Dez dicas essenciais de redação para concursos públicos.

 Por: Thaíse Nardim e Laila Vanetti

como fazer uma redaçãoTodos os anos, milhares de brasileiros preparam-se para realizar um grande sonho: conquistar uma vaga no funcionalismo público. É uma tarefa bastante árdua, e para facilitar o caminho desses esforçados sonhadores a Scritta preparou um texto repleto de dicas rápidas e muito funcionais. Confira, e prepare-se para ser o próximo convocado.

1- Jamais use a primeira pessoa do singular. Os verbos adequados são aqueles na terceira pessoa do singular: percebe-se, admite-se, compreende-se. Lembre-se: a redação deve ser impessoal.
.....................

2- Preste muita atenção à elaboração do primeiro parágrafo. É nele que você irá definir o ponto de vista que será defendido em seu texto. Não se esqueça: trata-se de uma redação dissertativo-argumentativa.

3- Planeje seu texto. Afinal, você vai trabalhar em um órgão público e precisa saber que a Redação Oficial, por exemplo, tem regras formais bem claras. Trace um esquema, visualize a estrutura de sua redação. Dessa maneira não há como você se perder.

4- Não generalize. Afirmações como “todos os políticos brasileiros são corruptos” denunciam que você não está refletindo sobre o tema.

5- Em sua argumentação, utilize apenas exemplos que sejam de domínio público, isto é, que tenham figurado na mídia.

6- Em cada parágrafo, procure elaborar de dois a três períodos. Não redija períodos excessivamente longos ou curtos. Concisão, essa é a palavra de ordem.

7- Palavras abstratas podem ser utilizadas sem prejuízo ao texto, desde que apareçam em sua forma singular. Exemplos: “Diminuir a maioridade penal não irá reduzir o crime” (em lugar de “os crimes”). “O projeto de lei do deputado tem gerado muita polêmica” (em lugar de “muitas polêmicas”).

8- Não escreva um texto “sujo”, repleto de marcas gráficas como interrogações, exclamações, travessões e aspas. Eles interrompem o fluxo de leitura de seu texto.

9- Respeite as margens e indicações de parágrafo. Sim, isso será avaliado!

10- Revise seu texto. Observe especialmente se você utilizou a norma culta. Verifique se há inadequações quanto à pontuação, ortografia, acentuação, vocabulário, concordância, regência, construção do período e uso de conectores.

Dica-bônus: Em provas e concursos, as redações devem ser desenvolvidas em torno de um tema proposto pela comissão de avaliação. Pense em seu texto como uma resposta. Sim, todo texto é uma resposta. Mas você precisa conhecer bem a pergunta. Leia a proposta (pergunta) com muita atenção e fiscalize-se para não fugir dela sob nenhuma hipótese. O desenvolvimento do tema, a objetividade frente à sua apresentação, a seleção e articulação dos argumentos e a consistência da argumentação são quesitos avaliados com muito rigor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário