Planejamento de estudos para concurseiros - PARTE 1



 Afinal de contas, o que é esse tal de planejamento e o que tem a ver com estudar para concursos públicos? Essa é uma pergunta muito pertinente e que merece uma resposta trabalhada, algo filosófica e até um pouco literária por conta de sua amplitude. Vamos lá.

Dizem muitos que planejar é na verdade o casamento entre a arte e a técnica. Algo que para ser bem feito necessita tanto do domínio de métodos e práticas, quanto da sensibilidade para saber como, quando e o que fazer. Muitos também creem que um bom planejamento equivale a realizar metade do que se quer fazer ou alcançar metade do que se tem como meta, enquanto um planejamento mal feito ou inexistente é no mínimo tomar o caminho mais longo, tortuoso e penoso para se chegar a algum lugar ou um atalho para o desastre. Concordo com tudo isso.

Uma definição de dicionário de planejamento diz que o mesmo se trata do trabalho de preparação anterior ao início de qualquer empreendimento, segundo roteiros e métodos determinados. Mas melhor que uma definição seca de dicionário, nada melhor que um exemplo "prático" para entender de uma vez por todas o que é planejamento. Vamos lá.

"Um dia um garoto de 12 anos entra num bordel arrastando um gato morto por um barbante. Ele coloca uma nota de 50 no balcão e diz:

- Quero uma mulher!

A cafetina, olhando para ele, responde:

- Você não acha que é um pouco jovem para isso?,

Ele baixa uma segunda nota de 50 no balcão e repete:

- Quero uma mulher!

- Tá certo, responde ela. Senta aí que vem uma dentro de meia hora.

Ele põe outra nota de 50:

- Agora! E ela tem que ter gonorréia!

A cafetina começa a perguntar por que, mas ele deixa mais uma nota de 50 e repete:

- Gonorréia!

Alguns minutos depois chega uma mulher. Eles sobem a escada (ele arrastando o gato morto). No quarto ela faz seu trabalho. Quando eles estão saindo, a cafetina pergunta:

- Tudo bem, mas por que você queria alguém com gonorréia?

- Quando eu voltar para casa, eu vou transar com a babá, e quando o papai voltar para casa, ele vai levar a babá para casa dela e vai transar com ela. Quando ele voltar para casa, vai transar com a mamãe e amanhã de manhã, depois que o papai sair para o trabalho, a mamãe vai transar com o leiteiro. E o leiteiro é o desgraçado que atropelou meu gato!"

Encontrei essa piadinha muito didática sobre o que é planejamento na Internet quando pesquisava sobre o assunto na época em que começava a estudar para concursos públicos.

Qual é seu objetivo como concurseiro? Passar em concursos público e ser empossado servidor público, óbvio. Como você fará isso? Estudando, mais óbvio ainda. Agora, aqui que mora o perigo ... estudando muito de forma inteligente ou estudando muito, muito, mas muito mesmo de forma burra? Se você escolher a primeira opção, necessariamente terá de planejar seus estudos.

Planejar os estudos é utilizar métodos e mecanismos para saber exatamente o que estudar, quando estudar, com que material estudar, onde estudar e o quanto estudar. Quem estuda de forma planejada não perde tempo, estuda mais e melhor ... ponto final!

RESUMO DA ÓPERA - Existe uma frase muito interessante atribuída à John J. Beckley, primeiro bibliotecário da biblioteca do congresso dos EUA, que serve como uma luva para a realidade de estudar para concursos públicos ... "A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar". Hoje você aprendeu o que é planejamento em termos gerais e o que é planejar os estudos. Nas próximas partes dessa matéria especial, você aprenderá muito mais sobre o assunto.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.


 
Por Concurseiro Solitário   
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário