Você acredita mesmo que tem tanta sorte?

Por Charles dias (concurseiro solitário)

Recebemos recentemente um email de um concurseiro novato do tipo que recebemos sempre no email do blog. Vejamos.
  

Quando tenho de responder emails com esse teor confesso que fico algo incomodado, pois sei que a sinceridade com que terei de respender será um balde de água gelada com cubos de gelo na animação de quem o enviou. No entanto, não posso fugir à responsabilidade de abrir os olhos da pessoa para a verdade dos fatos, não poderia, de modo algum, acalentar uma ilusão que resultará numa frustração maior ainda. 

"Nunca prestei nenhum concurso público, mas decidi fazer o concurso do TRF 5ª Região, que já está com as inscrições abertas. Como faço para me organizar e estudar todo assunto. Ainda não sei de nada. No momento tenho muito tempo disponível, pois a universidade está em greve. Vale a pena fazer este concurso? Se eu me dedicar corro o risco de passar?"

Vamos lá. Pense um pouquinho em quais são as chances de você pegar um vôo para Las Vegas ainda hoje, chegando lá ir direto à mesa de dados de um daqueles casinos mais famosos e luxuosos com apenas uma fixa de cem dólares e seis horas depois embarcar de volta para o Brasil com um milhão de dólares no bolso?
Pois bem, as chances de alguém que nunca estudou antes para concursos públicos passar em um concurso de tribunal federal com edital publicado tem as mesmas chances de ter seu nome na lista de empossados nesse concurso que a pessoa que encarar tal "viagem da sorte" para Las Vegas. A não ser que:
- A pessoa tenha uma memória e/ou capacidade de aprendizado prodigiosa, muito acima da média;
- Utilize de meios escusos e ilegais para passar (fraude o concurso).
Não há segredos em como passar em concursos públicos, gente. Para isso acontecer basta que qualquer pessoa estude pelo tempo suficiente da forma correta. Se fizer isso passará e será empossado. Equação bem simples:
Estudar pelo tempo suficiente + Estudar da forma correta = Ser empossado
A equação pode ser simples, mas seus componentes guardam nuances, detalhes e minúcias que os tornam únicos e um tanto difíceis de domar. Vejamos.
Estudar pelo tempo suficiente - Estudar para concursos públicos é projeto para alguns anos. Se alguém disser que é possível passar em bons concursos públicos estudando dois ou três meses, desconfie. A demora se dá por conta da variedade da matéria, pela extensão das matérias e, principalmente, porque você tem de saber muito bem tudo de todas as matérias. Ou seja, o volume de conhecimento requerido é muito grande e leva um bom tempo para você acumulá-lo. É como alguém de classe média que quer comprar um veículo zero quilômetro a vista ... será preciso poupar por alguns anos para poder fazer isso;
Estudar da forma correta - Como você cava um burado de dois metros de comprimento, dois de largura e três de profundidade? Você pode fazer isso usando uma colher, uma pá ou uma máquina retroescavadeira. De qualquer forma você cavará esse burado, porém, com uma retroescavaeira o fará em, sei lá, meia hora ... com uma pá o fará em um dia ... com uma colher o fará em uma semana. Estudar para concursos públicos segue a mesma lógica. Se você estudar sem técnica e planejamento até conseguirá passar em concursos públicos, mas demorará muito, mas muito mais do que se estudar com técnica e planejamento.
RESUMO DA ÓPERA - Respondendo às perguntas do concurseiro novato. "Vale a pena fazer este concurso?" Sim, vale para você comprovar que precisará estudar muito para poder passar. "Se eu me dedicar corro o risco de passar?" ... Creio que você teria mais sorte em Las Vegas com uma única ficha de cem dólares.
CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.
  fONTE:
http://concurseirosolitario.blogspot.com.br/2012/07/voce-acredita-mesmo-que-tem-tanta-sorte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário