Por: Mister M dos Concursos
Chegando ao final mais um ano de nossas vidas e menos um ano para a nossa aprovação, algumas vitórias e conquistas e muitas derrotas e frustrações.
Este é o prognóstico de nossa vida até a almejada Nomeação. Mas hoje gostaria de deixar a mensagem que mais apliquei como guerreiro dos concursos até hoje, que foi, “ Vacinar-me de acordo com o calendário de Vacinação do Concurseiro”.

Chegando ao final mais um ano de nossas vidas e menos um ano para a nossa aprovação, algumas vitórias e conquistas e muitas derrotas e frustrações.
Este é o prognóstico de nossa vida até a almejada Nomeação. Mas hoje gostaria de deixar a mensagem que mais apliquei como guerreiro dos concursos até hoje, que foi, “ Vacinar-me de acordo com o calendário de Vacinação do Concurseiro”.
È claro que deves estar se perguntando o que é isso? Surtou Mister M? Que Vacina?
Vou responder e vais entender ao que me refiro como Vacina. É muito simples, para mim a Vacina contra a reprovação, nada mais é que realizar provas de concursos, tanto provas de concursos que já passaram, no conforto de sua casa, tanto como provas valendo a vaga e a tão sonhada nomeação.
Sabe porque a prova é uma Vacina importante para evitar a reprovação, porque quem não se lembra de cada questão que errou, ou daquela que te deixou fora por pouco? O nosso Cerebro registra com maor intensidade as emoções que passamos que vivienciamos. O que digo é que hoje existem muitos concursos que são feitos anualmente e torna-se cada vez mais difícil se fazer perguntas diferentes, então quando você se dispõe a não parar e a fazer uma grande quantidade de concursos voltados para aquela área que se dedicas, vai se vacinando nas perguntas e passa a não mais errá-las, ou você acaba ficando cada vez mais imunizado naquela matéria.
Também falo aqui de provas de concursos anteriores que agente faz no conforto de casa, mas que o efeito é menor , pois o estresse de um concurso faz com que a vacina seja mais eficaz e como disse dificilmente errarmos novamente a mesma questão. Mas mesmo assim , aconselho a que direcione-se a fazer provas em casas, delimite-se tempo para responde-la e o mais importante corrija o resultado e veja o que você errou e porque você errou. Vai ver que com o passar do tempo vai se tornando mais difícil o erro e as vezes até fato raro.
Segue agora algumas dicas de como fazer estas provas em casa.
- Passo----- Você deve estar estudando para algum concurso definido, ou de uma área definida por exemplo ( Bancos; ou área Jurídica Federal, ou área Jurídica Estadual; ou Prefeituras ou concursos da Receita Federal e assim vai).
- Passo---- A partir disto busque provas relacionadas a essa matéria de outros concursos, e não especificamente do seu, exercícios e ao mesmo tempo que estuda , reserve algum tempo da semana para resolver exercícios e resolver provas da matéria que cai no seu concurso.
- Passo ---Neste momento sugiro que pegue as provas dos anos anteriores do concurso que vais prestar e ou no caso federal como TRE, TRF e TRT, de outros estados, e comece a fazer sempre aos Sábados, estas provas e marque bem o que você errou, para que não erre mais.
- Passo – Procure novas provas das mesmas matérias, tem o site questões de concursos que ajuda em muito a selecionar as matérias e montar simulados apenas da matéria que queres, e portanto mantenha-se a fazer testes até o dia da prova.
Sabe o que acontece ? Muitas pessoas não gostam de fazer simulados e ou provas e testes porque ficam com medo de errar e não ir bem dia da prova, mas o que posso dizer é que é muito melhor ir mal em simulados e provas , do que chegar no dia e ir mal. Portanto faça simulados, busque provas da mesma banca, não se deixe dominar pelo medo de errar.
Outra coisa que falo é: inscreva-se nos concurso que vão abrir, não fique pensando : Ah não vai dar para estudar, ta muito em cima, e coisa e tal. Várias disciplinas se repetem em vários concursos, então mesmo que não de para conseguir a vaga, pode servir de teste para o que vai valer e te dar a aprovação.
Comigo foi assim neste ano de 2011, cheguei a fazer o concurso do TRT de SC só para me ambientar com a prova 1 semana antes do concurso de Secretário de Diligências do MP RS, era a mesma banca a FCC, não estudei nada para o TRT SC, mas tinham matérias que iriam cair na outra semana no cargo de Secretário de Diligências. Fui lá fiz uma boa prova e fui bem, em quase todas as matérias , menos em Trabalhista, mas como disse, foi mais uma Vacina que tomei, e há poucos dias da Prova na qual consegui realizar meu sonho.

Então vamos lá 2012, esta preparando alguns concursos bons outros nem tanto, mas esta preparando chances para nos lançarmos e buscarmos a nossa vaga. A fila andou bastante em 2011 muitos concorrentes fortes já conseguiram sua vaga, e se mantivermos nossos estudos este será o nosso ano, nosso foco é “até passar”, para uns demora mais para outros menos mas todos que mantivermos uma boa rotina de estudos conseguiremos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário