Concursos públicos e vestibulares: 7 dicas de como passar. Confira!

ANCINE 1Conquistar um cargo público é hoje uma das formas mais almejadas para se adquirir estabilidade e boa remuneração profissional. No entanto, o caminho até a aprovação pode ser longo. Por isso, planejamento é a palavra chave para chegar até a reta final e conseguir a tão esperada vaga. Veja aqui 7 dicas que poderão ajudar nessa busca.


T
Conheça o MAIOR e MELHOR grupo de estudos da internet (mais de 134.000 membros inscritos): https://www.facebook.com/groups/gabaritofinal/
1 - O CONCURSO PÚBLICO DEVE SE TORNAR UM OBJETIVO DE VIDA. Se quiser passar em concursos públicos, você deve transformá-los em seu maior objetivo no momento. Abra mão de uma série de atividades como visitas a parentes e amigos. A preparação exige certa dose de egoísmo. Ninguém fará a prova por você. Você estará lá sozinho. Nesse período vão te chamar de chato e antissocial, porém quando alcançar o sucesso, todos elogiarão sua dedicação e força de vontade. Então, mãos à obra: O importante agora é estudar!
2 - SAIBA INVESTIR. 

Não pense em comprar milhares de livros, apostilas e toda a parafernália à disposição no mercado de concursos. Não compre por ser barato; compre por ter um bom texto explicativo, por ser atualizado e por conter questões de concursos. Compare as opções e escolha pelo critério qualidade. Peça opinião ao seu professor quanto ao material que deseja adquirir. Material não é custo, é investimento!
3 - QUANTIDADE NÃO É QUALIDADE. Estudar sempre que pode não significa ler mil páginas por semana. Seja incansável, mas não apressado. Leia com calma, entenda os conceitos, resolva muitas questões sobre cada tema. Preocupe-se em assimilar as informações, não apenas em obtê-las. Assim, seu objetivo deve ser aprender e não acabar o livro. Leia com atenção linha a linha e faça resumos: Apreenda o que você estudou! http://bit.ly/OM7TrH
4 - PARTICIPE DE GRUPOS DE ESTUDOS E/OU FÓRUNS. Procure, nesta etapa de preparação, ter amigos com o mesmo objetivo. Vocês servirão de apoio uns para os outros e poderão se reunir para discutir exercícios. Se você não conhece mais ninguém que irá fazer o mesmo concurso que você, não se preocupe! Hoje em dia temos uma ótima opção para discutirmos diversos assuntos com pessoas de vários locais diferentes: os fóruns. Nestes você encontrará muita coisa boa, como questões de concursos, provas anteriores, experiências vividas e muitas vezes até o compartilhamento de materiais para estudo, fique atento!
5 - DESCUBRA SEU MÉTODO DE APRENDIZAGEM. Cada pessoa tem características diferentes, que determinam quais os melhores meios de se colher e assimilar informações. Se perceber que suas táticas de estudo estão falhando, tente outros métodos. Há pessoas que aprendem mais ouvindo, outras fazendo resumo, outras através de associações e algumas assistindo a videoaulas . Não existe O MÉTODO CORRETO para todos, o correto é o que você mais conseguir assimilar o conteúdo e isso só você pode descobrir. Encontre seu método e otimize o aprendizado.
6 - SAIBA COM QUEM “ANDAR”. Não seja o bonzinho da turma. Não seja aquele que traz as novas, os exercícios e os bons livros. Compartilhe as informações com aqueles que compartilham com você. Deve haver uma relação de troca. Não procure, da mesma forma, só sugar. Isso o afasta das pessoas que possuem os mesmos objetivos que você e que, certamente, poderiam ajudá-lo.
7 - NÃO DESISTA, O FRACASSO FAZ PARTE DO SUCESSO. Estude até passar, pois a imensa maioria das pessoas não consegue passar em um concurso público logo “de cara”, muitas vezes são necessárias diversas tentativas para conseguir êxito. Com o passar do tempo você vai assimilando cada vez mais conteúdo e suas chances vão se tornando cada vez maior, pois vai chegar a hora em que praticamente tudo o que cair na prova você já estudou e é nessa hora que a tão sonhada vaga será sua.


fonte: http://www.gabaritofinal.com.br/2014/03/concursos-publicos-e-vestibulares-7.html

2 comentários:

  1. Essa luta é constante. Já trabalho nos Correios, como nível médio, e, agora, tento um cargo no nível superior, vira e mexe encontro professores prestando o mesmo concurso que eu. É uma luta constante.

    ResponderExcluir