COMO TER DISCIPLINA COM METAS DE ESTUDO


Todos sabemos que para passar em concurso público é preciso ter disciplina. Mas a grande questão é como fazer para ter disciplina. Um caminho para ser disciplinado com os estudos é estabelecer metas claras e mensuráveis, que permitam o seu monitoramento e controle.

O estabelecimento de metas em termos de estudos pode ser um importante meio para ter disciplina. Os candidatos que não dispõe de metas, em termos do que estudar, perdem a oportunidade de ter um grande aliado para ser disciplinado, além da falta de parâmetros de resultados a serem alcançados, bem como indicativos do esforço empreendido.


Atualize-se! http://www.facebook.com/MisterMDosConcursos


Mas além do estabelecimento de metas é fundamental contar com mecanismos para monitoramento destas metas, os quais podem acabar por consistir em mecanismos de cobrança. Conforme matéria publicada na Revista HSM, focada na área de gestão, "%u2026o cofrinho é um exemplo de um dispositivo de compromisso: uma forma de assumir uma opção (poupar) que você normalmente recusaria%u2026Todos procuramos a maneira de escapar de nossas fraquezas%u2026." (Ano 13, Vol 1, no. 78, pág. 12). Isto é, precisamos contar com meios de cobrança e ter algo concreto sobre o que deve ser feito.

A partir desta compreensão, a questão que se coloca é: como construir e cobrar metas de estudos? É preciso pensar nisto.

Uma possibilidade de estratégia consiste na metodologia de planejamento de estudos que desenvolvi, com a qual o candidato passa a trabalhar com metas relacionadas ao que chamei de Unidades de Estudo e Unidades de Conteúdos. Estas Unidades são tratadas como células gerenciais e se traduzem em metas de curto prazo, como por exemplo metas semanais, permitindo que o candidato possa visualizar se, a partir do cumprimento ou não, está evoluindo conforme o planejado.

Mas independente da adoção desta proposta, é importante que se reflita sobre como estabelecer metas de estudo, principalmente metas de curto prazo e concretas, bem como monitorar o seu cumprimento.

Assim, não basta saber da importância da disciplina. É necessário buscar meios para manter esta condição. E um dos meios de maior eficácia consiste no estabelecimento e monitoramento de metas de estudo. Isto também contribui com a que tenho sustentado de forma reiterada, envolvendo o Foco no Processo, a qual alivia as tensões e angústias do foco no resultado, o que já foi tratado em outros textos nesta Coluna.

Portanto, tenha disciplina e bom cumprimento de metas!



FONTE: http://concursos.correioweb.com.br/htmls2/sessao_16/2013/02/11/interna_rogerio_neiva/id_noticia=39865/interna_rogerio_neiva.shtml

Rogerio Neiva

Rogerio Neiva é juiz do trabalho desde 2002. Além disso, é psicopedagogo e possui pós-graduação em administração financeira. Atua como professor de cursos preparatórios.


Fan Page: http://www.facebook.com/atualconcursos
Site: http://atualconcursos.com/

Sabia que PORTUGUÊS é a matéria que mais Detona com candidatos nas Provas????????????

Por isso PREPARE-SE!!! E faça ATUAL CONCURSOS.
O curso que cabe no seu bolso.

Foto: http://atualconcursos.com/detalhes/57/Curso_de_Redacao_para_Concursos/
Conteúdo programático
O curso disponível objetiva levar ao aluno os tópicos mais relevantes na disciplina de Redação para Concursos através da Profª Rafaela Motta,com uma abordagem simples e objetiva atacando os principais pontos da prova.

CONTEÚDO : 

- Dissertação; 
- Introdução;
- Desenvolvimento;
- Conclusão e aspectos Gerais ;
Foto: A melhor isolada online de Português . Acesse www.atualconcursos.com

Foto: www.atualconcursos.com
'Escrivão de Polícia Federal' | Prepare-se para o concurso 'Escrivão de Polícia Federal' 100% Online
Assista Uma aula Grátis







Fan Page: http://www.facebook.com/atualconcursos
Site: http://atualconcursos.com/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário