Desvendando o edital - 10 dúvidas respondidas

|
desevendando-e-entendendo-o-edital-para-nao-perder-o-concursoO documento oficial que regula o concurso público é o Edital. Todas as regras do concurso estão nele. O primeiro passo do concurseiro para ter sucesso na competição, é ler e entender o edital. Separamos 10 perguntas e respostas importantes a serem observadas nos editas para quem quer passar em concurso.
 
1. Porque ler o edital do concurso?
Ler o edital é investimento, e não perda de tempo. Já imaginou se preparar muito para o concurso e não poder fazer as provas, por não atender determinado requisito publicado no edital, como por exemplo, a cor especificada da caneta para preencher o cartão-resposta?


2. O que fazer se há termos que não conheço no edital?
Algumas informações nos editais não são dadas diretamente, como por exemplo, quando a contratação ou seleção do concurso é baseada em determinada lei. Procure informações sobre do que trata a lei. Em outros casos, use um dicionário. Não ignore este ponto, pois pode ser restritivo a sua participação no concurso ou a sua efetivação no cargo.

3. Este é o cargo que eu quero?
Muitos concursados, depois de empossados desistem de seus postos por não terem compreendido bem quais as atribuições do cargo em concurso. Seu perfil se choca com a dinâmica do trabalho ou mesmo a remuneração não corresponde. Então, entenda quais tarefas serão esperadas dos aprovados no concurso, local de trabalho e salários e se você se adequa a elas e elas a você.

4. O que eu preciso saber para fazer minha inscrição no concurso?
Além dos prazos, o edital também informa: de que maneira e onde deverão ser feitas as inscrições, se presencialmente ou pela internet; os horários de atendimento e o fuso horário, se será pelo horário do local ou de Brasília; qual será o custo da taxa e como quitá-la, se por boleto, GRU, se aceita transferência, cheque ou somente em espécie; se há determinada instituição bancária para receber, etc. Portanto, fique atento aos procedimentos: cada concurso tem o seu.http://bit.ly/18etFKi

5. Quando acontecerão as atividades do concurso?
Não perca prazos nem atualizações sobre o seu concurso. Imprima o cronograma que vem no edital e tenha-o sempre visível. Acompanhe as notícias do concurso de perto ficando alerta para qualquer possível alteração de datas.

6. Eu poderei assumir a função se passar no concurso?
Outra decepção pode acontecer se você for aprovado no concurso e deixar de ser nomeado por não ter um documento ou condição exigida, tais como: CNH categoria “X”; idade mínima; experiência anterior comprovada, escolaridade, etc. Para não passar por isso, liste todos os requisitos exigidos no edital do concurso e vá conferindo, um a um se você os preenche.

7. Qual a importância de saber a organizadora do concurso?
As organizadoras de concurso têm características próprias para realizar os processos seletivos. Saber quem vai cuidar da execução poderá ajuda-lo a se preparar baseado em outros certames realizados pela mesma entidade. O edital publica qual será a organizadora do concurso. Procure esta informação e saiba como atua a organizadora do seu concurso.

8. O que o edital do concurso pode me dizer sobre as provas?
O edital discrimina o tipo de prova e etapas do concurso. Você fica sabendo se vai fazer prova objetiva, se é de múltipla escolha ou de certo ou errado, quantas questões sobre quais disciplinas, qual o peso de cada uma; se haverá prova discursiva e de qual tipo; se vai haver avaliação de títulos, de aptidão física e /ou psicológica, curso de formação, análise social, em qual ordem cada etapa acontece e se são eliminatórias e/ou classificatórias.

9. Como o edital me ajuda a fazer as provas do concurso?
Saber o tipo de prova e qual é a organizadora ajuda a dirigir a preparação. Saber o peso das disciplinas, ajuda na hora de decidir a quais questões dedicar mais tempo, se for preciso escolher. Saber notas mínimas, pontos de cortes ou percentual de acertos, também. Saber quais etapas do concurso são eliminatórias pode dar o foco à preparação, física, psicológica.

10. Depois das provas o edital ainda pode ser útil ao meu concurso?
Sim, Pode. O edital vem dizendo como proceder e quando impetrar recursos no caso de discordância do resultado de qualquer etapa do concurso. É seu direito. Não esqueça!
 
 
Fonte: Até Passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário