COMO ESTUDAR NESSE CALORÃO?


Ta-calor-ai-tambem

Manchete recente de um portal de notícias:
“Uma onda de calor tomou conta do Brasil durante a semana. Às 15h de sexta-feira, entre os dez lugares mais quentes do mundo, nove estavam em cidades brasileiras.” (link)
E como estudar nesse calorão todo? Difícil, complicado, mas não impossível e, creia, necessário por outros motivos além dos óbvios.


Lembro-me como se tivesse acontecido ontem de uma prova de concurso público que fiz em São Paulo alguns anos atrás no pico de um verão bravo como esse. Meu local de prova era numa escola estadual próxima do metrô São Judas. A sala não era das mais amplas, os janelões abertos não adiantavam muita coisa e os dois velhos ventiladores de teto faziam apenas barulho e fazer circular o ar morno entre duas dezenas de concurseiros suados com expressões ansiosas. Lá pelas tantas uma candidata pediu para ir ao banheiro buscar toalhas de papel porque o suor pingando na prova a estava atrapalhando. Cancelaram o certame por isso? Claro que não. Foi um verdadeiro se vira nos cinquenta … graus.
Note que você está estudando no calor … e terá de fazer prova no calor. São raros os locais de prova com ar condicionado. Dizem que existem, mas nunca fiz prova em um. Por isso é até mesmo necessário você se acostumar a raciocinar independente da temperatura ambiente, por na hora da prova isso será muito importante.
Mas é possível e mesmo necessário amenizar os efeitos do calor na rotina de estudos. Vejamos algumas dicas práticas.
1 - Procure concentrar seus estudos mais “pesados” bem de manhãzinha (entre às 5 e 8 da manhã) ou mais tarde da noite (após às 20 horas), horas mais frescas do dia;
2 - Escolha um local arejado para estudar, onde existam amplas passagens de ar livre;
3 - Se não pode ir de ar condicionado, não abra mão de um bom e velho ventilador bem silencioso, que apesar de não resolver totalmente o problema, ajuda bastante;
4 - Que tal procurar uma biblioteca com ar condicionado central e passar a estudar lá nos horários mais quentes do dia?
5 - Use roupas leves de cores claras.
Sem títuloO mais importante, no entanto, é ter consciência de que altas temperaturas ambientes afeta negativamente a concentração, capacidade raciocínio e aprendizagem, além de aumentar a irritabilidade. Sim, isso acontece, caros concurseiros … e é a Ciência que afirma:
“Se você sente que fica irritado quando está mais quente, você não está sozinho – é o que confirma um estudo americano divulgado nesta quinta-feira, que constata que a temperatura mais elevada é acompanhada do aumento da violência.” (link)
Portanto, saiba que sentimentos negativos quanto ao desempenho nos estudos em boa parte estão ligados ao aumento da temperatura ambiente. Ou seja, é normal de nesse calorão você se sentir irritado com seu desempenho menor, maior dificuldade de aprendizado, enfim, tenha paciência com você mesmo.
Agora, duas coisas MUITO importantes:
Tome muita água … gelada, bem gelada, de preferência – Em consequência do aumento da temperatura ambiente, aumenta a perda de água por transpiração. Quanto mais elevada for a a temperatura, maior será a quantidade de suor produzida, favorecendo assim a desidratação. Logo há também maior necessidade de ingestão de líquidos de forma a desfavorecer a desidratação, principalmente água filtrada;
Alimentação – Quando a alimentação é muito rica em sal, aumenta a concentração de sódio no líquido extracelular o que faz aumentar a necessidade de água. Portanto, prefira alimentos com menos sal, diminua o máximo possível o consumo do danado;
RESUMO DA ÓPERA - Você não tem como evitar o tempo todo o calorão que anda fazendo. No final das contas, tem ate mesmo de se acostumar com ele para poder fazer provas em salas quentes e abafadas. Portanto, não deixe de lançar mão de artifícios para combater os efeitos negativos do calor excessivo e, principalmente, cuidado com a hidratação do seu sofrido organismo. Cérebro desidratado não aprende ou memoriza direito, não se esqueça disso. Agora vá tomar um bom copo de água gelada e volte a estudar, concurseiro!
CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

fonte: http://wordpress.concurseirosolitario.com.br/dicas-de-concurseiros/como-estudar-nesse-calorao

Nenhum comentário:

Postar um comentário