Leia com atenção, concurseiro!

Semana passada coloquei um aparelho eletrônico usado a venda em um conhecido website de vendas/leilões online. No anúncio descrevi detalhadamente o aparelho, suas especificações, estado em que se encontra e condições de pagamento e entrega. E para tentar evitar perguntas cujas respostas já se encontram no anúncio, na descrição deixei claro … “Leia todo o anúncio com atenção antes de perguntar“.


Não é que já recebi três perguntas para esse anúncio que simplesmente ignorei! Todas porque se tratavam de dúvidas que uma leitura um mínimo atenta do anúncio sanaria.
Mas o que isso tem a verf com concursos públicos? Tudo!
Recentemente, publicamos um artigo sobre a necessidade de se tomar cuidado para evitar dar de cara com o portão do local de prova fechado no dia a prova. E não é que uma das causas dessa situação dramática é justamente a desatenção na leitura dos editais, daí olha aquele punhado de concurseiros procurando saber em cima da hora onde irá fazer a prova, qual o horário da danada, enfim, desinformação que leva à tragédia.
Há, basicamente, três tipos de leitura:
- Leitura atenta e profunda;
- Leitura atenta e superficial;
- Leitura desatenta, superficial e inútil no final das contas.
Se para quem não estuda para concursos públicos o terceiro tipo é um pecado, o segundo aceitável em alguns casos e o primeiro preferível sempre que possível, para concurseiros apenas uma opção é viável … a primeira, somente, apenas e unicamente a primeira.
Lembre-se sempre dessa equação:
LEITURA DESATENTA = INFORMAÇÕES IMPORTANTES PERDIDAS
Quando o assunto é estudar sério para concursos públicos, a leitura desatenta resultará apenas em duas opções:
1 - Erros que comprometerão seriamente suas chances de passar e ser empossado;
2 - Necessidade de ter de estudar tudo novamente, o que envolve utilizar tempo precioso que deveria estar sendo usado para aprofundar os estudos, comprometendo seriamente suas chances de passar e ser empossado.
Note que a leitura atenta deve ser feita tanto no momento dos estudos, quanto na análise do edital ou mesmo aprendizado de como planejar os estudos ou mesmo ler esse artigo. Claro que ler com atenção é mais difícil e toma mais tempo, mas é a única forma de leitura que tem a eficiência necessária para inferir a carga de informações requerida pelo estudo sério para concursos públicos.
RESUMO DA ÓPERA - Não basta ler os livros úteis, é necessário estudá-los … pense nisso!

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário