Concursos em outros Estados? Vai encarar?

 

blog_mala_para_correrDúvida enviada por um leitor do blog:
“Li o seu artigo sobre viagens a outros estados, por isso gostaria de uma orientação em relação ao concurso do TRT 5. Sou escrevente no TJ-SP e pretendo fazer a prova para técnico do TRT. Compensa mudar de Estado para o cargo de técnico, estando no TJSP?”
Realmente é algo a se pensar!!! E alguns pontos devem ser levados em consideração já que a situação desse concurseiro é diferente da situação de muitos outros que vão concorrer ao mesmo cargo ou similar. Ele já é servidor! Por isso, algumas considerações devem ser feitas e vamos a elas:

1. Muitos concurseiros que já conseguiram uma provação e já estão no serviço público desejam continuar estudando para subir algum/alguns degraus a mais e não há nada de errado nisso, muito pelo contrário! E nesse caso em particular, o concurseiro em questão pretende se manter no judiciário, e a mudança em caso de aprovação, acredito eu, seria mais com relação ao lugar de trabalho, ou seja, outro estado e órgão pois o concurseiro em questão é servidor público estadual, assumindo uma vaga no TRT 5, seria então, servidor público federal. Seria, portanto, uma questão de status, isso claro, se você julgar o serviço e o estatuto federal um patamar mais elevado! Sinceramente não sei se é esse o caso!?

2. Se considerarmos o quesito salarial acredito que não são tão diferentes assim, mas aí vem a questão qualidade de vida, já que o custo de vida em São Paulo é bem alto! Principalmente para quem vive na Capital e Grande São Paulo. Isso sem levar em consideração o trânsito, o deslocamento de casa/ trabalho/casa e tudo o mais! Então aí o TRT-5 (BA) tem suas vantagens! Acredito que independente da localização que o concurseiro vier a assumir o cargo na Bahia estará em vantagem! Mas aqui vale uma reflexão: Por que não prestar para uma cargo mais alto, de nível superior ? Se você tiver nível superior, poderá fazer para analista judiciário administrativo com formação em qualquer área, se o órgão tiver aberto vagas com essa exigência é claro! Neste caso o salário é quase o dobro, então vale a pena tentar não é mesmo?! Outro ponto não menos importante são as condições de trabalho: procure se informar como é trabalhar nos TRT’s ou mais exclusivamente no TRT-5 e compare com a sua atual posição! Avalie tudo!
3. Uma outra pergunta que não quer calar: Você é muito ligado à família e amigos? Tem familiares e amigos lá? Se a primeira resposta for positiva e a segunda negativa, então é necessário uma outra reflexão: “ Como vou reagir emocionalmente a tantas mudanças?” Digo isso pois já ouvi concurseiros, após assumirem cargos em outros estados, lamentarem a ausência de familiares/ amigos e reclamarem de solidão, então e aí, vale a pena? Mas se sua resposta é negativa para ambas ou positivas para ambas perguntas, e você esteja disposto a encarar mudanças assim, sente-se preparado para a prova, por que não tentar não é mesmo? Além disso, é uma tentativa que, sendo aprovado ou não, servirá de experiência! E você poderá inclusive compartilhá–La conosco. Mas, antes, considere o tempo gasto e as dispesas financeiras e não faça nada com dúvidas, mas antes procure responder todas as perguntas.
RESUMO DA ÓPERA - Se você não tem dificuldades com mudanças e acredita estar preparado para realizar provas em outros Estados então siga em frente! Mas se sente que há algo que te prende em algum lugar, então é melhor rever e avaliar todas as possibilidades pois servidor público você já é! Seja qual for sua decisão desejamos sorte e sucesso! Bons estudos!
LAIANE LPS é uma concurseira que sabe lidar com o “stand by” em sua vida de concurseira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário