Erros mortais no planejamento de estudos

trapFazer um bom planejamento de estudos não é difícil e está longe de ter de necessariamente ser complicado, cheio de detalhes e altamente abrangente … pode ser assim se o concurseiros quiser ou precisar, mas também pode ser simplificado como o basicão do planejamento de estudos que foquei no artigo publicado dias atrás (LINK).
É muito importante que o concurseiro conheça alguns dos erros mortais mais comumente praticados no planejamento de estudos, que põem a perder qualquer esforço de coordenar os estudos de forma eficiente e eficaz. Vejamos.

1º Errar no “serviço de inteligência” para saber o que estudar.
Um dos principais ingredientes de um planejamento de estudos é saber com exatidão o que deverá ser estudado. É impensável se propor estudar sem saber o que estudar. Erra quem pensa que apenas uma olhada rápida no edital do certame fornecerá todas as informações acerca do que estudar. A falta de uma análise cuidadosa têm duas principais consequências desastrosas:
- Não estudar devidamente os tópicos das matérias listadas no edital;
- Não procurar saber as “entrelinhas” do que estudar.
Muitas vezes as bancas pecam por não buscarem ser claras na listagem de matérias, tópicos e subtópicos que serão cobrados em prova. Nesse cenário é comum de designações curtas esconderem montanhas de matérias. Todo cuidado é pouco.
2º Errar na aferição correda do tempo disponível para estudar.
Chega a ser engraçado como muitos concurseiros são tão otimistas em relação ao tempo que terão disponível para dedicar aos estudos … ou extremamente pessimistas. Não são muitos os que fazem esse levantamento com clareza.
No levantamento do tempo que será dedicados aos estudos é preciso tomar todo cuidado do mundo para não superestimar quanto subestimar esse dado essencial para o planejamento de estudos.
download_baixeagora3º Errar na escolha de material de estudo
Hoje o concurseiro tem a sua disposição uma enorme quantidade de opções de material de estudo para concursos públicos dos mais diversos. Há livros, cursos em PDF, cursinhos presenciais e online, mapas mentais, ufa, muita coisa disponível torna a escolha do que utilizar nos estudos mais difícil e importante.
Ao utilizar material de estudos que não seja o mais adequado o concurseiro desperdiça dois recursos preciosos, seu dinheiro e tempo. Se o dinheiro poderá faltar depois para comprar material de estudo mais adequado, não há o que fazer com o tempo que foi investido no estudo com o material menos adequado … e isso é um grande problema.
RESUMO DA ÓPERA - É muito fácil incorrer num desses erros mortais com altíssimo potencial de por a perder qualquer planejamento de estudos. Descuidos bôbos, pressa ou mesmo desatenção são convites abertos para erros. Portanto, quando planejando seus estudos tenha sempre em mente que todo cuidado e atenção são mais necessários que nunca!

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário