COTAS PARA QUEM NÃO ESTA DENTRO DAS COTAS?


cotas

Olá leitores do Blog, hoje resolvi adentrar de vez na Polêmica e abordar um assunto que já há algum tempo venho querendo me manifestar, que se refere às cotas em concursos públicos. Sei que haverá opiniões contrárias e isto é muito saudável, e espero sinceramente que tanto os favoráveis quanto os contrários manifestem aqui sua posição e argumentem com civilidade do porque de pensar assim, pois é isto que tentarei fazer com minhas palavras que refletem apenas minha humilde opinião sobre o assunto.


Quem me conhece sabe que sou Concurseiro há mais de 13 anos e, portanto tenho alguma experiência nesse universo. Foram muitas derrotas, dificuldades, e também algumas vitórias e nomeações, que me fizeram o que sou hoje, um servidor Público que preza em dar um ótimo atendimento à sociedade e ajudar a outros concurseiros a chegarem a seus objetivos escrevendo para o “Blog Concurseiro solitário”.
Gostaria de dizer que quanto às cotas para Portadores de Necessidades Especiais que existem nos concursos há anos, gostaria de manifestar minha opinião: Não chego a ser 100% favorável, porque considero que qualquer PNE pode passar em um Concurso sem a reserva de vagas, mas vamos dizer que considero aceitável .
Mas o que me preocupa mesmo é que os governos estão se voltando para o sistema de cotas, primeiramente algo que praticamente vai virar regra em todo o Brasil será a cota para pardo e Afro descendentes. Inclusive aqui no Rio Grande do Sul, já vigora este sistema de cota, sendo reservadas 17% das vagas para quem assim se declarar. Isto pelo que vejo não tem volta, pelo menos a curto prazo, pois deve passar também no Governo Federal, no qual são 20% das vagas para negros, e isto valerá para os Concursos dos próximos 10 anos.
Também já se houve falar de Cotas de 5% das vagas para Idosos acima de 60 anos e de cotas para ex-viciados em crack na razão de 10%, estes dois últimos sistemas de cotas haverá maior dificuldade para se tornar real, mas mesmo assim , certamente logo surgirão cotas para outras minorias discriminadas neste país. O que não sei é o quanto se esta levantando esta bandeira de cotas com fins sociais e de redução de desigualdades ou apenas interesse político e eleitoral.
Mas como não entendo bem de política prefiro me ater ao que conheço que é o universo dos Concursos Públicos. Não sou negro, sou branco, moro no Rio Grande do Sul, acho que um dos estados mais brancos do Brasil, mas também não nasci na classe A, nem na Média alta ou baixa, mas fui pobre como muitos dos concurseiros deste Brasil, estudei em colégio Público, agüentei greve devido aos baixos salários do professores que as vezes duravam 2 ou 3 meses, mas mesmo assim, sabia que para ser alguém na vida tinha que estudar e que era isso que poderia me dar um bom futuro.
Com 18 anos fui apresentado aos concursos e minha paixão foi imensa e imediata, pois para conseguir ter um emprego precisava estudar e decorar a matéria que estava em uma apostila que se vendia na frente do local onde fazia a inscrição, pois em 2000, a Internet e o comércio eletrônico bem como os materiais de estudo estavam apenas no começo.
Mas eu abracei aquela chance e estudava horas e horas por dia, aproveitava os horários depois do trabalho e ia até de madrugada, estudando a apostila. Derrotas vieram nos primeiros concursos, mas não parei e estudei cada vez mais até as primeiras nomeações aparecerem, Prefeitura de Porto Alegre 13° de 33.000 inscritos, depois Banco do Estado do Rio Grande do Sul, Tribunal de Justiça do RS, e por último o da Promotoria de Justiça do RS.
Sem títuloCheguei aonde cheguei sabe por quê? Porque o concurso me tornou igual a todo mundo, mesmo sendo pobre, não importava se outros tinham estudado a vida inteira em escola Particular, se faziam cursinho, de tarde e de noite. No dia da prova era eu meu cérebro e a minha caneta na mão, e todos estavam nesta mesma condição e foi isso que fez a diferença na minha vida, estudar, estudar e estudar.
Sabe o que eu gosto de estar neste Universo de avaliação de Provas? É que o Concurso não vai avaliar se você é bonito, se é gordo, se é magro, se é loiro, moreno, se é machão, se é sexy, se tem um belo par de coxas e peitos, sabe porque? Porque ele avalia conhecimento, e a capacidade de seu Cérebro, então, o Concurso Público é maravilhoso porque ao contrário do ser humano não discrimina ninguém, ele só vê o número de inscrição.
Sei que alguns podem estar dizendo que o negro tem sido discriminado e esta é uma forma de reduzir anos de exploração e de desigualdade, concordo que não tem muitos negros no serviço público, mas tive a honra de trabalhar com alguns, e posso dizer que são iguais a todos servidores e mostraram a sociedade e para qualquer um que se pode chegar lá sem cotas.
Você pode estar dizendo: Você fala isso porque é Branco não sabe o que é sofrer preconceito. Para esses deixo a experiência que tenho com minha esposa que considero parda, mas que aqui no Rio grande Do Sul é considerada negra pelos padrões do estado. Nestes 12 anos juntos, morando em cidades menores, pudemos sentir na pele que existe preconceito sim para os de pele negra, ela sofreu no trabalho ao atender clientes, sofreu também quando ia comprar em algumas lojas, mas felizmente quem tem comportamento racista é uma minoria. Mas eu sei que apesar de tudo isso, ela e tão capaz como qualquer um branco ou amarelo ou azul e se fosse seu projeto de vida passar em um concurso eu tenho certeza que passaria. E a opinião dela também é a mesma que a minha: Que este sistema de cotas diz que ela é menos que os outros, e também é uma forma de racismo.
Mas como disse eu achando justo ou não a cotas para negros e pardos veio para ficar. No entanto o que me preocupa como Concurseiro é a possível criação de outras cotas, de outras minorias, isto poderia nos levar a futuramente, ter que buscar junto a parlamentares a criação de cotas para aqueles que não tem cotas. Isto para assegurar nem que seja ao menos 20% das vagas para os sem Cotas. O que acham? Seria justo, já que seriamos minoria. Mas mesmo dentro de um quadro assim, sei que aqueles que nasceram para vencer e se tornar um servidor público ainda existirão e estarão lá tomando posse, com olhos cansados de não dormir estudando, com mãos calejadas de virar páginas de apostilas e livros, mas com o sentimento inigualável de ter conseguido, mesmo contra todas as circunstâncias ter alcançado o seu sonho.
RESUMO DA ÓPERA - Leitores e amigos, esta é a minha opinião sobre este assunto que é muito polêmico, e respeito todos que pensam ao contrário e acredito no direito de todos manifestarem sua opinião, mas é claro dentro de um ambiente de troca de argumentos sem ofensas pessoais. Então convido você a comentar e se manifestar sobre tudo que foi abordado, pois ninguém é o dono da verdade e sempre estou pronto a mudar de opinião, desde que os argumentos expostos possam me levar à conclusão de que estava errado quanto ao meu pensamento. Abraços e rumo ao Cargo Público.
Links de noticias de cotas para acesso
Marlon Bibano Ribeiro, o Mister M dos concursos que é igual a você nem maior nem menor simplesmente igual.

fonte: http://wordpress.concurseirosolitario.com.br/sobre-estudar-para-concursos-publicos/cotas-para-quem-nao-esta-dentro-das-cotas

3 comentários:

  1. Não sou contra cotas pra PNE, não sou contra cotas pra pessoas que vieram de escolas públicas, mas sou contra qualquer tipo de cota que tem como critério características raciais, de idade ou estados patológicos qualquer.
    Não sou contra PNE pelo fato do mercado de trabalho ser muito reduzido a esse grupo, devemos considerar que se intelectualmente temos as mesmas capacidades, as físicas não temos, e hoje, infelizmente, temos muitos cargos no mercado privado que necessitam de tais características. O que por si ajuda a reduzir e muito o acesso de alguns no mercado de trabalho.
    O ensino público hoje é um horror, tudo o que não forçam os alunos a estudar eles são obrigados a aprender depois de adulto, quando é até mais difícil, quando me refiro a cotas de pessoas da escola pública digo só para universidades, pois para o serviço público já temos a isonomia do edital ser o mesmo para todos.
    Cotas raciais - independente das características atribuídas -, é apenas tapar o sol com a peneira, sei que pessoas negras, pardas ou índios sofrem com a discriminação, mas quem não sofre por seus atributos físicos? Existem pessoas gordas que são tão mal tratadas e rejeitas quanto ou até mais, para citar apenas um exemplo, e em um país onde a taxa de sobrepeso está alta, temos uma rejeição grande com o mesmo grupo.
    Ah, aí vem o bla bla bla... ''a questão da discriminação é histórica e vem desde a escravidão...'' existiam brancos escravos! Quilombos - refúgios criados por escravos negros foragidos - tinham negros escravos, a maior parte dos escravos nunca foram perseguida pelos português no continente africano e então trazidos para o Brasil, na verdade eles eram escravizados por outros povos negros africanos e negociados por escambo com os portugueses, a escravidão foi muito mais social do que racial! Mas voltamos ao pensando ''precisamos de cotas pra introduzir essa população discriminada pela maioria da população...'' é incrível como 10%, 17%, 20% de cotas solucionam o problema da discriminação na cabeça desse pessoal, então faço a pergunta, solucionamos esse problema gerando mais discriminação? Não, não me venham com demagogia que devemos ser compreensíveis, todas as pessoas merecem uma resposta satisfatória e especialmente um ''porquê'' disso estar acontecendo, e a única que vem é: ele é negro e precisa de cotas porque no passado eles sofreram.
    Judeus sofreram no passado, brancos sofreram no passado, islamitas, israelenses, muçulmanos, bruxas, ateus... não é exclusividade da população negra, sofreram tanto quanto outros grupos ao longo da história, mas pra eles não existe cotas.
    Impressiono-me com um negro que fica contente com isso, pois além de admitir sua inferioridade intelectual optando por esse lado, acha que isso vai solucionar qualquer que seja o problema da ''discriminação''.
    Isso é tapar o sol com a peneira, abraçar uma causa de um governo "marketista" pois ao invés de instruir melhor a população sobre integração racial, preferem fazer na força, colocando de um lado ''brancos'' e de outro ''negros'' e isso com a intuição de terminar a discriminação e promover a igualdade? Se isso não é uma das maiores demonstrações de racismo, não sei o que pode ser.
    Todo mundo, em qualquer tempo, em qualquer hora, em qualquer situação, está sujeito a sofrer discriminação, seja pelo que é, pelo que parece, pelo que representa... não é exclusividade de NINGUÉM!

    ResponderExcluir
  2. Pois e, a populacao negra NAO e minoria no Brasil, mas sim a maioria segundo o IBGE, mas quando se trata de cargos de chefia, direcao, gerencia esse numero e infimo (incluso os altos cargos publicos), preconceito primeiramente vem no campo visual, cd os negros de shoppings, aereportos e ate alguns Mercados em POA nao contavam com negros em seus quadros, o povo paga hoje a conta de seu passado, que criminalizaram os negros com leis sem nexo. Infelizmente os negros foram se criando as margens da sociedade veja o percentual de negros em bairros pobres, ora falar que os negros tem as mesmas condicoes e de uma mediocridade imensa, pois mtos concursos tem entrevistas e avaliacoes subjetivas que quem seleciona sao somente brancos, ora quem faz selecoes em empresas?Nao se discute a capacidade intelectual das pessoas pois isso um deficiente fisico tem intacta. A discussao e que a sociedade europeia nao aceita, negros em cargos de chefia, conte quntos vc tem, negros sao limitados no seu direito de crescer profissionalmente sob questoes obscuras. A quer dados procure por os mapas da violencia,ou visite o presidio central, ou melhor va na reitoria da UFRGS e veja qntos doutores temos la, ou ainda se preferir ande um dia com uma viatura da Brigada militar e veja o perfilda bandidagem!!!

    ResponderExcluir
  3. Sou HIV positivo e garanto que o preconceito para com um negro e infinitamente menor que para comigo. Mesmo havendo tal quadro, não tenho direito a cota, nem mesmo PNE. A verdade é que as cotas raciais não encontram resistência por parte doa beneficiados porque brasileiro ten um quê de egoísta e, nesse caso, já acha que está se dando bem em relação SOS concorrentes.

    ResponderExcluir