Estou tão cansado para estudar!

Reclamar faz parte da natureza do ser humano. Reclamamos quando as coisas não estão boas, o que é natural, mas também reclamamos quando estão boas. Se faz sol reclamamos do calor ou da secura do ar. Se chove reclamamos da umidade e falta de sol. Se faz frio reclamamos … se faz calor reclamamos. Enfim, gostamos de reclamar. E muitas vezes reclamamos apenas por reclamar, assim como falamos do tempo e da temperatura. O problema é que as palavras têm poder e muitas vezes reclamar é dar um golpe duro na motivação.


Quando falo do poder das palavras não me refiro a nada místico ou sobrenatural, mas ao aspecto psicológico do peso das palavras em nossa vida. “Carregadas de significados variados e proferidas em tons distintos, elas têm potencial tanto para prejudicar a saúde emocional como para curar distúrbios da mente” … esse é o subtítulo de uma matéria online muito interessante sobre o assunto da revista Saúde (link) … vale a pena ler, fica a dica.
Quando um concurseiro começa o dia pensando “Estou tão cansado para estudar!” é colocado em funcionamento um mecanismo que simplesmente tornará muito mais difícil aquele dia de estudo. Tanto a mente quanto o corpo se convenceram rápida e facilmente de que o cansaço é enorme e, portanto, fazer qualquer coisa, principalmente estudar, requer uma quantidade de energia que não se tem disponível.

Cansaço é consequência do esforço entender, compreender, aprender, assimilar, memorizar e exercitar a montanha de informações necessárias para se passar em concursos públicos. Não há como fugir do cansaço. Se por si só o cansaço é um problema, imagine quando fazemos de tudo para nos convencer que estamos muito cansados, cansados demais, exaustos, exauridos … ufa, cansa só de pensar!
Quer estudar mais e melhor? Então a primeira coisa a fazer é eliminar as palavras negativas do seu vocabulário. Você não precisa ficar se reafirmando de que está cansado. Fazer isso apenas deixa mais contundente esse fato. Ao contrário, pense e profira palavras positivas e de animação … “Hoje estou muito animado para estudar!” … Isso pode parecer bobagem, mas funciona, podem acreditar, digo isso por experiência própria.
Não há dúvida de que palavras positivas atraem vibrações positivas e tornam menos penosas tarefas árduas como estudar, mesmo porque disparam em nossa mente outro mecanismo que nos faz aproveitar melhor a energia, abre nossas mentes para o aprendizado e traz alegria, ingrediente essencial para enfrentrar a dureza da rotina do concurseiro.
RESUMO DA ÓPERA - Dê um ajudinha para seus estudos e pare de pensar que está cansado … você está cansado … ficará mais cansado ainda … e nenhuma banca organizadora de concursos públicos pegará mais leve com você por conta disso! Agora, se você se motivar com palavras positivas só tem a ganhar.
CHARLES DIAS é o Concuseiro Solitário.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário