Dormir bem para aprender melhor

2 - 400x300 - Dormir bem para aprender melhor

Além de comprovar que boas noites de sono contribuem para que crianças e adolescentes tenham disposição suficiente para encarar um dia de aula, estudos recentes destacam que dormir bem é necessário para a fixação dos conteúdos e consolidação do que foi aprendido.



QUESTÕES 75x52QUESTÃO CERTA – Resolva questões de concursos anteriores, de forma gratuita e ilimitada e baixe as provas e gabaritos aqui: http://www.questaocerta.com.br/
A qualidade do sono tem impacto na capacidade de concentração e na memória, o que acaba tendo efeito, cedo ou tarde, no desempenho escolar.
Segundo especialistas, os pais podem constatar com certa facilidade se o filho está dormindo o necessário. A mãe de Ana Carolina de Bona, 14 anos, por exemplo, desconfiava que os hábitos de sono da filha não eram bons desde que ela começou a estudar no período da manhã e passou a acordar às 6h30.

2 - Dormir bem para aprender melhor 2
Foi diante do boletim escolar “crítico” de Ana que a mãe decidiu agir. “Ela passou a ter notas vermelhas e a perder muito a primeira aula. Também estava irritada, mal humorada e tendo dores de cabeça”, conta a empresária Eliane de Bona.
Outros sinais que indicam que o sono não vai bem são a falta de apetite pela manhã e sonolência ao longo do dia, segundo Fernando Louzada, professor do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele comenta que a necessidade de sono varia em cada pessoa, mas a tendência é de o adolescente dormir mais tarde e ter necessidade de dormir por mais tempo.
Confira algumas dicas para garantir uma boa noite de sono:
Prepare-se
O processo do ciclo do sono requer uma fase de relaxamento. Antes de ir para a cama, o jovem precisa estar com suas atividades físicas e cognitivas desaceleradas. É importante estar desconectado do computador duas horas antes de se deitar, principalmente evitando jogos que exijam estratégias competitivas.
Cuide da iluminação
A luz do celular ou do tablete é suficiente para que o cérebro entenda que ainda é momento de atividade. A telinha iluminada é capaz de atrasar a produção de melatonina e, com isso, o início do sono. Se ainda não está conseguindo dormir, o ideal é ter uma luz suave no quarto e aproveitar para ler um livro – impresso.
GRUPO 2 70x55
Muito material de estudo GRÁTIS para download no MAIOR e MELHOR grupo do Facebook (mais de 170 mil membros): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/
Alimentação
Refeições pesadas à noite e a ingestão de bebidas estimulantes atrasam a hora do sono ou atrapalham a qualidade do descanso. Refrigerantes com cafeína devem ser evitados antes do início da noite, assim como chás mate, preto, branco e verde.
Hora de acordar
Pela manhã, é importante “avisar” o cérebro que o dia começou. Para isso, basta abrir as janelas ou cortinas para que se tenha acesso à luz da manhã. Um banho também pode ajudar. E não adianta fazer isso apenas durante a semana. O hábito deve ser mantido no fim de semana, caso contrário, os primeiros dias da semana serão sofridos para retornar à rotina.
Bons hábitos
Por falar em rotina, ela é importante especialmente para os mais jovens. Se a hora de ir para a cama se aproxima, um ritual deve ser frequente. Colocar o pijama, escovar os dentes, ler um livro ou ouvir histórias são ações que criam um clima favorável para dormir. Tudo deve ser harmonioso. Se esse momento for de briga e reclamação, provavelmente será ainda mais difícil pegar no sono.
Fonte: Gazeta do Povo e gabarito final

Nenhum comentário:

Postar um comentário