É dia de prova e deu branco?

Amigos leitores do Blog, quem nunca passou pelo famoso “branco em um prova”, seja ao prestar um concurso, seja no vestibular, seja em uma prova na escola?

Esta é uma situação que nos gera mais nervosismo e se não soubermos lidar com ela podemos acabar minando nossas chances de alcançar a nomeação, pois quanto mais deixarmos nos dominar pelo sentimento de medo e nervosismo, mais tempo perdemos na execução da prova, e demoramos a retornar a um estado satisfatório para realização do teste.

Diante disso segue abaixo algumas dicas simples e úteis para o branco ir embora, ou no mínimo não atrapalhar nosso desempenho.
1º Não tenha Pensamentos negativos
Sim, difícil, mas necessário. O primeiro pensamento ao vir o branco é de certo desespero, mentalmente começamos a dizer: “Não consigo lembrar, que droga, não vou conseguir lembrar” ou até mesmo alguns começam a falar mal de si mesmos pelo esquecimento. Este é um pensamento que desencadeia toda sensação de mal estar que o branco nos trás, e nos leva a um estado de tensão muito grande dentro da prova, o que pode gerar mau desempenho em outras questões que sabemos.
2º Pense positivamente
Se não pensar negativo é o primeiro ponto para resolver esse problema, pensar positivamente é o segundo passo. Neste momento temos que trazer a mente que estudamos e que o conhecimento esta lá, e nos tranquilizarmos. Pense da seguinte forma: “Eu estudei e sei essa questão, é só questão de tempo e a resposta virá à minha mente.” Ou “Eu estou preparado para isso não preciso ficar nervoso que logo vou responder”. Estas afirmações nos manterão no estado de confiança adequado para continuar bem.
3º Tente eliminar focos físicos de tensão
Se nosso estado mental é muito importante, também temos que evitar que nosso corpo nos pressione. Por esta razão, ao chegar o branco, relaxe e tente cortar qualquer tipo de pressão física, solte um pouco o tênis se estiver apertado, desaperte o cinto, arrume a camisa se estiver pressionando o pescoço, estique os braços para cima como se fosse alongar. Isto vai ser bem útil.
4º Respire fundo e levante a cabeça
Depois da etapa três, controle sua respiração da melhor forma e respire fundo nesta hora, pois o cérebro precisa de maior oxigenação para manter a tranquilidade, e não mantenha a cabeça abaixada neste momento, pois isso pode gera maior estado de tensão. Assim levante a cabeça e mantenha-a erguida, este ato por si só já nos leva a um estado de confiança.
5º Pule a questão e continue a fazer a prova
Esta é a mais importante das dicas, se não vier a resposta não fique batendo cabeça naquela mesma questão, passe para a próxima, e verá que durante a execução da prova, naturalmente a resposta virá, mas mesmo que não vier, você respondeu um grande número de questões que com certeza podem gerar tua aprovação.
RESUMO DA OPERA - Branco é algo normal e natural para a grande maioria dos concurseiros, então o que nos resta, é saber lidar com ele da forma mais tranquila possível, e nos mantermos confiantes nesta hora tão difícil que é a prova.
Marlon Bibano Ribeiro é o “Mister M dos Concursos Públicos”.
 
 
Font: Blog do concurseiro solitário

Nenhum comentário:

Postar um comentário