minha esposa e filha) iam dormir, diariamente assim fiz , das 22:00 ás 04:00 da manha. Este horário me deixava um zumbi durante o dia, mas ao mesmo tempo me dava algum tempo com elas no inicio da noite. Foram 45 dias ou mais dormindo na sala, em um colchão, em meio às apostilas, fazendo resumos em cartolinas, e respondendo provas da FCC, várias vezes estava estudando, e quando percebia, estava com a cabeça deitada sobre a apostila, dormindo. Estava no máximo do meu limite. Mas eu sabia que aquele concurso era diferente, poucas pessoas aceitaram o desafio de fazê-lo, muitas matérias e poucas vagas, em comparação a OJ, TRT, e outros que aconteceriam no inicio do ano de 2011, sabia que era uma ótima chance para conseguir estar entre os nomeados.
Várias noites, chorei de cansaço, de estresse, e batia muita vontade de desistir, pois, a matéria criminal, com Doutrina, era muito complicada. Ao fazer aas questões parecia que não entendia nada, parecia que tudo que estudei embaralhava. Nesses momentos mais difíceis, parava de estudar e abria meu coração a Deus, e sentia como se ele colocasse dentro de mim a sensação de que faltava muito pouco, pois como esta na Bíblia: “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer”. Claro que sinceramente, esses últimos 3 anos de estudos sem resultados estava sendo uma noite muito longa para mim.
Chegou o dia da prova, 18/12/2010 ,Agente Administrativo , uma semana para o Natal, e La estava eu em Porto Alegre, no Hotel Erechim, quarto de frente para movimentada rua que chegava até á rodoviária, o qual serviu de meu QG em todos os concursos que realizei em Porto Alegre, ali sempre terminava minhas últimas horas de estudos sempre aproveitando a ultima noite antes da prova e recapitulando ao máximo os pontos principais.
A prova se realizou à tarde, e estava um calor muito grande na Capital, lembro que este dia foi no qual se realizou a final do Campeonato Mundial de Futebol Interclubes entre Internacionale e Mazembe ( Mazembe que tinha vencido o inter de Porto Alegre nas Semi-finais, como todos devem se lembrar), mas futebol a parte, enquanto a final do Mundial era disputada, eu disputei a minha final como concurseiro, 3 horas dentro da sala 60 questões, e como de costume fui o ultimo a sair da sala, sabia que tinha ido muito bem em matemática e português, e relativamente bem em conhecimentos específicos. Não tinha a certeza que conseguiria tirar mais que 80, mas tinhas esperança.
Voltei de ônibus para o Hotel, e novamente á noite, recapitulei tudo que pudia para a prova do dia seguinte, para o cargo de Secretário de Diligências. Agora na manha da dia 19/12/2011, começava a prova mais difícil, pela quantidade maior de matérias. Ao fazê-la, tinha horas que parecia que eu ia conseguir, e depois tinha horas que parecia que não ia, não preciso nem dizer que fui o último a sair, e não tinha idéia de se conseguiria uma boa nota ou não, tive duvida em algumas questões e outras não tinha total certeza da resposta. O que me restava esperar era o gabarito. O qual demorou, sendo liberado só dia 28/12/2011, esperava um bom presente de Natal apesar da data.
Saiu o Gabarito primeiro conferi Agente, e mais uma vez uma grata surpresa, nota 83,25, depois corrigi o de Secretário e mais uma boa surpresa, nota 85,00. Sabe aquela sensação de estar praticamente dentro, pois é, aquela mesma do OJ, e do MPU, foi esta que senti mais uma vez, só que dessa vez já estava com o pé atrás. E deixei para esperar o resultado que sairia dia 09/02, claro que não podia deixar de olhar os rankings, os quais tinham como a 2ª melhor nota como Secretário e a 1ª melhor nota como Agente, para a região 07. Mas como tinham apenas 4 ou 5 notas postadas, não tinha como saber se isso iria se manter na divulgação do resultado. Enquanto isso , não podia descansar ainda, tinha que estudar para OJ II, a revanche.

Mais 26 dias de colchão na sala, e noites em claro, com as belas e lindas apostilas. Queria chegar ao dia da prova, preparado e com chances de conseguir estar entre os 172 primeiros ( numero dos que seriam chamados), e cheguei no dia 23/01/2011, preparado, estar ente os 172 dependia de vários fatores, mas a minha parte tinha feito. Ao contrário da primeira prova OJ, que havia muitas questões dúbias, nessa achei algumas, mas que me deixou com confiança num bom desempenho, português que havia ficado em duvida entre 2 alternativas em 12 das 24 questões, mas como sabia que sempre quando saia o resultado , acabava acertando a maioria , estava com esperanças de um bom resultado.
Mas não foi o que aconteceu, saiu o gabarito, e o Português acabou comigo, das 24 errei 9, quando no concurso que tinha sido anulado tinha errado apena 3, em compensação na legislação das 54 errei 4, duas a menos que o outro concurso, nota final 83,75, o que não seria o suficiente para estar entre os 172, ainda mais pelas médias postadas nos rankings da internet. Tudo bem cai de novo, mas não fiquei com aquela sensação de tristeza das outras vezes, fiquei feliz que vários amigos de internet, conseguiram notas acima de 87, e estariam com certeza entre os futuros OJ. O que se confirmou com o resultado preliminar liberado dia 16/02/, fiquei na posição (213 a 229), até teria chance se me mantivesse nessa posição, mas como acertei todas as questões que se discutem para anular, terei que ver quando sair os resultados dos recursos quantas colocações cairei.
Mas trocando de concurso, tinha o resultado dos dois concursos do MP para sair, dia 09/02/2011, e tinha o concurso do TRT RS que encerrava as inscrições dia 08/02, o que fiz? Nada descansei do dia 23/01 até o dia do resultado, não estudei nada , não peguei nem um livro, dia 08 me inscrevi para o TRT , pois caso tivesse um resultado ruim no MP, iria ter que retornar aos estudos. Dia 09 chegou, abri a lista primeiro de Secretário que estava em 2° no ranking, e comecei subir do ultimo classificado da região até chegar no meu nome, passou o 5°, 4° , 3° e como 2° lugar se confirmou meu nome, essa era a posição que me mantinha com boas chances de nomeação nos 2 anos do concurso.
Mas faltava verificar o de Agente, e fiz da mesma forma do ultimo para o 1° , e ai sim só encontrei meu nome no topo da lista. Que alivio, que alegria, ninguém podia mais, me tirar esta conquista, esta foi a primeira vez que fiquei em , 1° lugar de um concurso, é uma sensação ótima, ai comecei a lembrar das noites de estudo, e de que tudo não tinha sido em vão, de que todo o sofrimento da minha esposa e filha nestes 03 anos de estudos , não foram a toa. Agradeci muito a Deus, e senti uma paz muito grande, e todo aquele peso que tinha caiu por terra, pois havia conseguido, agora seria Agente do MP e teria boas chances de ser Secretário de Diligencias.
Então nesses últimos dias, me deu até certa vontade de ir fazer a prova do TRT, mas a paz que estou no coração é tão grande que senti ser esta a hora de descansar, pois como os planos de Deus são perfeitos, com esse cargo de Agente, terei uma remuneração muito próxima aos Técnicos Federais, tendo em vista que em breve será aprovado o Plano de carreira do MP, cujo inicial padrão 1 é de R$ 3.227,50 e a final padrão 12 R$ 5.250,00, e mais os triênios e adicionais por tempo de serviço o que levara a uma aposentadoria perto dos 8.000,00. E ainda Deus me proporcionou a chance de esperar, por uma possível nomeação como Secretário, que se vier será muito bem vinda, mas agora não me preocupo, apenas descanso em Deus.
Cheguei no momento da minha vida em que vou tomar meu chocolate quente, nesta caneca bonita que ganhei, pode não ser a mais cara, mas com certeza o chocolate dentro é um dos mais caros, pois tenho que conquistar a cada dia com muito amor.
Dia 18/04/2009, foi o dia em que fiz uma aliança com Deus, de que quando passasse no próximo concurso, descansaria por 10 anos,e ajudaria outros a conquistarem seus objetivos, e chegou a hora de honrar essa aliança. Por isso durante a próxima década, gastarei tempo que tinha para estudar, com minha família, e atualizando este Blog, para dar dicas e ajudar aqueles “concurseiros” que como eu sofrem, que lutam, que às vezes são até mal compreendidos pelos amigos e familiares, mas que tem uma força de vontade e determinação tão grande, que não deixa as circunstâncias e as derrotas o destruir.


Um ABRAÇO ESPECIAL A TODOS CONCURSEIROS E AMIGOS DO AVESSO, DO SUPERCONCURSEIROS, CORREIOWEB E FORUM DO PCI


Eu tenho a Marca da promessa  Glória a Deus
 



CARTA CONVOCAÇÃO POSSE - PREFEITURA DE PORTO ALEGRE ( ASSISTENTE ADMINISTRATIVO)












  


Carta convocação- Cargo Escriturário Banrisul
 








































Telegrama  TJ RS - Escolha das Comarcas - Oficial Escrevente