Veja como se preparar para concurso mesmo com pouco tempo de estudo


Por Lia Salgado

Lia alerta que os candidatos devem começar a estudar o mais rápido possível. "A primeira providência, não só para você, mas para todos os candidatos que estão com concursos com prova marcada, é retomar os estudos. As festas de fim de ano já acabaram."

A prova do concurso do TRE-SP acontece em março e Lia indica que Adailton separe 3 horas em todas as noites e as manhãs de sábado para o estudo. "Todo esse tempo deve ser dedicado às matérias que vão ser cobradas no seu concurso. No sábado, à tarde você pode resolver provas anteriores da banca. Isso é superimportante para se familiarizar com a cobrança na hora da prova", ressalta.


Para ela, outro ponto importante é investir na preparação durante o carnaval. "Isso é um bônus de estudo", afirma. E Lia completa: "Se você realmente tem um projeto sério de ser aprovado, esqueça a diversão. Aproveite o carnaval para aprofundar as matérias que tiver mais dificuldade. Eu mesma já gastei dois carnavais estudando contabilidade e digo que valeu a pena."

Nas duas últimas semanas, a especialista indica a revisão das disciplinas que já foram estudadas. Na véspera da prova, o candidato não deve rever nenhum conteúdo. "É importante descansar o cérebro para estar inteiro com boa qualidade, para resolver a prova no dia D", alerta.

Caso o candidato não seja aprovado, a dica de Lia é continuar a estudar. "A questão é você retomar os estudos das matérias básicas, mesmo antes de um novo edital, para estar bem qualificado para um concurso futuro."

Vagas de formação técnica
Os internautas Wesley Oliveira e Bruno Mascarenhas perguntam se pessoas com graduação de bacharelado podem concorrer a vagas que exigem formação técnica.

"É claro que se o edital exige formação e conclusão de curso de nível técnico é razoável imaginar que quem não tem esse certificado ou diploma talvez encontre problemas", ressalta Lia.

A especialista sugere que os candidatos analisem a grade curricular e quais matérias são cursadas no curso técnico exigido no edital e comparem com a grade curricular da faculdade. "Se você efetivamente cursou aquelas matérias do curso técnico eu acho que tem grandes chances de ter o seu diploma aceito. Você pode tentar isso junto a instituição. Se não conseguir espontaneamente que a instituição aceite, você pode pedir auxílio ao Judiciário e existem vários casos em que as decisões foram favoráveis ao candidato. Agora é preciso estar preparado para não se frustrar. Pode ser que seu diploma não seja aceito."

Já o internauta Roberto Silva fez uma pergunta sobre a formação exigida no concurso da Petrobras. Ele quer saber se um contador que possui nível superior pode concorrer às vagas destinadas a pessoas que tenham curso técnico em contabilidade. "Eu mesma mandei um e-mail para a Petrobras e a resposta foi curta e seca. O candidato, para cumprir os requisitos exigidos no edital de abertura para investidura do cargo, terá que ter diploma ou certificado de técnico em nível médio enquanto habilidade", diz Lia.

Organização dos estudos e da prova
O internauta Jorge Chodoma tem dúvidas sobre como estudar matérias teóricas e controlar o tempo da prova. "Gostaria de saber qual a melhor forma para resumir matérias mais teóricas como legislação previdenciária, direito previdenciário e conhecimentos bancários. Quanto a duração da prova e o controle do tempo, como não deixar que isso não atrapalhe na hora da prova e deixe o candidato mais nervoso. Por último, já ouvi que se deve começar a prova pela matéria com a qual você tem mais afinidade, então, por onde começo?"

Segundo Lia, as fichas de resumo funcionam da mesma maneira para todas as matérias. "Em algumas a gente pode fazer quadros, se a matéria for muito teórica tente extrair um título para cada ponto e colocar uma anotação ao lado com uma observação. Isso é só um lembrete e não o conteúdo todo da matéria. É para usar depois em uma revisão."

Para estudar leis, a especialista indica o uso de anotações junto ao texto da lei. "É importante, de vez em quando, você reler o texto frio da lei. E é ótimo que cada vez que você releia você leia as anotações como se fossem uma cola para a prova", afirma.

Já para administrar o tempo da prova, Lia ressalta a importância de fazer exames anteriores e simulados com tempo controlado. "Concurso público também é amadurecimento emocional", alerta.

Uma semana antes da aplicação da prova, sabendo o tempo de duração e o número de questões de cada matéria, a especialista sugere que o candidato determine um tempo limite para cada disciplina, de acordo com a dificuldade.

"Na primeira passada da prova é importante que leras questões marcar o que sabe e seguir adiante. Não fique patinando. Não gaste todo o tempo que você vai dedicar para cada disciplina neste primeiro momento. Reserve um pouco para voltar para as questões mais difíceis. Isso costuma funcionar, é uma questão de treino", relata Lia.

Para evitar o nervosismo, a dica de Lia é iniciar a prova pela matéria em que o candidato tem mais segurança. "Quando o fiscal diz que a prova começou acontece um pico de adrenalina e se você já se desparar com questões que não sabe como resolver, isso pode desestabilizar para todas as disciplinas. Comece pela matéria que você está mais seguro. Esse pico de adrenalina cai naturalmente e você vai ter mais serenidade para enfrentar todas as outras questões."

* Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário