O basicão do planejamento de estudos para concursos públicos

 

Healthy-Foods-cooking-3111761-1284-916Se há uma década não havia quase material de orientação algum sobre como planejar os estudos para concursos públicos, hoje a situação é oposta, o concuseiro tem a sua disposição um grande número de técnicas, opções, livros e cursos sobre o assunto. Há desde formas mais básicas de planejamento até aquelas altamente específicas, complicadas e detalhistas.
As necessidades variam de acordo com a realidade e objetivos de cada concurseiro. Alguns optam (e precisão) de formas mais sofisticadas de planejamento de estudos, enquanto outros não precisam de nada muito complicado. O denominador comum, no entanto, é o de que alguma forma de planejamento deve existir, é impensável querer estudar sério para concursos públicos sem um mínimo de planejamento de estudos.
Mas qual o básico do planejamento de estudos? Como planejar os estudos no nível mais elementar, que apesar de simplista não deixa de ser muito eficiente e prático? Vejamos isso agora mesmo, sem mais delongas.

Basicamente, essa receita tem três ingredientes:
1º – O que será preciso estudar?
- Verificação das matérias previstas no edital para serem cobradas em prova;
- Análise das matérias necessárias para estudar as matérias previstas no edital.
2º – Quanto tempo haverá para estudar?
- O tempo TOTAL que o concurseiro dispõe até a data da prova;
- O tempo SEMANAL que o concurseiro dispõe até a data da prova;
- O tempo TOTAL que o concurseiro dispõe até a data da prova;
3º – Com que material estudar?
- Material que o concurseiro já se possui e poderá utilizar para estudar para o certame escolhido;
- Material que será preciso comprar;
- Material que poderá ser emprestado.
download_baixeagoraAlgumas observações importantes sobre cada ingrediente.
- Note que para estudar algumas matérias é necessário ter o conhecimento de outras matérias. Por exemplo, é muito mais difícil estudar Direito Tributário sem um bom conhecimento prévio de Direito Constitucional e Direito Administrativo. Muitas vezes é melhor dedicar algum tempo ao estudo dessas matérias “pré-requisito” que insistir em estudar sem o conhecimento prévio necessário ou mesmo aconselhável;
- O levantamento do tempo disponível para estudo deverá ter como base a sinceridade. Não adianta querer ser otimista demais ou menos pessimista quanto a esse ingrediente. Seja, tão somente, sincero e “pé no chão” para poder montar um planejamento de estudos que realmente seja funcional e permita que você se prepare adequadamente até a prova que irá enfrentar;
- É muito importante que o concurseiro verifique qual o material que precisará para estudar para o certame. Não é preciso comprar materiais novos para todas as matérias cobradas por cada certame, muito pelo contrário. Primeiro analise o material que você já possui, pode ser que muita coisa possa ser aproveitada. Há também a opção de utilizar material emprestado, seja de outros concurseiros ou, mais fácil e prático, aquele disponível em bibliotecas públicas e de faculdades. Em último caso opte por compras inteligentes.
RESUMO DA ÓPERA - Qual é a materialização do planejamento de estudos? Já parou para pensar nisso? É calendário onde cada dia tem marcado o horário que você utilizará para estudar, que matéria estudará e o material de estudo a ser utilizado. É prático e eficiente, permitindo que você rapidamente possa iniciar seus estudos. Agora, sem planejamento você perderá tempo precioso decidindo quando, o quê e com que material estudar!

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário