Dificuldade de concentração? Veja 5 dicas que irão maximizar seu tempo de estudo

concentração 5A preparação para um concurso às vezes leva meses ou anos para ser concluído. Todos que passam por essa fase de estudos intensos sabem que é fundamental ter disciplina, persistência e motivação. Se você acredita que é difícil estudar por longos períodos e absorver todo o conteúdo, saiba que é tudo uma questão de estratégia!


Saiba tudo sobre concursos públicos:  https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos
Para atravessar esta etapa com mais tranquilidade é preciso manter a regularidade nos estudos e saber lidar com um dos principais obstáculos na trajetória: a dificuldade de concentração. Mantenha o foco e não se estresse: esse mal pode ser solucionado! Confira cinco dicas certeiras para driblar a falta de concentração e melhorar a efetividade dos seus estudos:

Prepare o ambiente antes de começar a estudar
Não existe nada pior do que não encontrar o material que você precisa durante a hora dos estudos. Deixar o ambiente (o seu quarto, a sala ou até mesmo a mesa da biblioteca)  arrumado com tudo o que você vai precisar é fundamental para não perder a concentração. Caneta, lápis, borracha, livros… Deixe tudo à mão antes de abrir a primeira página e mantenha o seu material organizado por disciplinas, evitando que você perca tempo precioso procurando um papel perdido por aí.
Outro ponto importante é verificar se o ambiente de estudos está nas condições ideais. A regra é: nada pode tirar o seu foco! Ventando muito? Feche a janela. Muito calor? Ligue o ar-condicionado. Som incomodando em outro local? Feche a porta. Parece bobagem, mas essas coisas podem distrair muito! Portanto, arrume seu material, certifique-se de que nada irá atrapalhar, deixe um copo de água em cima da mesa e vá ao banheiro antes de começar os estudos. Não deixe nada desviar a sua atenção!

Faça uma coisa de cada vez
Um dos hábitos mais importantes para evitar a falta de concentração é simples: foque no que está fazendo. Mas faça uma coisa de cada vez! Está estudando cálculo? Então faça apenas isso. Não pare a cada cinco minutos para checar o que está acontecendo nas redes sociais, responder e-mails ou até mesmo verificar as mensagens no celular. Cada vez que você interrompe o estudo, mais tempo você leva para voltar a se concentrar na matéria que está sendo estudada. http://bit.ly/14QnZVN
Planejar é preciso
Dependendo do concurso que irá prestar e das matérias que fazem parte do conteúdo da prova, elabore um calendário de estudos. Defina quais são as matérias a serem estudadas naquela semana e quanto tempo pretende dedicar-se a cada uma delas. Isso evita que você perca tempo e concentração decidindo qual o assunto a que você pretende se dedicar no dia.
É importante prever neste calendário os momentos reservados ao descanso e, também, as horas que você não poderá investir nos estudos (caso você tenha uma consulta médica, por exemplo). Outra dica é definir o período que será dedicado para cada matéria conforme a sua necessidade. Priorize aquelas em que você tem mais dificuldade, reservando mais horas de estudo a elas. 
Diga não à monotonia!
Um dos principais desafios para quem está se preparando para um concurso é enfrentar aquele sono que insiste em chegar nos momentos de estudo, dificultando a concentração. A saída para este problema é buscar um método de estudo dinâmico, fugindo do tradicional livro-caderno-apostila. Coloque em seu cronograma de estudos o uso de ferramentas mais divertidas, como a leitura de artigos na Internet (de preferência aqueles com gráficos interativos e fáceis de entender), jogos de perguntas e respostas e até mesmo a resolução de exercícios que mudam a dinâmica de estudos.
Reserve um tempo para relaxar
O estudo não está rendendo? Faça uma pausa e vá fazer uma atividade que você goste. Caminhar, assistir a um filme, fazer um lanche saudável ou até mesmo tirar uma soneca podem fazer maravilhas para a sua concentração. Só é preciso ter em mente que, após o período de pausa, é fundamental voltar com tudo nos estudos. Você não tem tempo a perder!
Preparar-se para qualquer concurso exige disciplina. Por mais que você goste das matérias estudadas e tenha certeza de que está no caminho certo para alcançar seu objetivo, alguns sacrifícios são necessários. Estudar é um hábito. Quando você pegar o jeito, com certeza perceberá mais facilidade ao se concentrar, vai aprender melhor e colher os frutos dessa jornada.


fonte: http://www.gabaritofinal.com.br/2013/09/dificuldade-de-concentracao-veja-5.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário