Dicas para Preencher a Folha de Resposta em Concursos e não perder Pontos

Por Marlon Ribeiro ( Mister M dos Concursos) 

 
            Primeiramente espero que estejam gostando do Blog neste 2012, estou realmente me dedicando a fazer deste espaço, um lugar cada vez mais interessante para você, amigo de concursos. 
            Nesta semana gostaria de falar sobre aquela hora que é muito importante na Prova que é o preenchimento da folha de resposta.
            Todo mundo conhece alguma história de perca de pontos por passar errado a resposta da prova para o gabarito, ou rasuras que ocasionaram até a não nomeação no concurso. Pois com a grande concorrência que existe hoje uma ou duas questões que venhamos a perder pode nos tirar do “ringue” e acabar com nossas chances.
           

 Sei que ficamos nervosos, e as vezes até trêmulos para poder preencher dentro do tempo e sem erros, mas o nervosismo é só mais um fator que contribui para tornar mais difícil a marcação de nosso cartão de resposta,  o qual representa mais do que nosso bilhete de loteria , mas sim a realização de nossos sonhos.
           
Para facilitar a sua vida  gostaria de descrever algumas dicas:


1ª Dica:  Observe atentamente os dados da folha de resposta:
           

              Folha de respostas é individual e não pode ser trocada, em caso de erro. Por isso, antes de preencher o gabarito, o candidato deve verificar se as informações contidas no documento, como nome, número de identidade e inscrição estão corretas. O candidato deve preencher apenas o campo de resposta e, quando exigido no edital do concurso ou no próprio cartão, fornecer outras informações.

2º dica   Deixe a garrafa de água Mineral ou Suco bem longe da Folha de resposta
           
           O candidato não podem amassar, molhar, dobrar ou manchar o cartão, sob o risco de impossibilidade da leitura óptica. Por esta razão temos que ter um maior cuidado com a Água e ou Suco que tomamos durante a prova, sabemos que a hidratação ajuda        a nossa concentração e a se ter um menor desgaste na prova, mas para desastrados como eu, pode acabar com a Folha de resposta, basta derrubar um pouco de água ou suco e “cabum” se foi. Como dica deixe as bebidas no chão mesmo, o risco é bem menor e se derrubar não tem  problema  nenhum.       


3ª  Dica  Separe tempo necessário para conseguir preencher as folhas de respostas:
            
          Sei de alguns casos em que a pessoa perdeu tanto tempo tentando fazer aquelas questões chatas e difíceis que quando se deu conta, não dava mais tempo de passar as questões , e mesmo que desse foi tudo feito na corrida, com muito Maior probabilidade de erro.  Você que já participou de concursos sabe o tempo que leva para preencher, e se é seu primeiro concurso, faça um teste em casa mesmo com uma prova simulada e veja qual o gasto de minutos que levas. Então quando chegar no dia da prova mesmo que faltem algumas questões para ser resolvidas, comece a  fazer o gabarito. Eu faço da seguinte forma:
            Levo em média 30 minutos  para  PFR (preenchimento  da folha de resposta), então quando faltam 45 minutos para terminar o tempo de prova, paro mesmo que faltem questões a serem respondidas e passo para o cartão de respostas, deixando aquelas 4 ou 5 questões que faltam em branco na hora de preencher, ao terminar  tenho em média aqueles 15 minutos ou mais para tentar finalizar as ultimas questões e apenas preencher na folha as que faltam .
            Claro que o melhor seria se conseguisses terminar todas as questões  quando iniciar o “PFR” , mas se não tiver terminado é melhor fazer da forma acima e mandar ver, tendo o cuidado para  anotar no verso da prova as questões que ainda não passou para a folha de resposta, e a medida que for encontrando a resposta anote no cartão e risque na parte de trás da prova. Assim não haverá risco de esquecer de preencher alguma resposta. Claro que isto serve muito bem para um número de até 8 questões faltantes em uma prova de 70 a 80, pois mais que isto é sinal que perdeu muito tempo com a prova, e terá um grande risco de não conseguir completar a prova.
            Outra forma séria de a cada 10 questões feitas  passar estas para a folha de resposta, se você se adaptar com esta forma tudo bem, eu não consigo , mas tem alguns concurseiros que fazem assim. Teste e analise.

4ª Dica: Na hora do “PFR”, primeiro marque todas as respostas à lápis:
             
            Para depois passar a caneta por cima, é muito útil, pois quando passamos direto a caneta se você errar já era, não tem como voltar atrás, rasura e perde a questão, já com o lápis, se errou apaga e pronto, não perde a questão. Já fui salvo em algumas vezes por causa disso inclusive no ano passado em duas questões,  que na hora de passar a caneta em cima vi que tinha anotado errado a resposta na grade, então apaguei e preenchi a correta e Bingo  não perdi questão.
            Claro que dá mais trabalho e leva mais tempo, mas  se você durante a prova tiver tempo faça isso, com o tempo você se acostuma e se torna natural.


5ª Dica Utilize uma régua ao preencher:
           
            Para não correr o risco de errar e marcar a resposta da nº 07 na nº 08, nada melhor que uma boa régua, você vai me dizer que não deixam utilizar régua nas provas, régua não, mas a carteira de identidade e ou de motorista sim, que  é o suficiente para que consigas se localizar e passar as questões certas para cada nº correspondente, elas são pequenas mas do tamanho necessário de uma mini-régua. 


            Espero ter ajudado  com estas dicas, afinal já nos matamos estudando tanto, e tirar uma boa nota já é tão difícil para que possamos entregar pontos preciosos de graça para a Banca não é?
           
            Bom início de 2012 e para quem esta estudando para o INSS e outros concursos de início de ano, FORÇA E DEDICAÇÃO, logo tudo isso será recompensado. Não esqueçam.

“Tudo aquilo que não provoca minha morte me deixa mais forte”
“Sou concurseiro e não desisto nunca



Mister M dos Concursos
 “A minha fora vem de um Deus que Faz milagres
A minha fé vai além do impossível”

"Toda Honra, Toda Glória, Majestade e Louvor
A Jesus Meu salvador "



















Nenhum comentário:

Postar um comentário