Dicas para a Prova da 2ª Fase OAB – Civil



Novamente, voltamos a analisar as provas da OAB.
Foi visto, em publicações anteriores, que uma boa estratégia para quem vai fazer a 2º fase da OAB/FGV é focar em ações indenizatórias, apelação, agravo de instrumento, cautelares em geral – sejam nominadas ou inominadas – e ações possessórias.
Isto porque essas peças foram as mais utilizadas pelos examinadores, desde o exame nº 106 da OAB/SP até a última prova unificada da FGV.
Segue quadro atualizado:

PEÇAS Quantas vezes já caiu
Apelação
14
Possessórias
13
AI
12
Indenizatória
12
Cautelares em geral
12
Monitória
5
Execução
3
Contestação
3
Revisional de aluguel
3
Embargos de terceiro
3
Embargos à execução
2
Consignação em pagamento
2
Ação de Alimentos
2
Outros
23


TOTAL
109

E, sem dividir a matéria específica, mas levando em conta apenas o tipo de peça:
PEÇAS (sem distinguir matéria) Quantas vezes já caiu
Iniciais
75
Apelação
14
AI
12
Contestação
3
Outros
5


TOTAL
109


Mas, quando falamos em “foco” não significa que o candidato possa ignorar as demais matérias especificadas no edital.
Até porque, nos últimos dois exames, a banca inovou e pediu a elaboração de ações judiciais que, até então, nunca haviam caído em forma de peça: (i) unificado XI, Ação de despejo – comentários no seguinte link: http://migre.me/iPbBx; e (ii) unificado XII, Ação de Interdição – comentários no seguinte link: http://migre.me/iPbMI.
A bem da verdade, a inovação mencionada pode ser atribuída à mudança do órgão examinador (Fundação Getúlio Vargas, desde 2010), a qual não parece ter afinidade com aquilo que vinha sendo abordado corriqueiramente.
Mas também é verdade que, embora a instituição não siga o “script” no que diz respeito às peças, há, sim, “repetição” quanto aos temas que mais caíram em forma de pergunta.
Foi o que afirmamos em publicação de maio/2013, semanas antes do exame unificado X, nos seguintes termos:
[...] – A FGV abordou mais de uma vez os seguintes institutos do direito civil: (i) ausência, (ii) defeitos e invalidades dos negócios jurídicos, (iii) mora e (iv) sucessões;
- Em relação ao direito processual civil, os institutos mais abordados foram: (i) tutela específica do art. 461 (multa-diária), (ii) ação de execução e (iii) Recurso Especial;
- Questionamentos envolvendo direito do consumidor também apareceram mais de uma vez;
- Por fim, de um total de 34 questões elaboradas pela FGV, 19 envolveram direito processual [...]” (link: http://goo.gl/DXi3OO)
Neste ponto, como dito, o cenário ratifica-se.
Veja-se que, nas últimas três provas, vislumbramos novamente questões sobre: ausência (unificado IX), defeitos e invalidades dos negócios jurídicos (unificado IX), mora (unificado IX), sucessões (unificado X e XI), CDC (unificado X, XI e XII) e execução (unificado XII).
Em acréscimo, destacamos, por ora, as seguintes matérias que também já caíram mais de uma vez e foram perguntadas nas últimas provas: (i) casamento, principalmente no que diz respeito à separação consensual e divórcio; (ii) Juizado Especial; e (iii) direito de vizinhança.
Enfim, surge mais um rol de matérias a serem estudadas com “carinho” pelos examinandos.
Mas, dada a imprevisibilidade da banca, como visto acima, reiteramos, desta vez, com maior ênfase: a preparação do candidato exige um planejamento de estudo de tudo o que foi disponibilizado no edital, mediante estudo sistematizado e interdisciplinar, com equilíbrio entre matérias de cunho processual e material.
É isso!
Esforço e dedicação. Esta é a chave para a conquista!
E, se quiser um ótimo auxílio na preparação, consulte os livros FOCO e os cursos IEDI. Vale a pena!
Bons estudos!
Prof. Denis Skorkowski – @denisskor
Professor assistente-corretor da 2ª fase civil do IEDI
Prof. Caio Oliveira – @Caio_Oliveira34
Professor assistente-corretor da 2ª fase civil do IEDI

Fonte: http://www.comopassarnaoab.com.br/blog/2014/04/24/dicas-para-a-prova-da-2a-fase-oab-civil-3/

Nenhum comentário:

Postar um comentário