Existem dicas e dicas

 

Quem estuda para concursos públicos sabe que qualquer desperdício de tempo significa enorme prejuízo. E aquele concurseiro iniciante, antes de se aventurar, acaba procurando as melhores dicas e conselhos de como otimizar o tempo, de como fazer para relembrar o que estudou, se deve adiar a vida para depois da aprovação, se larga o emprego, como se planejar, qual material utilizar, quantas horas por dia estudar, fazer resumo ou não, quantos exercícios, o café, o energético, o rivotril… socorro!
Como boa concurseira que sou, assim que decidi servir o Estado o meu primeiro passo foi ir atrás das tais dicas para conseguir a tão sonhada aprovação. Mas como eu não queria perder meu tempo com conselhos furados, fui direto ao mestre William Douglas e sua maravilhosa obra completa sobre como passar em provas e concursos. E realmente, todas as orientações, dicas e conselhos que estão ali são de grande valia.

Mas não é todo concurseiro que se dispõe a ler uma obra completíssima como a do William para aprender a lidar com o desafio da dedicação aos estudos. Ao mesmo tempo em que o candidato quer as melhores dicas, não quer gastar tempo lendo um livro de dicas! Então, partem para os conselhos que encontram aqui na internet, seja por meio de sites, blogs ou fóruns de discussão.
E é ai que mora o perigo. Não são todos os conselhos que realmente valem a pena. Responda-me qual é pior: gastar um tempinho conhecendo as melhores dicas ou gastar um tempão seguindo dicas erradas? Quantas vezes eu já ouvi candidato dizer que começou “estudando errado” e só depois de um, dois, três anos, é que foi perceber que daquele jeito não chegaria a lugar nenhum. Seja por falta de dicas, ou por seguir dicas erradas, fato é que isso acontece com a maioria absoluta dos concurseiros em início de “carreira”.
Mas e então? Como saber se tal ou qual dica é  realmente eficiente? O tema “dicas furadas” já foi tratado aqui no blog (http://wordpress.concurseirosolitario.com.br/dicas-de-estudo/superdicas-para-concursos-publicos) .
Achei interessante voltar este assunto a tona, mas dessa vez comentando sobre algumas “dicas furadas” que ouvimos por ai. Então, em meus próximos artigos comentarei as piores dicas que já ouvi e/ou segui nessa jornada.
RESUMO DA ÓPERA – Quando o assunto é concurso público, todo cuidado é pouco. Colocar em prática “dicas furadas” pode trazer grande prejuízo para o concurseiro, seja de tempo, de dinheiro ou até mesmo de motivação.
LÍVIA ABRÃO é uma concurseira que filtra as dicas de concursos públicos que encontra e recebe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário