Eduardo Ferraz
tem mais de 25 anos de experiência e cerca de 30 mil horas de
experiência prática com consultoria em empresas, treinamentos e
palestras nas áreas de negociação e gestão de pessoas. Entre 2010 e
2014, teve mais de 500 participações na mídia, entre artigos e
entrevistas sobre diversos temas relacionados à negociação, gestão de
pessoas e à neurociência comportamental. Atualmente é colunista na rádio
CBN Curitiba, e articulista na EXAME.com.
A maioria dos alunos tem um jeito diferente de aprendizagem, é essencial conhecer a forma que você aprende para, então, desenvolver técnicas que aumentem seu desempenho.
Para Eduardo Ferraz, consultor, palestrante e autor de 2 best-sellers sobre Modelos Mentais: “Vencer é ser você” e “Seja a pessoa certa no lugar certo”. São 3 os perfis de aprendizado ou modelos mentais, denominados como: Auditivo, Visual e Sinestésico. Ele ressalta que é preciso conhecer qual o seu perfil predominante, para então alcançar sua máxima performance. Segundo o Consultor, cada pessoa possui um percentual de cada modelo mental, mas em 90% dos casos um dos modelos é predominante.
“A incidência desses tipos varia muito, em São Paulo, por exemplo mais da metade das pessoas são mais agitadas e aprendem pelo estimulo visual. Já em locais mais calmos esse índice chega a 20%”, afirma Ferraz.
Alunos auditivos aprendem ouvindo
Se você é um aluno auditivo, provavelmente precisará ouvir duas ou mais vezes o mesmo conteúdo para absorvê-lo, e isso não tem nenhuma relação com inteligência, significa apenas que seu cérebro “funciona melhor” quando utiliza ao máximo o sentido da Audição. Essas pessoas são geralmente introvertidas, interagem pouco, mas prestam atenção em tudo.
Dica: Leia suas notas em voz alta e discuta com outras pessoas, caso estude sozinho, faça autoquestionamentos e auto explicações. Você pode ainda, gravar e reproduzir depois para potencializar a capacidade de memorização.
Alunos visuais aprendem vendo
Se você é um aprendiz visual, provavelmente é acelerado, impulsivo, impaciente e acha a aula lenta e monótona. Essas pessoas são geralmente autodidatas e aprendem melhor estudando sozinhas.
Dica: Utilize diferentes cores em suas anotações, utilize diagramas, faça mapas mentais e utilize flash cards para ajudar a gravar os pontos chave. Para você, lembrar de imagens que utilizou nos estudos trará a tona o conteúdo que memorizou.
Alunos sinestésicos aprendem fazendo
Já os alunos sinestésicos, interagem mais, são extrovertidos, sociáveis e emotivos. Participam de fóruns e chats, pois gostam de relacionamento. Tem mais naturalidade em compartilhar o aprendizado em redes sociais ou em grupos de estudos.
Dica: Utilize sua dinâmica de estudo para trocar experiências, procure fazer trabalhos em grupo, faça sempre que possível, perguntas para os professores e colegas; mantenha seus estudos sempre com empolgação e dinamismo.
A Courseworks da Universidade de Melbourne tem um teste rápido (disponível somente em inglês) que você pode fazer para saber que tipo de aluno você é.
Participe do sorteio do livro “Seja a pessoa certa no lugar certo”. Preencha o formulário em nosso Blog, até dia 1º de dezembro. O resultado será divulgado no Facebook. Boa sorte!
fonte: http://blog.iobconcursos.com/category/dicas-de-estudo-2/
Nenhum comentário:
Postar um comentário