ADOTE UM MÉTODO DE ESTUDO

Todo profissional que se preze tem que ter ótimas e eficientes ferramentas de trabalho. O concurseiro profissional precisa de métodos e técnicas eficientes e racionais de estudo, pois do contrário será impossível absorver e guardar toneladas de informações necessárias e exigidas nas provas dos concursos. Resumindo: ninguém passa sem metodologia de estudos.
A medologia é a palavra-chave no estudo para concurso público. Quem estuda há muito tempo sabe que existe muita diferença entre estudar e simplesmente ler. Para estudar com máxima eficiência e guardar o conteúdo, é necessário seguir três regrinhas básicas:

1. Ler grifando, anotando as palavras-chave, resumindo os tópicos mais importantes.
2. Entender, questionar o texto, através de perguntas e respostas, dar aulas sobre o assunto para outras pessoas, resolver questões de provas de concursos anteriores e comentar o gabarito.
3. Memorizar usando os métodos e as técnicas apropriadas para arquivar o que foi lido e consequentemente entendido, com repetição sistemática e diária. Algumas das ferramentas mais usadas no estudo para concursos públicos são mapas mentais, memorex, flash cards, resumos esquemáticos.
Claro que somente o uso de uma metodologia eficiente não irá garantir o total sucesso em um concurso. É necessário também ter atitude, determinação, planejamento, disciplina, responsabilidade, com firmeza e foco no objetivo principal, que é passar no concurso público.
RESUMO DA ÓPERA - Portanto, não importa qual método ou técnica de estudo você vai usar para aprender, o que realmente importa é saber se você está conseguindo ter os resultados que as provas de concursos exigem, pois do contrário você passará bastante tempo patinando no mesmo lugar.
“Não basta apenas estudar com eficiência e determinação, é necessário ser um Concurseiro Eficaz.” (Fontenele)
FONTENELE é concurseiro que utiliza diversas técnicas de estudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário