Concurseiros novatos e veteranos


dor-na-coluna-fases-da-vidaUm dos projetos para esse ano no blog que começa a ser colocado em prática hoje é o lançamento de duas colunas … uma de dicas para concurseiros novatos que será publicada toda terça-feira e um outra voltada para concurseiros veteranos que será publicada às quinta-feiras. A ideia é dessas colunas serem 100% práticas, com dicas realmente pertinentes e importantes para quem está nessas diferentes fases da jornada “concursídicas”.
Uma rápida pesquisa no Google com as palavras “dicas+concurseiros” resultará em quase meio milhão de resultados … é muita coisa. Há dicas das mais diversas e para os mais diferentes gostos. Simples e complexas, práticas e não tão práticas assim, centradas ou viajantes, específicas e gerais. Quando concurseiros buscam dicas na Internet acabam não ativando em si um filtro muito importante que seleciona aquelas pertinentes ao seu  momento como concurseiro.


É muito importante ter em mente que concurseiros novatos e veteranos têm necessidades muito distintas, inclusive quando o assunto é dicas para estudar mais e melhor. Acaba sendo bobagem tentar explicar essa diferença de necessidade já que é tão óbvia, portanto não insultarei sua inteligência fazendo-o.
Costumo dizer que procurar incorporar em sua realidade de concurseiro dicas não adequadas para o estágio “concursídico” que você está vivendo algo como tentar dançar a noite toda usando um tênis apertado demais … você não dançará como quer, a noite será uma droga e no final sobrará apenas dor e frustração.
Não se engane, usar dicas inadequada para sua realidade concurseira pode causar problemas. Lembro-me de um colega de cursinho pré-vestibular que encanou de estudar matemática usando um livro da matéria específico para o ITA (que tem um dos vestibulares mais difíceis do Brasil) … e ele mal sabia o básico da matéria … no final ele não entendia nada, não conseguia resolver questão nenhuma que encontrava no livro e entrou em parafuso, o que. claro, atrapalhou em muito seus estudos.
Concurseiros veteranos que resolvem seguir dicas específicas para quem está ingressando na guerra dos concursos públicos também incorrem em erro. Por exemplo, uma dica que sempre costumo da para concurseiros novatos … estude primeiro o “ciclo básico”. Para concurseiros novatos não há muito sentido em investir de quatro a seis meses para estudar apenas esse ciclo, é preciso otimizar o uso do tempo com o que mais importa para os concursos que se pretende prestar.
RESUMO DA ÓPERA - Passar em concursos públicos implica em muito mais coisas que qualquer um pode imaginar, inclusive seguir as dicas certas para não ter de dar voltas mais longas do que devia.
CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário


fonte: http://wordpress.concurseirosolitario.com.br/dicas-de-estudo/concurseiros-novatos-e-veteranos

Nenhum comentário:

Postar um comentário