Como estudar matérias que já estamos “carecas” de saber? – PARTE 1

stock-footage-tired-female-student-with-books-isolatedUma concurseira leitora do blog nos enviou a seguinte dúvida:

“Sei que a aprovação leva tempo, entretanto por já ter feito muitas aulas de português, informática e constitucional não consigo mais estudar essas disciplinas, pois sinto-me desmotivada.
Entendi que preciso encontrar um novo método de estudo ou aprimorar o que estou fazendo.
Minha dúvida é como fazer para estudar se toda vez que vou iniciar novos estudos sinto que já estudei aquilo.”


Quem estuda sério para concurso, na certa, já chegou ou ainda chegará nesse ponto, em que a sensação de saber tudo sobre determinada matéria acaba te desmotivando a continuar estudando o assunto.
No entanto, perceba que na hora da prova, por mais que você saiba aquele conteúdo “de cor e salteado”, acaba caindo na famosa pegadinha da banca, o que te leva a perceber que, por mais que saiba tal matéria, há sempre um ponto a ser revisto, relembrado, reaprendido!
Não é porque já estudamos determinado conteúdo inúmeras vezes, que devemos desistir dele.
Mas, como a própria concurseira da pergunta colocou, para que possamos continuar vendo e revendo conteúdos já saturados, é preciso inovar!
Eu já possuo um método de estudos que funciona e não pretendo mudá-lo por enquanto. Mas para essas matérias de sempre, aprendi a inovar estudando por outros livros. O melhor exemplo é o Direito Constitucional. Por mais que eu já esteja cansada de estudar Direito Constitucional, toda vez que compro um livro novinho dessa matéria para ler, me dá um ânimo como nos tempos de escola. Quando eu era criança, odiava estudar (confesso!), mas todo início de ano eu adorava comprar materiais novos, cadernos, canetas, pastas e livros! Isso me dava um estímulo incrível: eu começava o ano muito bem, com o livro e o caderno caprichados, a letra bonita, notas boas… mas depois que o material deixava de ser novidade, minha graça pelos estudos também acabava!
pontoNos estudos para concursos acontece o mesmo. Quando compro novos materiais (também vale pegar livros emprestados, estudar em outro curso, partir para livros em áudio, etc.), o ânimo para estudar aquela matéria reaparece como nunca! E além disso, novos livros/materiais podem conter informações que outros livros/materiais não traziam. Comigo essa técnica funciona muito bem.
Outra dica que dou, relacionada a métodos de estudo, seria reformular o seu quadro de estudos (todo concurseiro deve ter seu quadro de estudos!), distribuindo as matérias saturadas em menos horários, fazendo uma proporção: importância da matéria para o concurso x conhecimento da matéria.
Se a matéria que você já não agüenta mais não é das mais relevantes para a prova, quando faltarem poucos meses para o concurso, passe a estudar somente com a resolução de questões. Assim, você revê todo o conteúdo sem precisar ler a teoria e ainda se acostuma com as pegadinhas das bancas, que geralmente são as mesmas. Se no seu caso não há concurso em vista, passe uns três meses somente resolvendo os exercícios, até que você sinta falta da teoria. O que não dá pra fazer de jeito nenhum é deixar a matéria de molho.
Outro detalhe que parece bobo, mas que funciona, é modificar o ambiente de estudos. Isso mesmo, troque a escrivaninha de lugar, sente em outra mesa na biblioteca, estude em outro ambiente da casa.
Desse modo, a única coisa que permanecerá a mesma será a matéria. Todo o resto será novidade: o material, o curso, o professor, o local da mesa… Novos ares são sempre bem vindos!
RESUMO DA ÓPERA - Se você já não aguenta mais estudar determinada matéria, busque novos materiais, novos métodos de estudo, novos cursos, novos professores, novos ambientes, até mesmo diminua um pouco o ritmo de estudos desse conteúdo, mas jamais perca o contato com a matéria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário