SE PERDENDO NOS DETALHES

 

slowOlá meus queridos amigos leitores! Sim! Eu continuo por aqui, todavia, sem a mesma freqüência de sempre. Isto porque, como agora trabalho preciso me esforçar para conseguir arrancar do meu dia algumas horinhas preciosas de estudo.
Mas como me encontro de férias e senti algo me dizendo para escrever este texto, aqui estou mais uma vez para expressar minha opinião acerca das experiências dessa rotina franciscana de luta em busca do meu sonho.
Resolvi finalmente colocar em prática algo que adiava sempre que podia: resolver exercícios. E tomei gosto pela coisa! (Risos). Assim, resolvi todas as provas da magistratura do ano de 2013 e algumas de 2012.

Quão grande foi minha surpresa ao verificar que, com relação à prova da magistratura do TJSC ocorrida em 2013 eu teria passado para a 2ª fase! Sim! Porque acertei 65 questões. Sem dúvida, esta prova foi uma das mais difíceis de resolver (e também, com todas as vênias do mundo, muito mal elaborada as questões), nada mal para quem, no ano passado, ao resolver as questões ficava a 15, 16, 17 questões da nota de corte.
Ocorre que, ao resolver as demais, verifiquei que sempre empacava a uma certa distância da nota de corte: 10 pontos de diferença.
download_baixeagora
Por um lado isto é bom, porque diminuí a distância entre a aprovação na 1ª fase e a minha pontuação. Também anoto que esta diferença se deu em todas as provas que resolvi, independentemente da banca organizadora (CESPE, FCC, Vunesp, etc..).
Todavia, o lado negativo é que eu não fiquei com essa diferença, porque não sabia resolver as demais questões. Mas sim por causa de detalhes. Por exemplo, algumas questões errav, por simples falta de atenção ao apontar a alternativa correta, por uma letra a menos (exemplo: mobiliários ao invés de imobiliários), ou leitura muito rápida do enunciado da questão… Em resumo: os meus erros se deram por pressa, simples assim.
Eu sabia resolver a questão, tinha domínio dos questionamentos, mas por uma precoce resolução acabava errando a questão “de bobeira”, sendo que, se somasse as questões que tinha conhecimento eliminando-as por puro equívoco bobo, teria alcançado (veja bem), EM TODAS AS PROVAS A NOTA DE CORTE.
RESUMO DA ÓPERA - Sou a prova viva de que a persistência, a insistência, a disciplina e o esforço contínuo nos levam a alcançar os nossos objetivos. Estou muito perto de ultrapassar pelo primeiro obstáculo para continuar na luta para passar na magistratura, frisando-se que a 1ª fase, para mim, é a fase mais difícil, porque sempre fui muito mal na prova objetiva. Contudo, os detalhes me têm tirado efetivamente desta briga. Assim, fica a dica: resolva as questões COM TODO O CUIDADO DO MUNDO. Seja observador, paciente e, acima de tudo, minucioso na resolução. Pode ser que, por detalhes, você fique fora da briga para a aprovação.
Jerry Lima, um Concurseiro Profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário