Dicas de como obter mais da sua leitura

Grande parte do que aprendemos vem da leitura. Otimizar o que se lê é um grande passo para aumentar seu rendimento nos estudos.

dicas-obter-melhor-da-leitura-atepassar
Olá Concurseiros !
Grande parte do conhecimento que adquirimos vem da leitura. Ler é um processo do cérebro onde você olha para os símbolos de uma página, e sua mente vê os padrões de caracteres e entende o significado.
Facilidade na leitura é um fator essencial no progresso e rendimento da aprendizagem. Estudos fisiológicos e psicológicos sugerem que o processo de leitura se baseia em uma sucessão de movimentos rápidos dos olhos através de uma linha escrita, denominados fixações, cada um com a duração de um quarto de segundo.

Atualize-se Noticias e Dicas de Concursos, curta http://www.facebook.com/MisterMDosConcursos 



Em cada fixação mais de uma palavra é percebida e interpretada. Um leitor hábil, pode captar mais de três palavras por fixação, de leitura  de um material fácil. Dependendo da proporção de fixações e da dificuldade do material, um adulto pode ler e entender entre 200 e 1000 palavras por minuto.
Ler rapidamente não significa ler bem. A boa leitura é aquela onde o material é interpretado e absorvido, ou seja, no caso dos estudantes, quando o conhecimento é adquirido.
Você pode melhorar suas habilidades de leitura, e para isso o AtéPassar dá algumas dicas:

1- Foco no Objetivo

Não desperdice seu tempo divagando sobre o que vai ler. Identifique o que interessa ser lido e mantenha-se dentro do objetivo.

2- Vale repetir

Não tem problema em voltar um parágrafo para releitura, se não ficou bem fixado. Tente ler em voz alta: isso ajuda na compreensão. Mas se a repetição se tornar constante observe se não é hora de uma paradinha.

 3 – Não force

Quando começar a ficar entediado e/ou cansado, pare. Se insistir não vai render mais. Apenas faça uma pausa, curta ou longa, dependendo da ocasião e retome à leitura ou ao estudo. Acredite, você ganha mais assim.

4 – Cenas do capítulo anterior

Se estiver voltando de uma pausa longa ou de uma parada entre dias, releia o último parágrafo antes de retomar a leitura. Isto irá colocá-lo de volta no “clima da leitura”.

5 – Tome notas

Anote, ou destaque tudo que julgar que seja importante para fixação e/ou um aprofundamento e volte às anotações para fixar. Mas não se exceda para não ficar com mais marcas do que com texto para ler.

6 – Use pistas contextuais

Há palavras cujo significado não conhecemos em uma frase, mas que ficam explicadas quando lemos o período inteiro. Por exemplo: “A exigência da língua estrangeira é congruente, visto que, irá trabalhar com ingleses e americanos”. As pistas indicam que no contexto, congruente é sinônimo de justificável “já que irá trabalhar com estrangeiros”.

7 – Use meios auxiliares

Se você realmente tem dificuldade em aprender pela leitura, talvez seja o caso de procurar meios auxiliares como material áudio-visual e audiobooks. Uma boa técnica é acompanhar uma leitura enquanto ouve o texto em áudio. Exige maior concentração e foco e com isto pode facilitar o aprendizado.

8 – Pergunte ao texto

Faça perguntas que devam ser respondidas no texto que você está lendo e destaque ou anote. Assim, você estará criando um mapa mental e toda vez que surgir a palavra-chave da pergunta seu cérebro irá procurar a resposta dentro do que você leu. SE não conseguir da primeira vez, insista mais uma: volte ao destaque e releia.

9 – Sua atitude diante da leitura.

Comece a se preparar para ler, ou estudar lendo, sabendo o que vai ler, e com disposição para absorver. Dedique tempo exclusivamente para esta atividade, evitando distrações e prevenindo interrupções. Ative o pensamento : “Agora, vou estudar lendo”!
Boa Leitura e AtéPassar!
fonte: http://blog.atepassar.com/dicas-de-como-obter-mais-da-sua-leitura/

Fan Page: http://www.facebook.com/atualconcursos
Site: http://atualconcursos.com/

Sabia que PORTUGUÊS é a matéria que mais Detona com candidatos nas Provas????????????

Por isso PREPARE-SE!!! E faça ATUAL CONCURSOS
O curso que cabe no seu bolso.  

Foto: http://atualconcursos.com/detalhes/57/Curso_de_Redacao_para_Concursos/
Conteúdo programático
O curso disponível objetiva levar ao aluno os tópicos mais relevantes na disciplina de Redação para Concursos através da Profª Rafaela Motta,com uma abordagem simples e objetiva atacando os principais pontos da prova.

CONTEÚDO : 

- Dissertação; 
- Introdução;
- Desenvolvimento;
- Conclusão e aspectos Gerais ;
Foto: A melhor isolada online de Português . Acesse www.atualconcursos.com

Foto: www.atualconcursos.com
'Escrivão de Polícia Federal' | Prepare-se para o concurso 'Escrivão de Polícia Federal' 100% Online
Assista Uma aula Grátis


Fan Page: http://www.facebook.com/atualconcursos
Site: http://atualconcursos.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário