FRAUDES EM CONCURSOS PÚBLICOS


Por Marlon Ribeiro ( Mister M dos Concursos)

Uma das empresas mostradas no Fantástico
 Aqui estou novamente, desta vez para falar sobre assunto não tão agradável, mas que ganhou repercussão nacional no final do mês de junho, com a reportagem que veio ao ar no “Fantástico”. Reportagem que mostrou como agem algumas empresas e alguns Prefeitos que se utilizam do Concurso Público, para ganhar dinheiro e empregar pessoas de seu interesse ou por laços familiares ou partidários. 
Todo aquele que se dedica para conseguir sua aprovação e nomeação sabe o como fatos como estes causam indignação e revolta, e ainda mais por saber que este tipo de fraude atinge todos os estados do Brasil. Claro que se sabe que não são todos concursos Municipais que existe a fraude, mas a quantidade de denuncias e casos investigados por todo País prejudicam a credibilidade dos concursos.


Isto é apenas mais uma face da corrupção que cresce em nossa nação, escândalos no Senado, desvio de dinheiro, fraudes em licitações, superfaturamento e tantas outras coisas.  Mas a corrupção não vem apenas das grandes metrópoles, mas se apresenta também em municípios pequenos, como os demonstrados no fantástico, cidades com  numero pequeno de habitantes, cidades onde os cidadãos ainda não vivem o corre-corre das cidades grandes, onde todo mundo se conhece, onde teoricamente o exemplo dos pais e a criação ainda nos moldes antigos fariam valer o caráter de cada pessoa.
Mas não é isto que vem ocorrendo.  Afinal, as pessoas privilegiadas pela troca de gabarito são cidadãos comuns como eu e você que se deixam corromper pela oferta de um emprego fácil, em troca do apoio político a seu familiar ou uma parte do salário que ganhará. Uma legitima troca de favores. Aprendi com meu pai e minha mãe a não pegar nada que não fosse meu, a dizer a verdade acima de tudo, a ter palavra e honrar com meus compromissos. Agora me pergunto o que tais pessoas apreenderam com seus pais? A aceitar uma troca de gabarito para conseguir um emprego, a ajudar aquele que te ajuda mesmo que não seja justo ou legal?  Será que foi isso?
Tenho medo de como estão caminhando os valores de nossa sociedade, tenho medo do lugar em que meus filhos e netos viverão, pois se hoje a mentira e falsidade estão estampadas tão facilmente nas pessoas que deveriam ser exemplo, imagine futuramente. Que valores farão parte dessa nação.
Mas mesmo assim acredito na força daqueles que não se acovardam diante destes fatos, e não aceitam isto como normal, ou natural, pois não é?  Que denunciam estes tipos de fraudes, pelo simples sentimento de que a justiça deve prevalecer.  Acredito que possamos ainda salvar nosso futuro e criar cidadãos éticos e corretos. Mas isto dependerá de como eu e você estejamos ensinando nossos filhos, e principalmente: Que exemplo temos dado a eles?  Pedindo uma nota de restaurante a maior para depois cobrar mais da empresa que trabalhamos? Forjando gastos médicos maiores para restituir mais imposto de renda? Vendendo o voto por uma cesta básica, brita ou em troca de algum favor eleitoral?
Nosso Caráter se constata nas pequenas coisas e nos pequenos deslizes, pois se assim não o fizermos nos tornamos iguais àqueles que tanto condenamos e falamos quando aparecem na mídia, como grandes corruptos, sendo  a diferença  apenas no valor desviado.
Minha indignação deste artigo veio através das fraudes em Concursos Públicos, e sobre elas que gostaria de termina-lo. Já fiz 22 concursos públicos em 12 anos, sendo necessária muita dedicação e sacrifício para conseguir a aprovação, pois a concorrência é muito grande, destes 22 consegui nomeação em 4 concursos,  dedicando-me sempre ao máximo.  E ainda teria uma quinta nomeação se não fosse uma fraude ocorrida no concurso de Oficial de justiça de 2010 que acabou com a anulação do concurso e realização de nova prova.
Portanto, é muito doloroso tomar conhecimento de noticias como estas vinculadas no Fantástico, pois sei o quanto pessoas gastam de tempo e dinheiro para conseguir sua aprovação, para que no final vejam vagas serem desviadas para serem distribuídas ao bel prazer de “ladrões”.  Mas eu creio que todo esforço não será em vão, devemos continuar estudando e nos dedicando a conquistar aquilo que almejamos, pois não existe sensação melhor do que conquistar justamente o direito de exercer um Cargo Público. Sensação a qual estes cidadãos denunciados no fantástico jamais sentirão.

 Por Marlon Bibano Ribeiro O Mister M dos Concursos  (Secretário de Diligências do Ministério Público RS) Concurseiro desde 1999, formado em Ciências Contábeis Pela UPF,  ocupou também os cargos públicos de Escriturário  e Gerente de Negócios no Banco do Estado do RS,  Oficial Escrevente do Tribunal de Justiça do RS e Agente Administrativo do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
A minha força vem de um Deus que Faz Milagres, a Minha fé vai além do Impossível.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário