Recentemente uma concurseira leitora do blog comentou algo muito interessante que aterroriza um sem número de concurseiros:
“Sempre fico nervosa quando vai acabando o tempo olho para o lado e vejo que estou ficando na sala.”
Que jogue a primeira pedra o concurseiro que nunca sentiu uma pontinha de desespero quando dando uma olhada para os lados na sala de prova nota que o número de carteiras vazias está se tornando maior que o de ocupadas … e mal resolveu metade da prova! Digo isso com conhecimento de causa!
Pois bem, esse desespero é natural, como não poderia deixar de ser, afinal de contas quando a sala de prova vai ficando vazia nossa impressão pra lá de irracional é que todos já gabaritaram a prova e estão indo para casa organizar a documentação para tomar posse, e que quem fica na sala são os concurseiros despreparados que não têm condições de resolver rapidamente todas as questões da prova. Afff … esse nosso lado irracional é muito … irracional mesmo!
Em termos de tempo de sair da sala de prova temos, basicamente, quatro grupos de concurseiros:
Os primeiros a sair - Aqueles que saem assim que podem porque não estudaram nada, não querem perder seu tempo ali ou apenas estão fazendo a prova para cursinhos (ou fraudadores);
Os que saem até a metade do tempo de prova - Em geral são os que estudaram pouco, fizeram o que sabiam e sabedores de que ficar olhando para a prova não irá resolver muita coisa partem para atividades mais interessantes;
Os que saem faltando por volta de uma hora para o final do tempo de prova - Também em geral, são aqueles concurseiros que estudaram seriamente para o certame, responderamo que sabiam e depois do dever cumprido dão a batalha por terminada;
Os retardatário que praticamente somente entregam a prova na marra - E tem também um pequeno grupo que lança mão de virtualmente todo o tempo disponível para fazer prova, sem se importarem se serão os últimos a saírem da sala, porque o que querem é fazer o melhor possível e maximizar suas chances de acertar o máximo de questões.
Tradicionalmente os dois primeiros grupos representam pelo menos metade dos concurseiros em salas de prova e debandada pode ser impressionante. Quando isso acontece o concurseiro sério que se sente abalado deve se perguntar o seguinte … “No que isso atrapalha minhas chances de ir bem ou mal nesse certame?”. A resposta, obviamente, é um óbvio e ululante NADA! Então porque se preocupar?!
Agora,e quando a preocupação vem do esvaziamento da sala de prova na última hora do tempo disponível? Também não há porque se preocupar pelo simples motivo que cada concurseiro tem um tempo de fazer as coisas. Por exemplo, há diferentes modos de preencher o gabarito. Alguns preenchem o gabarito apenas depois de responder e revisar toda a prova. Outros preenchem a cada questão que respondem. Alguns preferem preencher em blocos. E, claro, cada jeito demanda uma quantidade de tempo distinta. Logo, quem demora mais ou menos para sair da sala de prova na hora final necessariamente não é porque sabe mais ou menos … na verdade não tem nada a ver.
RESUMO DA ÓPERA - Concurseiros, não ter estudado com seriedade é motivo para desespero. Sala de prova esvaziando não!
CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.
FONTE: BLOG DO CONCURSEIRO SOLITÁRIO
Sabia que PORTUGUÊS é a matéria que mais Detona com candidatos nas Provas????????????
Por isso PREPARE-SE!!! E faça ATUAL CONCURSOS.
O curso que cabe no seu bolso.
Assista Uma aula Grátis
Fan Page: http://www.facebook.com/atualconcursos
Nenhum comentário:
Postar um comentário