MP RS : Um Bom Concurso previsto para 2013

CRISTÃO DE CARÁTER
Bom dia leitores do Blog,  abriu nesta manha  foi publicado edital contendo as vagas para o concurso de Secretário de Diligências do MP RS, salário de R$  3782,59 + 1323,90 de gratificação por exercicio de Atividades perigosas e Auxilio Refeição. O que leva  a um salário de R$ 5.500,00 e mais auxilio de condução de 20% do básico.  Esta é uma boa oportunidade para quem quiser entrar no Ministério Público e  ser um colega do Mister M dos Concursos.
As inscrições vão de 9 de julho até  09 de agosto prova final de outubro ou início de novembro.  Então quem quiser ganhar a vaga, tem que aumentar os estudos e preparar-se até pela quantidade de matéria a ser cobrada.  Segue abaixo  alguns dados sobre a prova e a matéria a ser estudada.  
MISTER COACHING PARA CONCURSOS
Nos do Blog Macete para Concursos e " Mister Coaching para concurso" estaremos disponibilizando um cronograma de estudos específico para o perfil do candidato e horário disponível para estudos e também auxiliando no direcionamento dos estudos,  para quem estiver interessado em se preparar para este concurso. 

Se você tem interesse pode entrar em contato conosco através do e-mail mbconcurseirodefe@gmail.com, ou preencha o formulário abaixo assinalando a opção SD MP RS,  e  lhe encamiharemos maiores detalhes sem compromisso.  Mas  será um custo acessível a qualquer concurseiro, como não poderemos atender a todos teremos um limitador no numero de interessados, então entre em contato o mais breve possível  para garantir sua preferência.  

Veja então abaixo mais detalhes do concurso.... ou acesse o edital na integra clicando no link abaixo






SECRETÁRIO DE DILIGÊNCIAS
Prova Número de Questões Valor Total de Pontos Legislação (classificatória e eliminatória)
25
2,0 50 Língua Portuguesa (classificatória e eliminatória) 15
2,0 30 Informática (classificatória) 10
1,0 10 Matemática e Raciocínio Lógico (classificatória) 10
1,0 10





ANEXO III
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Atenção
: Legislação com entrada em vigor após a data de publicação deste Edital, bem como as alterações em dispositivos de lei e atos normativos a àquela posteriores, poderá ser objeto de avaliação nas provas do Concurso.
1. LÍNGUA PORTUGUESA
Convenções Ortográficas
: sistema ortográfico vigente. Morfologia: estrutura e formação de palavras. Sintaxe e Morfossintaxe: identificação e emprego das classes gramaticais; flexão verbal; flexão nominal; concordância verbal e nominal; colocação pronominal; regência verbal e nominal (emprego do sinal de crase); frase, oração e período (a oração e seus termos; estrutura da oração e do período; colocação dos termos na oração e das orações no período); processos sintáticos: coordenação e subordinação; paralelismo sintático; equivalência e transformação de estruturas; discurso direto e indireto. Pontuação: ponto, dois-pontos, ponto e vírgula, vír-gula, travessão e parênteses. Semântica: significado de palavras e expressões; relações de sinonímia e antonímia; denotação e conotação. Intelecção de textos: análise e interpretação de textos; tipos de texto; estrutura textual; relação entre ideias: coesão e coerência; recursos coesivos; ponto de vista do autor; ideia central e ideias convergentes; informações literais e pressupostas; infe-rências. Redação Oficial.
2. NOÇÕES DE DIREITO E LEGISLAÇÃO
Direito Administrativo
: I. Administração pública: conceito; administração direta e indireta; descentralização e desconcentração; ór-gãos públicos. II. Atos administrativos: requisitos; características; atributos; anulação e revogação; extinção; classificação; espécies. III. Poder de polícia. IV. Serviço público: definição; classificação; características. V. Responsabilidade extracontratual do Estado: no-ções. VI. Controle da Administração Publica: conceito; espécies (judicial, legislativo e administrativo).
Direito Constitucional

: I. Direitos e garantias fundamentais. II. Organização do Estado. III. Organização dos Poderes.
Improbidade Administrativa

: I. A Lei nº 8.429/92, com alterações supervenientes: Disposições gerais; Atos de improbidade adminis-trativa; Penas; Declaração de bens; Procedimento administrativo e processo judicial.
Matéria Estatutária e Institucional

: I. O Ministério Público nas Constituições Federal e Estadual: 1. Princípios institucionais do Minis-tério Público: Unidade; Indivisibilidade; Independência Funcional. 2. Autonomias constitucionais do Ministério Público: Funcional; Administrativa; Financeira. 3. Garantias constitucionais dos Membros do Ministério Público: inamovibilidade; irredutibilidade de subsí-dios; vitaliciedade. 4. Vedações constitucionais. 5. Funções institucionais do Ministério Público. II. O Conselho Nacional do Ministério Público: composição e competência. III. A Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (Lei nº 8.625/93). IV. A Lei Complementar nº 75/93. V. A Lei Orgânica Estadual do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Lei Estadual nº 7.669/82, com alterações supervenien-tes): 1 Organização do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul: Órgãos de administração; Órgãos de execução; Órgãos auxiliares. VI. Regime jurídico dos Membros do Ministério Público (Lei Federal n° 8.625/93 e Lei Estadual n° 6.536/73, com alterações
supervenientes). VII. O Servidor Público nas Constituições Federal e Estadual. VIII. Estatuto e Regime Jurídico dos Servidores Públi-cos Civis do Estado do Rio Grande do Sul (Lei Complementar Estadual n° 10.098/94, com alterações supervenientes). IX. Disposi-ções específicas dos Quadros de Pessoal do Ministério Público: Auxílio-condução (Lei Estadual nº 8.829/89 com a redação da Lei Estadual nº 11.357/99); Vale-refeição (Lei estadual nº 11.250/98); Auxílio-creche (Lei Estadual nº 11.358/99); Gratificação por exercí-cio de atividades perigosas (Lei Estadual nº 11.206/98); Vedação à Advocacia (Lei Estadual nº 12.956/2008); Afastamento para con-curso Público (Lei Estadual nº 12.262/2005).
Matéria Cível e Processual
: Direito Civil: 1. Lei de introdução ao Código Civil. 2. Parte Geral: Das pessoas: Das pessoas naturais; Das Pessoas Jurídicas; Do Domicílio. 3. Parte Especial: Do direito de família: Do Casamento. Das relações de Parentesco. Do regi-me de bens entre os cônjuges. Dos Alimentos. Da Tutela e da Curatela. 4. O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90): Da perda e da Suspensão do Poder Familiar; Da colocação em família substituta; Da apuração do ato infracional atribuído ao adoles-cente; Da apuração de irregularidades em entidade de atendimento. 5. Meio ambiente (Lei n.º 9.605/98): Disposições Gerais e da Responsabilidade Administrativa. 6. Direito do Consumidor: Código de Defesa do Consumidor (Lei n.º 8.078/90): Dos direitos do con-sumidor; Da defesa do consumidor em juízo.
Processo Civil

: 1. Dos atos processuais; 2. Dos prazos processuais; 3. Das citações e intimações; 4. Das nulidades; 5. Da audiência (artigos 444 e 457); 6. Ação Civil Pública: Lei n.º 7.347/85
Matéria Criminal e Processual

: Código Penal: Dos crimes contra a Administração Pública: Dos crimes praticados por funcionários públicos contra a administração em geral; Dos crimes praticados por particular contra a administração em geral. Código de Proces-so Penal: 1. Das citações e intimações; 2. Da prisão, das medidas cautelares e da liberdade provisória; 3. Do processo comum; 4. Do procedimento relativo aos processos da competência do tribunal do júri;
3. INFORMÁTICA
Ambiente Operacional WINDOWS
(*): Fundamentos do Windows: operações com janelas, menus, barra de tarefas, área de traba-lho; trabalho com pastas e arquivos: localização de arquivos e pastas; movimentação e cópia de arquivos e pastas; criação e exclu-são de arquivos e pastas; configurações básicas do Windows: resolução da tela, cores, fontes, impressoras, aparência, segundo plano, protetor de tela; Windows Explorer.
Processador de Textos WORD

(**): Área de trabalho, barras de ferramentas, botões e menus do WORD; Formatação de documen-tos: recursos de margens, tabulação, recuo e espaçamento horizontal, espaçamento vertical, fontes, destaque (negrito, sublinhado, itálico, subscrito, sobrescrito, etc.); Organização do texto em listas e colunas; tabelas; estilos e modelos; cabeçalhos e rodapés; confi-guração de página;
Planilha Eletrônica EXCEL

(**): Área de trabalho, barras de ferramentas, botões e menus do EXCEL; deslocamento do cursor na planilha para seleção de células, linhas e colunas; Introdução de números, textos, fórmulas e datas na planilha, referência absoluta e relativa; principais funções do Excel: matemáticas, estatísticas, data-hora, financeiras e de texto; Formatação de planilhas: número, alinhamento, borda, fonte, padrões; edição da planilha: operações de copiar, colar, recortar, limpar, marcar, etc.; classificação de dados nas planilhas; gráficos.
Acesso a Redes de Computadores

(***): Estrutura de Redes de Computadores: Redes Locais e Internet; Mecanismos de cadastra-mento e acesso a redes: LOGIN, Username, Senha; Protocolos e Serviços de Internet: mailto, HTTP, FTP, News; Correio Eletrônico: Endereços, utilização de recursos típicos; World Wide Web: Browsers e serviços típicos, mecanismos de busca.
Conceitos de proteção e segurança

: procedimentos e segurança de acessos, vírus de computador, ferramentas antivírus.
Software de apresentação Microsoft POWERPOINT

(**): Área de trabalho, barra de ferramentas, botões e menus do POWERPO-INT; criação de apresentações e inserção de slides; elementos da tela e modos de visualização; Trabalhando com objetos de texto: formatar, mover, copiar e excluir objetos; Listas numeradas, listas com marcadores e objetos de desenho; uso de tabelas, gráficos, planilhas e organogramas; layout, esquema de cores, segundo plano e slide mestre; montagem de slides animados; Integração com Word e Excel; Salvar apresentações para acesso via browser.
(*) -
Será tomada como base a versão em Português do Windows 7 e superiores.
(**) -
Será tomada como base a versão em Português do Office 2003 e superiores.
(***) -

Serão tomados como base os recursos mais gerais e comuns das versões atuais dos browsers Internet Explorer e Mozilla Fire-fox e para correio eletrônico recursos mais comuns do Windows mail e Thunderbird.
MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO
Elaboração de processos lógicos que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduzam a conclusões acertadas de forma válida e sua aplicação à resolução de problemas, fazendo uso dos seguintes conhecimentos matemáticos:
Conjuntos, Contagem e Probabilidade
: operações entre conjuntos, relação de inclusão, princípio fundamental da contagem. Arran-jos, combinações e permutações. Espaço amostral, resultados igualmente prováveis, probabilidade condicional e eventos indepen-

dentes.
Aritmética e Álgebra

: operações elementares e suas propriedades.
Grandezas direta e inversamente proporcionais

: razão, proporção, escalas, divisão em partes proporcionais, regra de três, por-centagem.
Sequências lógicas e sequências numéricas

: progressões aritméticas e geométricas.
Variáveis e funções

: equações de 1° e 2° graus. Sistemas de equações de 1° e 2° graus: resolução e interpretação geométrica. Funções: função linear, quadrática e seus gráficos.
Geometria e trigonometria

: sistema métrico decimal, medida de ângulo, relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo, semelhança de triângulos quaisquer, perímetro e área de polígonos, comprimento da circunferência e área do círculo. Poliedros. Área de superfícies e volumes, prismas, pirâmides, cilindros, cones, esferas e partes da esfera.
Noções de Estatística

: população e amostra, frequência absoluta e relativa. Construção e interpretação de gráficos cartesianos, por setores circulares e de barras, construção e interpretação de tabelas numéricas e de diagramas. Média aritmética, moda e mediana.


SECRETÁRIO DE DILIÊNCIAS R$ 5.863,00 / AGENTE ADMINISTRATIVO R$ 3.782,59
Por Mister M dos Concursos
    Estou retornando das férias então praticamente começando o ano de 2013.  Deixei o Blog meio parado devido a  correria deste segundo semestre na minha vida particular. Mas tudo bem e seguimos em frente.

Mas neste ano  vou dar mais atenção para o Blog e para você concurseiro. 

Quem sabe este seja o ano de alcançar   a  aprovação, a nomeação e o cargo que tanto almejas, claro que para tudo isso vamos ter que continuar ralando um pouquinho.



Neste ano mais precisamente em março de 2013, vence o concurso para Secretário de Diligências e Agente Administrativo do Ministério Público do Rio grande do Sul, e para quem sonha como eu entrar neste órgão, este ano deve ser uma boa oportunidade para isso, pois possívelmente deva sair o novo concurso neste ano talvez no primeiro Semestre ainda.

O sálário é um bom atrativo, segundo o Portal transparência do site do MP, o inicial são os seguintes: 

Agente Administrativo R$ 3.782,59
Secretário de Diligências R$ 5.863,00

Nivel de 2º grau, o último concurso foi regionalizado o que deve ser bem analisado pelo candidato na hora de escolher, pois não basta apenas ter nota alta, mas um pouco de sorte e análise na hora da região também contam.
Uma boa dica é  dar uma olhada no link abaixo onde constam as nomeações que ocorreram por regiões no concurso que esta em vigor, para quando abrir o edital já saber mais ou menos para onde escolher.

Outro fator que ajuda bastante principalmente no cargo de Secretário de Diligências, pela quantidade de matéria é começar a estudar a partir de agora,  pois na reta final fará grande diferença.

A última organizadora do Concurso foi a Fundação Carlos Chagas,  e as provas encontram-se também no site do MP RS para dowload. Segue Link abaixo


Não esqueça que para quem quiser fazer para Agente cai Matemática, o que é um diferencial, pois muitos se quebram nesta matéria, se você tem dificuldade começe a estudar desde agora.

Por hoje é só e um grande ano de 2013 a todos.


" A minha força vem de um Deus que Faz Milagres, a minha fé esta além do impossível"










26 comentários:

  1. Boa tarde,

    Meu nome é Márcio, sou estagiário do departamento de divulgação da Juruá Editora e gostaria de lhe fazer uma proposta de parceria. Caso tenha interesse em saber mais detalhes, peço a gentileza de que entre em contato no e-mail divulgacao@jurua.com.br.

    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  2. Olá, vou fazer o concurso do MPE/RS para Agente Administrativo a minah grande dúvida realmente é na Região onde devo me escrever, pois penso que muitos vão se escrever aqui para Porto Alegre.Apesar que dei uma olhada e só foram nomeadas 11 pessoas.Outra coisa que me intrigou muito é que é somente para cadastro reserva aí penso pela nova lei eles são obrigados a chamarem né ,mas quantos e será que esta quntia é por região ou totalizando todas as Regiões. Outra coisa que me intrigou bem mais é que não será realizada por uma Banca como FCC,CESPE,OBJETIVA mas sim pelo próprio orgão o MP/RS.
    Meu e-mail é tempestade0609@hotmail.com
    Sera bom trocar dicas,tirar dúvidas sobre este concurso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora, em te responder. Mas ja encaminhei para teu e-mail nesta data algumas informaçoes. Boa sorte no concurso

      Excluir
  3. Olha não é um concuso quie chamem muitos, mas existe uma certa rotatividade, só que não sei se vistes mas agora não sera mais por região e sim estadual. Mas mesmo assim acho uma boa oprtunidade pois a concorrencia é menor.

    Boa sorte e bons estudos Deivis e que tempo Bom aquele do "Povo Querido"

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!

    Estou estudando, pelo antigo edital, para secretário de diligencias e vi que foi designada uma comissão para organizar o concurso, mas ouvi boatos em um forum de que querem extinguir esse cargo e que se houvesse o concurso, este não seria mais para nível médio e sim para superior. O que voce acha?
    Meu e-mail: ju.sferreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olha pelo que sei se criaram a comissão é para sair o concurso, e não sei de nenhuma conversa de que será para nível superior, até porque a administraçao pretende extinguir este cargo com o plano de carreira.
    Então creio que vai sair o concurso com 2º grau, mas quanto a quantidade de chamados não tem como saber pela questão de que querem extinguir o cargo, mas até ser aprovado o projeto pode levar tempo e por isto como não tem como ficar esperando muito tempo sem nomear e que na minha opinião vão fazer o concurso.
    Vejo esta como a ultima oprotunidade para quem quiser se tornar um Secretário de Diligências. Então até pela concorr~encia que acredito comparada a outros concursos não será tão grande, seria uma boa oportunidade para conseguir fica entre os primeiros. Boa sorte nos estudos .

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá, vi que suspendaram a data para o concurso de Agente Administrativo, devido ao grande número de inscritos. Você está sabendo de algo a respeito nos corredores do MP? Alguma previsão para a nova data?

    ResponderExcluir
  8. Não ouvi nada a respeito.
    No ultimo concurso sei que houve alteração, mas para fazer a prova de SD e AA juntas no mesmo final de semana, mas dai ja tinha o edital de SD em andamento.
    Então não sei mesmo o que possa ter ocorrido.

    ResponderExcluir
  9. Olá,gostaria de saber se para secretário de diligencias do MP, será cobrado redação ?? Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Drika sem redação apesar de usarmos bastante a escrita, não é cobrado no concurso, mas aumentaram o peso de português, então foca nesta matéria.

      Excluir
  10. Mister M, por causa das peculiaridades(periculosidades) do cargo de secretário de diligências sabe dizer os mesmos possuem porte de arma.

    ResponderExcluir
  11. Não infelizmente não temos Porte de Arma e aqui no RS nem os Oficias de justiça, mas os sindicatos estão há anos tentando mudar isso pelo que saiba.

    Mas na função de Secretário de diligências o risco é bem menor que no de Oficial de justiça.
    Se quiser maiores informações do trabalho como funcina manda um e-mail para mbconcurseirodefe@gmail.com

    abraços e bons estudos.

    ResponderExcluir
  12. Olá !! Gostaria de saber se a banca do concurso para secretario de diligencia do MP é o CESP?? ,obrigada por esta página que tira todas as nossas dúvidas !! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe demorar em responder. Mas respondendo a sua pergunta, não é a CESPE, mas pelo que se sabe será uma banca do próprio Ministério Público.

      Obrigado por acompanhar nosso blog, continue acompanhando e qualquer duvida entre em contato conosco.

      att Mister M dos Concursos

      Excluir
  13. Alguém tem como ajudar a escolher a região administrativa ?? Pq tenho medo de me dedicar para esse concurso, ir bem e não ser chamada por falta de vaga na região que eu escolher !! Mister M, alguma dica ?? Obrigada !!

    ResponderExcluir
  14. Anelise, este não é regional, é estadual, então vão chamar na ordem geral os primeiros. Ok pode fazer tu inscrição que vais ver que é assim.

    Abraçõ e bons estudos

    ResponderExcluir
  15. Bom Dia, gostaria de saber se tens o numero de inscritos do ultimo concurso, estou muito interessada em fazer, mas devido ao pouco numero de vagas e a grande procura, tenho receio ... Obrigada

    ResponderExcluir
  16. desculpe Didi, acabei não vendo tua mensagem, agora acredito que já não sirva, mas no ultimo foram 7000 inscritos.

    abraços

    ResponderExcluir
  17. Olá Marlon! Como vc sou cristã, e me identifiquei muito com o seu blog. Estou precisando muito entrar neste concurso, e estou concorrendo as duas vagas de negros e pardos. Estou esperançosa para ficar entre os primeiros? Aquelas tuas dicas de estudos para este concurso ainda estão disponíveis? Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Marlon, sabes informar a previsão de candidatos que serão nomeados para este concurso do MP (agente administrativo - 2013)?

    ResponderExcluir
  19. Olá Mister M, quando vc mencionou que o MP não chama muitos no concurso de Secretário de Diligências, estava a falar de quantos mais especificamente? Considerando a não regionalização desse último concurso e as consequentes nomeações tornadas sem efeito, acredita que nomeiem até qual classificação? Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Mister M fez uma mágica e sumiu... coach para concursos de que forma??? não responde nenhum questionamento

    "Olá Mister M, quando vc mencionou que o MP não chama muitos no concurso de Secretário de Diligências, estava a falar de quantos mais especificamente? Considerando a não regionalização desse último concurso e as consequentes nomeações tornadas sem efeito, acredita que nomeiem até qual classificação? Abraço. "

    ResponderExcluir