Você já reparou como o comércio vem se ampliando no mundo dos concursos? Cada vez mais surgem cursinhos preparatórios, na minha cidade que há cinco anos não havia nenhum hoje tem três.
Além disso, há uma disponibilidade imensa de materiais que são distribuídos gratuitamente, na internet. Não bastasse ainda temos inúmeras obras motivacionais, que trazem métodos de concentração, dicas de estudo, os sete erros que não se pode cometer e blá, blá, blá.
Não posso ser hipócrita e negar que já utilizei muito desses materiais. Tenho muita apostila que baixei grátis na internet, bem como já li muito livro motivacional após uma “derrota”, mas é preciso tomar cuidado com a grande quantidade de oferta que temos.
Eis os perigos existentes:
MITO - Muitos concurseiros (normalmente os iniciantes) acreditam sua aprovação depende de um curso preparatório.
VERDADE – Os cursinhos ajudam SIM, entretanto não são imprescindíveis. É possível conseguir a aprovação sem frequenta-los, tendo bons livros, focados na matéria do certame e muita determinação para cumprir o horário de estudo. Inclusive, de pouco adiantará frequentar um cursinho se você não se dedicar a reler o que aprendeu e fazer exercícios. A diferença para chegar na aprovação está naquilo que fazemos fora da sala de aula.
MITO – Quanto mais material tiver, melhor será minha aprendizagem.
VERDADE – Devido a facilidade de informação que existe hoje buscamos acumular muitas apostilas e compramos diversos livros, mas é preciso prestar muita atenção na qualidade desses materiais, se estão atualizados e se abordam exatamente o que precisamos saber para o certame. O importante é possuir uma doutrina de qualidade, se for investir dinheiro é melhor pagar mais pelo melhor, o “meia boca” não serve!
VERDADE – Normalmente encontrava nesses fóruns muita gente se dizendo boa, garantindo sua aprovação antes mesmo da prova, e isso me desmotivava. Acabava perdendo tempo com as suposições dos concorrentes ao invés de ir estudar.
MITO – Preciso de apoio da família e amigos para estudar, tenho que estar sempre lendo um livro com dicas, ou vendo depoimentos de outros concurseiros que já foram aprovados.
VERDADE – Já li muito livro de auto ajuda quando reprovada em provas e pedi muito conselho e apoio para os meus amigos, não quero desmerece-los pois foram de grande importância. Mas, é preciso considerar que nem sempre terá alguém gritando na linha de chegada: Corre, corre que você vai conseguir… e assim, tenho que a maior motivação tem que vir de dentro de nós – por ser o maior sonho, a maior meta – e não de elementos externos.
Aquilo que se lê no livro de auto ajuda com o passar do tempo acaba sendo esquecido, mas aquilo que carregamos no coração está sempre vivo, pulsando, te fazendo ir em frente.
RESUMO DA ÓPERA - Antes de tudo é preciso se conhecer, ver o que te faz bem, de que forma seu estudo pode ser melhorado e depois eliminar os mitos que só lhe fazem perder seu precioso tempo. Não seja mais um consumidor do mercado concurseiro, busque a aprovação e invista no essencial para isso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário