O QUE NOS FAZ LEMBRAR A MATÉRIA ESTUDADA?



Um assunto de grande interesse para quem estuda para concursos públicos é saber por que acabamos por lembrar de algumas informações na hora da prova e outras não lembramos. Ou seja, o que determina a nossa capacidade de formar memórias e de evocá-las?

Dentre os vários aspectos que podem ser considerados, o tema que pretendo abordar neste texto - obviamente no sentido de lhe auxiliar a lembrar o que precisa no momento da prova, trata-se de um estudo com qual tive contato ao estudar livro de autoria do psicólogo cognitivo americano Daniel Schacter, desenvolvido em função de uma pesquisa sobre a eficácia da memória. Nesta pesquisa foi analisado, com o uso de exames de imagens, o funcionamento do cérebro de um grupo de pessoas que tomavam contato com determinadas informações e depois foram submetidas a testes para avaliação memória e evocação.


Com isso, chegou-se a duas importantes constatações. Uma primeira foi de que havia ocorrido uma intensa atuação de uma área do cérebro correspondente ao lobo frontal inferior esquerdo. A segunda foi que houve a realização de atividades cognitivas de natureza associativa (SCHACTER, Daniel. "Os sete pecados da memória". Rio de Janeiro: Rocco, 2003, p. 41).

E como estas constatações podem lhe ajudar a você nos estudos e nas provas de concursos públicos?

Bem, o primeiro aspecto relevante é que a mencionada área do cérebro ativada tem grande importância na atenção e concentração. E isto significa que o nível de concentração quando estamos estudando é determinante para a eficácia da memorização desta mesma informação.

Por isso, concentração é fundamental não apenas para que você consiga captar as informações estudadas e entender o conteúdo, mas também para memorizar de forma eficaz e lembrar no momento da prova.

O segundo aspecto importante tem relação com a ideia que venho chamando de liga cognitiva-associativa. Trata-se do quanto relacionamos as novas informações estudadas com o que já temos intelectualmente apropriado em termos de memórias formadas.

E para explicar este fenômeno existem diversos fundamentos. Um destes envolve a lógica do processo de aprendizagem segundo Jean Piaget, conforme o qual esse se dá pela checagem da nova informação com o que temos (assimilação) e, em seguida, a partir daí, da compreensão do novo (acomodação).

Para esta estratégia de estudo, envolvendo a lógica associativa, você pode adotar trabalhar com dois caminhos. Um relacionando com o sentido lógico do próprio conhecimento estudado e outro adotando técnicas as mnemônicas puras.

No primeiro caso você procura compreender a informação a partir das suas verdadeiras premissa. Por exemplo, ao estudar Direito Constitucional, procura entender que a classificação das constituições quanto à mutabilidade (em rígida, semi-rígida e flexível) decorre do conceito de poder constituinte derivado, o que, portanto, exige a compreensão prévia do conceito de poder constituinte derivado.

Já no segundo caso, do uso de técnicas mnemônicas puras, você por exemplo poderia criar um acrônico, envolvendo como a criação de palavras a partir as iniciais de outras. Tipo, no caso do conceito anterior, "RSF" para memorizar as espécies de constituições quanto à mutabilidade (o que significaria rígida, semi-rígida e flexível).

De qualquer forma, considerando o objetivo do presente texto, o mais importante é que se entenda que a eficácia da apropriação intelectual da informação, ou seja, a formação de memórias de maneira eficaz, de modo a ser evocada nas provas, sofre forte influência do nível de concentração no momento do estudo, bem como da relação entre a nova informação e a que você já tem apropriada.

Bom estudo e sucesso em 2013!


Rogerio Neiva

Rogerio Neiva é juiz do trabalho desde 2002. Além disso, é psicopedagogo e possui pós-graduação em administração financeira. Atua como professor de cursos preparatórios.








Sabia que PORTUGUÊS é a matéria que mais Detona com candidatos nas Provas????????????

Por isso PREPARE-SE!!! E faça ATUAL CONCURSOS.
O curso que cabe no seu bolso.

Foto: http://atualconcursos.com/detalhes/57/Curso_de_Redacao_para_Concursos/
Conteúdo programático
O curso disponível objetiva levar ao aluno os tópicos mais relevantes na disciplina de Redação para Concursos através da Profª Rafaela Motta,com uma abordagem simples e objetiva atacando os principais pontos da prova.

CONTEÚDO : 

- Dissertação; 
- Introdução;
- Desenvolvimento;
- Conclusão e aspectos Gerais ;
Foto: A melhor isolada online de Português . Acesse www.atualconcursos.com

Foto: www.atualconcursos.com
'Escrivão de Polícia Federal' | Prepare-se para o concurso 'Escrivão de Polícia Federal' 100% Online


Assista Uma aula Grátis







Nenhum comentário:

Postar um comentário