MUDAR É PRECISO ( Dicas de português)

Por Dad Squarisi

 MUDAR É PRECISO

Quem fica parado é poste? É. Tudo muda. Água parada apodrece. Em movimento, mantém-se fresca e renovada. A natureza não fica atrás. Vale lembrar o suceder dos dias e das noites, das estações do ano, das fases da lua. O ciclo da vida humana confirma o vaivém. Nascemos, crescemos, morremos. No percurso, quem não andava anda, quem não falava fala, quem tomava só leite passa a comer cereais, carnes, frutas e verduras.




A vida do dia a dia joga no time dos mutantes. Trocamos de emprego, de amores, de roteiros. Escolhemos restaurantes novos, amizades novas. Jogadores vestem e despem camisas de clubes diferentes. E a língua? Instrumento de comunicação das pessoas, varia de acordo com o avanço do tempo e as circunstâncias dos falantes. Concordâncias, regências, colocações, grafias mudam o passo segundo a música. Os significados servem de exemplo. Quando vieram ao mundo, vocábulos diziam uma coisa. Agora dizem outra. Quer ver?

Formidável
Quando nasceu, há mil anos, formidável era latino. Na língua dos Césares, queria dizer assustador. Com o tempo, o arteiro pulou a cerca. Adotou outras nacionalidades e outro significado. Nesta terra descoberta por Cabral, ganhou a acepção de maravilhoso, espetacular: Um 2012 formidável pra todos nós.

Ginástica
O verão chegou. Com ele, a preocupação com o corpo. O calorão exige pouca roupa. Braços, pernas e barriguinhas ficam à mostra. Pra fazer bonito, a moçada invade academias. Tênis adequado e roupas charmosas fazem parte do programa. Mas lá atrás, quando ginástica pintou no pedaço, calçados e vestimentas eram dispensáveis. Por quê? Na Grécia, berço do vocábulo, gymnos significava nu. Gimnazo (ginásio), treinar peladão.

Medíocre
Ser chamado de medíocre? Ops! É ofensa. Ordinário não fica atrás. Compra briga. O agredido reage. Bate boca e parte pra cima do atrevido. Mas, se parar e pensar, uma coisa é certa. Mudará de atitude. A razão: na origem, medíocre é mediano, o que está na média. Ordinário, o que está na ordem. Daí se dizer lei ordinária. Trata-se de lei como a maioria das leis -- sem nada de extraordinário.

Senador
Ora vejam! Senex, senador em latim, quer dizer velho. Daí senil, senectude, senilidade. Quem chegava à velhice lúcido, entrava no clube dos sábios. Respeitados, seus membros aconselhavam os jovens. Rapazes e moças veneravam-nos como os gregos veneravam os oráculos.

Palavras de Mahatma Gandhi
"Mantenha seus pensamentos positivos porque seus pensamentos se tornam palavras. Mantenha suas palavras positivas porque suas palavras se tornam suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas porque suas atitudes se tornam hábitos. Mantenha seus hábitos positivos porque seus hábitos se tornam valores. Mantenha seus valores positivos porque seu valores se tornam seus destino."

Leitor pergunta
No Dicionário de questões vernáculas, muito utilizado por todos aqui em casa, o autor remete o verbo compelir ao paradigma de aderir. Continuo na dúvida. Como conjugar compelir?
João Bosco, lugar não sabido

O dicionário lhe dá o seguinte recado: conjugue compelir com as irregularidades observadas em aderir. Quais? Na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo, o e vira i. O presente do subjuntivo, derivado dessa pessoa, mantém a irregularidade. Veja: adiro (compilo), adere (compele), aderimos (compelimos), aderem (compelem); que eu adira (compila), ele adira (compila), nós adiramos (compilamos), eles adiram (compilam). Nas demais formas, o danadinho é regular (compeli, compeliremos, compelia, compelirá, etc. e tal.)

Dicas da Dad
Dad Squarisi é editora de Opinião do Jornal Correio Braziliense e comentarista da TV Brasília. Além disso, a profissional participa de bancas examinadoras de concursos e possui várias obras sobre Português.

2 comentários:

  1. Olá,
    Meu nome é Julyana e sou a autora da ilustração que utilizam neste post.
    Fiz o desenho para uso exclusivo do Instituto Universal Brasileiro.
    Caso não tenham a permissão para uso do trabalho ou relação com o IUB peço por favor para que parem de utilizar essa ilustração e a apaguem do site.

    Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. Olá Julyana, ja efetuamos a troca da ilustração (muito bem feita por sinal). Informamos que pegamos ela de outro blog não me recordo qual pois trata-se de postagem antiga. Tendo em vista nosso blog ser sem caráter financeiro, utlizamos imagens do google busca de outros blogs, e colocamos em nossos artigos para ter um melhor visual. Em momento nenhum quisemos utilizar de algo privativo com direitos de criação. Perdoe-nos pelo incoveniente. att Mister M

    ResponderExcluir