CUIDADO AO CRIAR EXPECTATIVAS – 2

 

 

Há alguns dias escrevi sobre os diferentes tipos de expectativas criadas pelos concurseiros em quem os cerca, seja proposialmente ou não (LINK). Hoje falarei sobre os potenciais riscos e problemas dessas expectativas para o concurseiro e seus esforços para estudar o melhor que pode para concursos públicos.

Criar expectativas é sempre algo muito complicado. Como disse anteriormente, expectativa é o estado de “quem espera algum acontecimento, baseando-se em probabilidades ou na possível efetivação do mesmo”. Temos expectativas de sucesso e de derrota, aquelas criadas naturalmente e propositalmente. No final todos que cercam o concurseiro esperam alguma coisa deles, muitos um sucesso retumbante, rápido e avassalador … outros derrotas e decepções.
Expectativas desembocam em cobranças, sejam diretas ou veladas, afinal de contas quem tem expectativas que vê-las se tornarem realidade. Só que em se tratando de concursos públicos as coisas não correm tão rápido quanto muita gente queria, concurseiros incluídos, é um esquema de cozimento em banho maria, algo lento e demorados, ou seja, é o ambiente diametralmente oposto daquele apreciado pelas expectativas … olha o conflito.
Mas você ainda não passou?” … essa pergunta tão famosa, comum e odiada por quem estuda para concursos públicos nada mais é que a frustração por expectativas que não são satisfeitas no curtíssimo prazo. O mais interessante é que essa pergunta exprime tanto expectativas de sucesso quanto de insussesso, mas que no fundo exige algo que quem estuda para concursos públicos não pode dar … rapidez na apresentação de resultados.
Família cobra, amigos cobram, vizinhos cobram … até conhecidos e amigos que também estudam para concursos públicos cobram pelas expectativas frustradas. Isso se traduz em pressão sobre o concurseiro, que não pode se deixar levar e orientar seus estudos com base nisso, uma vez que apenas irá se desesperar e tornar as coisas ainda piores.
Estudar para concursos públicos é entrar numa longa fila pela aprovação, que anda tão lentamente quanto uma fila de banco lotado numa tarde de quinta-feira na primeira semana do mês. Essa fila não andará mais rápido cobrem o quanto cobrarem, pressionem o quanto pressionarem, o concurseiro se cobre o quanto quiser. Ela tem seu próprio tempo e não se importa em frustrar expectativas.
A regra é evitar criar expectativas, simples assim. Expectativas criadas propositalmente devem ser evitadas a todo custo … e isso não é um grande problema para quem está comprometido com isso. Já as expectativas criadas naturalmente muitas vezes não podem ser evitadas, mas podem ser anuladas com uma dose de ceticismo e muito “bico calado” por parte do concurseiro.
RESUMO DA ÓPERA - Expectativas são um problema uma vez que uma vez frustradas fazem as pessoas não terem pena ou mesmo respeito pelo concurseiro. Lidar com suas conseguências é complicado e difícil, por conta disso a melhor estratégia é procurar criar expectativas, assim se evita as consequências minimizando as causas.
CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário