QUE NEGRISSE !!!!!!!!!!!

MAS O SILÊNCIO DOS BONS.

Hoje , gostaria de fazer aqui neste dia 13/05/2011, minha manifestação de repudio ao racismo seja qual for a forma, seja aberto ou o pior de todos escondido em nossas mentes e nossos corações.

Cento e vinte três anos após a abolição da escravatura, estamos muito mais perto de uma unidade completa, onde cada pessoa venha a ser tratada não pela cor da sua pele nem pelo quanto que tem na sua carteira, mas pelo que é, e pelo seu caráter e pela força da sua palavra.
Sinceramente , nunca falei abertamente como estou falando agora sobre a questão do preconceito escondido que existe em alguns lugares do Brasil, pelo menos na região onde vivo. Mas não posso me calar diante do que vejo e sinto. Por isso nesta data histórica e importante , vou bradar aos quatro ventos sobre o que penso e sobre o que sinto.

Não pense que sou negro, pois sou branco, não pense que defendo cotas para negros em universidades ou concursos públicos pois não defendo, não pense que sou radical ou extremista, pois sou totalmente pacífico. Mas mesmo assim não posso me calar diante do que vejo que esta errado. Não posso ficar parado diante de pensamentos pequenos sobre as pessoas, e sobre meu próximo.

Bom mas o que venho dizer hoje, apesar de não se referir a concursos, é algo que nos leva a ser melhor como pessoas, e como seres humanos. Digo isto porque hoje assisti o filme “Estrada para a Glória” filme de basquete que conta a história verídica de um time Universitário Americano, formado em usa base apenas por negros, que em 1966, conseguiu o título universitário Americano”, sofreu preconceito aberto e venceu todas as barreiras.

Assistí-lo me levou a refletir sobre frases preconceituosas que passam pela boca de alguns no dia a dia, no trabalho, nas escolas, que mostram que ainda há no Brasil um certo preconceito pela cor da pele. Quantas vezes você já não escutou alguem falando: “mas que trabalho de preto!!!!,” ou: “Isto aqui ficou uma Negrisse!!!!”
Isto me entristece o coração, acredito que seja questão de respeito, claro que na frente de pessoas da cor negra, ninguém fala isso, ou pelo menos não que eu me lembre.
Mas além de palavras que demonstram um racismo escondido, também gostaria de lembrar que feita uma pesquisa sobre o preconceito racial, a maioria das pessoas respondem que existe preconceito ainda na sociedade, mas perguntado se conhecem alguém que é preconceituoso, ninguém sabia conhecer algum.

Por isto nos perguntamos onde estão os preconceituosos???? Onde estão???? Talvez estejam camuflados dentro de nós, por atitudes que as vezes nem vemos que tomamos, pelas palavras que nem notamos que dizemos ou pela forma que tratamos as pessoas , e pré-julgamos aos outros, seja pela cor da pele, seja pelo dinheiro, seja pela posição social.
Muitos dizem não ter preconceito, mas se a filha minha ou a sua filha aparecesse amanhã, apresentando um namorado de pele escura, você e eu o trataríamos da mesma forma que um da pele Branca?

Esta pergunta é para ser respondida silenciosamente por cada um de nós.

Creio que cada ano que passa estamos mais perto do fim de todo o tipo de preconceito, mas para isso precisamos , crescer como pessoas , e é isto que busco neste artigo, crescer como pessoa e como Cristão. Portanto , hoje comemorasse 123 anos da abolição da escravatura, e que nós possamos nos livrar de todo e qualquer preconceito que nos escravize, e que possam nos tonar fracos.

Que Deus abençoe a todos (Brancos, negros, amarelos, Vermelhos ou Azuis).
Espero que realmente cada dia se concretize o sonho de Martin Luther King, ao redor do mundo inteiro, inclusive na nossa nação, e no meu e no teu coração.

Eu tenho um sonho que um dia minhas quatro crianças viverão em uma nação onde não serão julgadas pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter." Martin Luther King

3 comentários:

  1. Um colega de trabalho, negro alto e bonito, me disse uma vez. "Sabe o que é preconceito? Preconceito é você não poder correr na rua. É, porque se eu correr na rua pra pegar o ônibus aqui no centro da cidade, vão gritar "pega ladrão" e um policial vai vir atrás de mim ou talvez eu leve um tiro antes que perceba o que aconteceu. Se eu correr, é quase certo que serei parado e, no mínimo, vão pedir meus documentos com a minha cara enfiada numa parede. Isso é sentir o preconceito." Fiquei impressionada. Se eu correr na rua, nada acontece.

    ResponderExcluir
  2. Um branco não sente esse medo de ir e vir. O negro sente isso muito mais frequentemente. Quer dizer, o preconceito é uma mão pesada no ombro de um negro. O mesmo vale para a mulher negra. Se, numa loja, some um produto e há uma branca e uma negra, quem tem mais chance de ser revistada e de sofrer constrangimento da parte dos vigilantes da loja? a branca pode ser a ladra, mas vão pensar que foi a negra. É dose, né?

    ResponderExcluir
  3. Grande contribuição, realmente por ai vemos que há o que ser conquistado, pois as vezes não notamos que existe este tipo de preconceito. Mas aos poucos vamos mudando a socieda a começar por nós.

    Abraços Mister M

    ResponderExcluir