ESTUDAR, ESTUDAR E ESQUECER TUDO – PARTE 1


1344434824cerebro

Dentre os vários desabafos que recebemos de concurseiros leitores do blog nos últimos dias, um deles chama atenção por tratar de algo que incomoda, aterroriza, assombra e amedronta muitos concurseiros. Vejamos.
“Estudo, estudo e estudo, mas depois fico chateada quando esqueço o que estudei. Ainda agora, que estou estudando para um concurso cujo edital ainda não saiu. Fiquei frustrada hoje, porque fui resolver uma prova de Direito Administrativo e percebi que não sei nada, que o estudei foi em vão.”


Realmente é desesperador quando o concurseiro faz uma prova ou simulado de matéria que já estudou e tem um número muito maior queo aceitável de erros. O primeiro é mesmo que não se sabe nada e que o tempo dedicado ao estudo da matéria foi perdido. A sensação de incompetência e incapacidade atinge forte a motivação do concurseiro como um soco bem dado no queixo por um lutador de boxe. É preciso muito sangue frio para lidar com a situação adversa e não dar ouvidos para aquela vozinha que não perde a oportunidade de sussurrar insidiosamente em seu ouvido … “Tá vendo, você não é capaz, desista, vá fazer outra coisa, você nunca vai passar”.
Quando isso acontece, a primeiríssima coisa  a ser feita, por mais difícil que seja, é manter a calma, não se deixar levar pela onda de pessimismo. Isso é necessário para que se possa fazer uma análise fria da situação. Afinal de contas, porquê você foi mal na hora em que lhe foi cobrado o conhecimento daquela(s) matéria(s)? Essa análise é importante porque nem sempre (na verdade quase nunca) a primeira impressão, explicação ou justificativa é correta quando falamos de estudo para concursos públicos.
livrariaTemos a seguinte situação, o concurseiro estudou a matéria  e na hora da prova/simulado errou mais do que deveria/gostaria. Porque isso aconteceu? Quais os possíveis motivos para o fraco desempenho? Vejamos.
1 - O concurseiro ficou nervoso/ansioso e isso o atrapalhou na hora de responder às questões;
2 - Havia um bom número de questões de tópicos da(s) matéria(s)que ele não estudou ou estudou superficialmente;
3 - Seu estudo foi deficiente e não suficiente para que formasse uma massa crítica de conhecimento da(s) matéria(s) para garantir um bom desempenho.
E esses não são os únicos motivos, há vários outros. O problema é que, de cara, o concurseiro assume que é vítima do terceiro motivo … não estudou direito. Claro que esse é o pior dos motivos possíveis, uma verdadeira bomba demolidora para a motivação de qualquer concurseiro que se preze.
Ou seja, nada de precipitação na hora de apontar culpados par ao mau desempenho em uma prova ou simulado de concurso público. Respire fundo, conte até dez e faça uma análise fria e calculista do que aconteceu a fim de encontrar o real culpado. Feito isso, adote medidas para evitar que o mesmo problema volte a ocorrer. Como fazer isso? Vejamos na continuação desse artigo amanhã.
RESUMO DA ÓPERA - Foi mal numa prova ou simulado de concurso público … não se precipite em apontar culpados porque muitas vezes pode ser algo muito diferente do que a primeira vista parece que é.
CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

fonte: http://wordpress.concurseirosolitario.com.br/sobre-estudar-para-concursos-publicos/estudar-estudar-e-esquecer-tudo-parte-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário