Concurseiro!!! em 2012 VACINE-SE contra a Reprovatini Bacterium


Por: Mister M dos Concursos  

          
         Chegando ao final  mais um ano de  nossas vidas e menos um ano para a nossa aprovação, algumas vitórias e conquistas e muitas derrotas e frustrações.
          Este é o prognóstico de nossa vida até a almejada Nomeação. Mas hoje gostaria de  deixar a mensagem que mais apliquei como   guerreiro dos concursos até hoje, que foi, “ Vacinar-me de acordo com o calendário de Vacinação do Concurseiro”.
                        È claro que deves estar se perguntando o que é isso? Surtou Mister M?  Que Vacina?

 

Vou responder e vais entender ao que me refiro como Vacina. É muito simples, para mim a Vacina contra a reprovação, nada mais é que realizar provas de concursos, tanto provas de concursos que já passaram, no conforto de sua casa, tanto como provas valendo a vaga e a tão sonhada nomeação.
             
            Como já mencionei no Blog, em quase 12 anos de estudos foram 22 provas realizadas  com toda aquela tensão do dia da prova, olhar para os concorrentes, aguardar a entrada, a distribuição da prova, o gabarito, a correção, os recursos e o resultado.
           
            Sabe porque a prova é uma Vacina importante para evitar a reprovação, porque quem não se lembra de cada questão que errou, ou daquela que te deixou fora por pouco? O nosso Cerebro registra com maor intensidade as emoções que passamos que vivienciamos. O que digo é que  hoje existem muitos concursos que são feitos anualmente e torna-se cada vez mais difícil se fazer perguntas diferentes, então quando você se dispõe a não parar e a fazer uma grande quantidade de concursos voltados para aquela área que se dedicas, vai se vacinando nas perguntas e passa a não mais errá-las, ou você acaba ficando cada vez mais imunizado naquela matéria.
           
            Também falo aqui de provas de concursos anteriores que agente faz no conforto de casa, mas que o efeito é menor , pois o estresse de um concurso faz com que a vacina seja mais eficaz e como disse dificilmente errarmos novamente a mesma questão. Mas mesmo assim , aconselho a que direcione-se a fazer  provas em casas, delimite-se tempo para responde-la e o mais importante corrija o resultado e veja o que você errou e porque você errou. Vai ver que com o passar do tempo vai se tornando mais difícil o erro e as vezes até fato raro.
           
Segue agora algumas dicas de como  fazer estas provas em casa.

  1. Passo----- Você deve estar estudando para algum concurso definido, ou de uma área definida por exemplo ( Bancos; ou área Jurídica Federal, ou área Jurídica Estadual; ou Prefeituras ou concursos da Receita Federal e assim vai).

  1. Passo---- A partir disto busque provas relacionadas a essa matéria de outros concursos, e não especificamente do seu, exercícios e ao mesmo tempo que estuda , reserve algum tempo da semana para resolver exercícios e resolver provas da matéria que cai no seu concurso.

  1. Passo ---Neste momento sugiro que pegue as provas dos anos anteriores do concurso que vais prestar e ou no caso federal como TRE, TRF e TRT, de outros estados, e comece a fazer sempre aos Sábados, estas provas e  marque bem o que você errou, para que não erre mais.

  1. Passo – Procure novas provas das mesmas matérias, tem o site questões de concursos que ajuda em muito a selecionar as matérias e montar simulados apenas da matéria que queres, e portanto mantenha-se a fazer testes até o dia da prova.


Sabe o que acontece ? Muitas pessoas não gostam de fazer simulados e ou provas e testes porque ficam com medo de errar e  não ir bem dia da prova, mas o que posso dizer é que é muito melhor ir mal em simulados e provas , do que chegar no dia e ir mal. Portanto  faça simulados, busque provas da mesma banca,  não se deixe dominar pelo medo de errar.

            Outra coisa que falo é:  inscreva-se nos concurso que vão abrir, não fique pensando : Ah não vai dar para estudar, ta muito em cima, e coisa e tal. Várias disciplinas se repetem em vários concursos, então mesmo que não de para conseguir a vaga,  pode servir de teste para o que vai valer e te dar a aprovação.
           
            Comigo foi assim neste ano de 2011, cheguei a fazer o concurso do TRT de SC só para me ambientar com a prova 1 semana antes do concurso de Secretário de Diligências do MP RS, era a mesma banca a FCC, não estudei nada para o TRT SC, mas tinham matérias que iriam cair na outra semana no cargo de Secretário de Diligências.  Fui lá fiz uma boa prova e fui bem, em quase todas as matérias , menos em Trabalhista, mas como disse, foi mais uma Vacina que tomei, e há poucos dias da Prova na qual consegui realizar meu sonho.
             
vacina Calendário de vacinação é alterado
            Então  vamos lá 2012, esta preparando alguns concursos bons outros nem tanto, mas esta preparando chances para nos lançarmos e buscarmos a nossa vaga. A fila andou bastante em 2011 muitos concorrentes fortes já conseguiram sua vaga, e se mantivermos nossos estudos este será o nosso ano, nosso foco é “até passar”, para uns demora mais para outros menos mas todos que mantivermos uma boa rotina de estudos conseguiremos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário