NERVOSISMO NA HORA DA PROVA

ansiedade

Comentário enviado por um concurseiro leitor do blog:
“Na hora da prova que é ruim! Quase impossível controlar o nervosismo. Já me prejudiquei bastante por isso.”
Que jogue a primeira pedra quem nunca ficou nervoso em uma prova e por conta disso foi assombrado por pensamentos negativos do tipo “Eu sabia tudo, mas só lembrei a resposta depois que entreguei a prova!” ou “Parece que quanto mais estudo menos sei!”. O mais interessante é que o nervosismo pode surgir não apenas na hora da prova, mas um dia antes, uma semana ou até mesmo quando o concurseiro decide prestar algum certame.
O nervosismo não é com a prova em si, mas com o fato de ser avaliado não apenas em termos de conhecimentos, mas também de dedicação, seriedade, qualidade dos estudos, determinação e tudo o mais. É diante disso que muita gente sofre (inclusive por antecipação), abrindo espaço para o nervoso.


Qualquer concurseiro, por mais lerdo que seja, sabe que a primeira coisa que se precisa em uma prova é calma, tranquilidade, porém saber de algo está muito, mas muito longe de efetivamente possuir esse algo.
Métodos de relaxamento? Dicas para não ficar nervoso na hora da prova? Faça uma busca no “Dr. Google” e encontrará algumas dezenas de milhares de opções, das mais simples às mais exóticas, que necessariamente não farão efeito algum sobre grande parte dos concurseiros nervosos.
No fundo tudo é uma questão de abordagem. Como você vê os concursos públicos? Como você lida com o desafio de passar em concursos públicos? O que é para você uma prova de concurso público? Cinco minutinhos para você pensar no assunto … tic, tac, tic, tac.
Screen Shot 2014-10-24 at 09.05.23O melhor modo não químico (leia-se calmantes e ansiolíticos faixa preta) de não ficar nervoso em provas de concursos públicos é chavear sua mente para o que realmente importa … provas são oportunidades … e não me refiro a oportunidades de mudar de vida para melhor, mas de algo muito mais prático e real, oportunidades de ouro para corrigir o curso de seus estudos, detectar falhas na sua estratégia, se tornar um concurseiro melhor e mais preparado.
Concurseiros  sérios evoluem, fato. Como se dá essa evolução? Basicamente aprendendo com os próprios erros. Tentou um modo de fazer resumo e viu que não é muito prático, tente outro. Fez um planejamento de estudos que se mostrou não muito eficiente? Reformule-o. Numa prova descobriu que andou estudo mais o que não precisa e menos o que era essencial, aprenda com o erro.
Concurseiros que estão mais preocupados durante a prova em aprender com os erros, anotar mentalmente o que deveriam ter feito e não fizeram, o que fizeram bem mas poderiam e teriam de fazer melhor, não têm tempo para ficar nervosos … e mesmo que fiquem o lado racional consciente e inconsciente fala mais alto e joga o nervosismo para escanteio.
Não encare cada concurso público que você presta como a última chance do universo para você mudar de vida, como uma tábua de salvação única, o último bote salva vidas do seu Titanic pessoal, mesmo porque não é nada disso. Concursos públicos acontecem o ano todo, todos os anos, por pior que estejam as contas públicas, afinal de contas, servidores morrem, se aposentam, são promovidos ou mudam de órgão, e a máquina burocrática precisa continuar funcionando e para isso precisa de gente, ponto final. Encare os concursos públicos como oportunidades de ajuste de curso de sua trajetória de estudos. Fez isso, tchau nervosismo.
RESUMO DA ÓPERA - Como bem escreveu certa vez William Douglas … “Fazer provas é bom, é gostoso, é uma oportunidade. Conscientize-se disso e enquanto a maioria estiver tensa e preocupada, você estará feliz e satisfeito”.
CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

FONTE:  http://wordpress.concurseirosolitario.com.br/sobre-estudar-para-concursos-publicos/nervosismo-na-hora-da-prova


Nenhum comentário:

Postar um comentário