NADA DE PÂNICO!

 

Muitos concurseiros estão em pânico com as notícias divulgadas nos últimos dias de fechamento da torneira de novos concursos públicos e nomeações de concursos já realizados.
“A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, informou na segunda-feira (22) que os concursos públicos sofrerão com o corte adicional de R$ 10 bilhões no orçamento de 2013. Questionado se o corte irá afetar os concursos que já tiveram edital divulgado e os que já estão em fase de chamar aprovados, o Ministério do Planejamento informou que “só serão autorizadas as contratações que a administração avaliar como essenciais”. (Fonte: G1)

 E para piorar, as notícias parecem ser nada boas para quem esperava concursos grandes e prometidos já faz tempo.
“Questionado se os concursos que já foram autorizados a lançar edital como o Banco Central,INSS e Polícia Federal vão sair este ano ou se serão adiados, o Ministério do Planejamento informou que analisará caso a caso.” (Fonte: G1)
Felizmente para quem estuda sério para concursos públicos, essa notícia é velha, apenas uma repetição da mesma ladainha dos últimos anos. Infelizmente, não é de hoje que o Governo Dilma divulga notícias de enxugamento das despesas por parte do governo federal e suas consequências para a contratação de novos servidores concursados.
Pois bem, apresento três motivos muito fortes para você não entrar em desespero achando que é o fim do mundo, que não haverá mais concursos públicos e que o sonho de ingressar na carreira pública acabou. Vejamos.
Motivo 1 - Quem vem estudando há dois ou três anos sabe que anualmente houveram notícias como essa que no final não se concretizaram com o rigor anunciado. No primeiro momento há, sim, o represamento de novos certames e nomeações, que gradualmente são liberados ao longos dos meses;
Motivo 2 - Grandes concursos que chamam atenção, daqueles com milhares de vagas, realmente são evitados, porém vários concursos de pequena e média montas são lançados no lugar, algo que se não compensa totalmente a situação, pelo menos faz isso em bom grau.
Motivo 3 - Nunca se deve deixar de lado que esses anúncios afetam diretamente apenas os concursos e nomeações federais, não afetando os certames estaduais ou municipais, muitos dos quais muito interessantes e que não devem ser desprezados.
RESUMO DA ÓPERA - Quando notícias como essas são divulgadas, o concurseiro deve não se deixar levar pelo desespero, continuar estudando com seriedade e observar com cuidado os acontecimentos. Nunca se esqueça de que vivemos uma país onde o que se divulga na mídia não é necessariamente o que se faz na prática … algo muito importante para quem estuda para concursos públicos.
CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.
IMPORTANTE – Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário