Saiba como entender os pontos mais importantes de um edital!


dica-como-ler-edital-atepassar

É necessário atenção redobrada na observação de todos os itens, subitens, tabelas e outras informações do documento.
 
Como parte importante do processo de concursos públicos, o edital é peça fundamental para realizar qualquer seleção. É preciso estar atento a leitura de todo o documento.
Sendo assim, o AtéPassar pesquisou e trouxa a vocês dicas para ler e entender melhor um edital de concurso público. O conteúdo foi dividido em três etapas:

1ª  Leitura Informativa

Essa primeira fase tem o intuito de confirmar se o concurso está dentro do campo de seu interesse. Sendo necessário compreender os seguintes requisitos e observar se o cargo corresponde ao que você espera:
-Verifique qual órgão está realizando o certame (federal, estadual ou municipal);
-Atente também se o concurso é do Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário;
-Confira quais carreiras estão sendo ofertadas;
-O nível de escolaridade requerido(técnico, médio ou superior);
-Quais as competências e habilidades que a função requer;
-A remuneração oferecida ao cargo;
-E o local de atuação.

2ª Leitura Decisiva

Se na primeira parte você chegar a conclusão de que o concurso satisfaz seu interesse, agora deve atentar para uma segunda leitura do documento, e enfocar nos dados que ajudarão na tomada de decisão de realizar a inscrição ou não, e verificar se a realização da avaliação se enquadra nas suas expectativas.
-Procure saber qual o dia da aplicação da prova;
-Onde os exames serão realizados;
-O teste pelo qual pretende selecionar os participantes, será composto de quantas etapas;
-E um item muito importante, o conteúdo que será cobrado nas avaliações (quais disciplinas);

3ª Leitura Estratégica

Após a inscrição no concurso público, a próxima leitura é a mais considerável do edital. Pois, nessa hora é preciso saber informações sobre o conteúdo programático, no qual o participante deve estar preparado.
-Pesquise o quantitativo de perguntas para cada disciplina;
-A maneira como será realizada a contagem de pontos;
-Matérias, tópicos e sub tópicos.
A leitura é uma fórmula muito importante para adquirir conhecimento. Comece sua preparação para concursos públicos, conhecendo cada quesito do edital que é um passo necessário para garantir melhor aproveitamento. Logo, estabelecer um cronograma de estudos para cada seleção é essencial. É preciso atinar para cada matéria cobrada, observando os pontos importantes e, acima de tudo, estudar e treinar bastante.
E por fim, procure saber das provas anteriores realizadas pela instituição responsável pela execução do certame do qual pretender disputar uma oportunidade.
Quer estar preparado para qualquer seleção? O AtéPassar pode te ajudar! Adquira já as os cursos preparatórios online, compostos por videoaulas e apostilas digitais. Um material confeccionado por professores especializados em ensino à distância.
Não perca tempo, estude também com os Simulados Premium o AtéPassar, com eles você treina enquanto aprende com as respostas em vídeo comentadas por professores.
Boa leitura!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário