A IMPORTÂNCIA DE MARCOS TEMPORAIS NA PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO



Você dispõe de marcos temporais no seu processo de preparação para o concurso público? Sabe o que isto e já pensou na sua importância?

É fundamental que o planejamento de estudo conte com marcos temporais, o que gera repercussões positivas inclusive do ponto de vista psicológico e emocional.

Começando pelo começo, precisamos entender que os marcos temporais correspondem a datas ou períodos estabelecidos para atingir determinados objetivos. Podemos fixar tais marcos em função de uma determinada quantidade de tempo, como por exemplo 1 mês, 2 semanas, ou em função de numa data especifica. E daí devemos criar metas de curto prazo em função destes marcos (Barcaui, A., Borba, D., Silva, I. e Neves, R. Gerenciamento do Tempo em Projetos. Rio de Janeiro: FGV, 2006, pág 119).

Pensando nos estudos para o concurso público, um marco temporal que é imposto e vale para todos os candidatos, ainda que muitos não percebam como tal, trata-se da data da prova.

Mas é fundamental criar outros marcos temporais antes da data da prova, até para que no dia da prova todas as metas de estudos estejam cumpridas.

Naturalmente que além da criação de marcos temporais devemos criar metas de estudos de curto prazo. Uma possibilidade de criação de tais metas pode ser realizada com base no conceito de unidades de estudo, inerente à metodologia que desenvolvi, operacionalizada por meio do Sistema Tuctor.

Estabelecer marcos temporais pode ter efeitos importantes não só quanto à gestão dos estudos, mas também quanto a aspectos motivacionais. Se contamos com metas de curto prazo, as quais são viáveis e razoáveis, podemos viver e nos nutrir emocionalmente do cumprimento destas metas. E com isso deixamos de viver a angústia de ter como meta única a aprovação, o que se trata de um objetivo de longo prazo que exige uma longa caminhada para o seu alcance.

Assim, reflita sobre a criação de marcos temporais e pondere a conveniência de contar com este grande aliado na gestão dos seus estudos.


Rogerio Neiva

Rogerio Neiva é juiz do trabalho desde 2002. Além disso, é psicopedagogo e possui pós-graduação em administração financeira. Atua como professor de cursos preparatórios.


Fonte: http://concursos.correioweb.com.br/htmls2/sessao_16/2013/06/27/interna_rogerio_neiva/id_noticia=41435/interna_rogerio_neiva.shtml



MISTER COACHING PARA CONCURSOS

Você quer passar em Um Concurso Público, Tenha um bom Treinador e com um Custo Muito baixo !!!!

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato dando maiores detalhes.






ACESSE TODAS AS NOTICIAS DE CONCURSOS AQUI


Sabia que PORTUGUÊS é a matéria que mais Detona com candidatos nas Provas????????????

Por isso PREPARE-SE!!! E faça ATUAL CONCURSOS.
O curso que cabe no seu bolso.
Foto: http://atualconcursos.com/detalhes/57/Curso_de_Redacao_para_Concursos/
Conteúdo programático
O curso disponível objetiva levar ao aluno os tópicos mais relevantes na disciplina de Redação para Concursos através da Profª Rafaela Motta,com uma abordagem simples e objetiva atacando os principais pontos da prova.

CONTEÚDO : 

- Dissertação; 
- Introdução;
- Desenvolvimento;
- Conclusão e aspectos Gerais ;
Foto: A melhor isolada online de Português . Acesse www.atualconcursos.com

Foto: www.atualconcursos.com
'Escrivão de Polícia Federal' | Prepare-se para o concurso 'Escrivão de Polícia Federal' 100% Online


Assista Uma aula Grátis










Nenhum comentário:

Postar um comentário