Não seja um concurseiro engessado

É engraçado como muitos concurseiros acham que uma boa estratégia de estudos é aquela que depois de feita é seguida à risca faça sol ou faça chuva, doa a quem doer, custe o que custar. Só que essa crença não poderia ser mais equivocada.
Estava lendo ontem uma matéria muito interessante na seção de concursos e empregos do portal de notícias G1 sobre trajetória de um rapaz que após três tentativas passou em primeiro lugar no concurso para oficial da PM de São Paulo, concurso concorridíssimo (LINK). Nessa matéria ele conta como ao longo do tempo foi adaptando sua estratégia e planejamento de estudo, como foi crescendo como concurseiro, até que conseguiu passar.



Gente, concurseiros devem evoluir, necessariamente. Concurseiro que não evolui terá de se esforçar muito mais e por mais tempo que o necessário para passar em concursos públicos. Usando uma metáfora para facilitar o entendimento do que quero dizer, é como se mudar para uma nova cidade. No início você sabe que o caminho de sua casa até seu trabalho é indo pelas ruas X, Y, Z e W, trajeto que demora tantos minutos. Se você não procura conhecer melhor a cidade e se adaptar, não descobrirá que poderá fazer o mesmo trajeto pelas ruas A, B e C em metade do tempo!
Concurseiros devem ser como a água. No longo prazo nada segura água. De uma forma ou de outra ela encontra um jeito de vazar. Se não houver pequenas brechas, ela criará pequenas brechas. Chuvas finas e constantes desmoronam montanhas e encostas, levem “água abaixo” diques e barragens, cavam rochas duras.
Ajustar estratégia e planejamento de estudos é eliminar o que não deu certo e adotar novas possíveis soluções, dinamizar processos, procurar soluções, melhorar o que está apenas bom. Concurseiros engessados sofrem com sua falta de mobilidade, penam com velhas soluções pouco eficientes, vêm o tempo passar e o rendimento não melhorar.
RESUMO DA ÓPERA - Seja flexível, concurseiros, abrace o que dá certo, procure o que dá mais certo ainda e evolua deixando para trás o que precisa ser deixado para trás.
CHARLES DIAS é o Concuseiro Solitário.





Promoção de Cursos preparatorios para Concursos



Nenhum comentário:

Postar um comentário