CONCURSOS ADOTARÃO COTAS RACIAIS

CONCURSO ADOTARÁ COTAS RACIAISBrasília - Representantes do movimento negro vinculados à ONG Educafro obtiveram ontem, do Ministério do Planejamento o compromisso de encaminhar até o dia  2 de outubro à Casa Civil da Presidência da República a regulamentação da Lei de Cotas Raciais para concursos públicos federais.


Mantenha-se atualizado sobre concursos públicos: Curta no Facebook: https://www.facebook.com/GabaritoFinal.Concursos 

 
A pasta confirmou o acordo por meio de sua assessoria de comunicação. Atualmente, só existem cotas para o ingresso de deficientes físicos no serviço público federal, com reserva de 20% das vagas.
Pela manhã,  representantes da ONG fecharam duas faixas da pista em frente a um dos prédios onde funciona o Ministério do Planejamento, no Bloco K da Esplanada dos Ministérios. Eles também impediram a entrada e a saída de pessoas do edifício. Depois, tiveram uma primeira reunião com o órgão que terminou sem acordo.
Cinco líderes do movimento ameaçaram permanecer no local em greve de fome. O grupo foi chamado para uma nova reunião à tarde, em que foi estabelecida a data para envio do texto
"O Ministério do Planejamento, que durante três anos e 90 dias ficou com o documento parado na gaveta, assumiu o compromisso de liberar para a presidenta Dilma Rousseff assinar. Foi uma vitória muito grande. Viremos para cá para Brasília acompanhar", disse frei David dos Santos, diretor executivo da Educafro.
Frei David acredita que as cotas para o serviço público federal estimularão municípios e estados que ainda não têm o sistema a adotá-lo em seus processos seletivos. "Vários já adotaram. A regulamentação vai dar coragem a todos os prefeitos e governadores", acredita.
Ainda não há definição sobre o percentual de vagas a ser reservado para candidatos negros nos concursos públicos federais. "As alternativas relativas ao percentual de vagas estão adiantadas. http://bit.ly/16CPoqD
A gente assumiu com o Ministério do Planejamento o compromisso de manter em segredo". De acordo com a assessoria de comunicação do Planejamento, os representantes da ONG Educafro reuniram-se com uma comissão de técnicos. Agência Brasil - http://bit.ly/190LTR

fonte:  http://www.gabaritofinal.com.br/2013/09/concursos-adotarao-cotas-raciais.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário