Trabalhar e estudar


Coluna do William Douglas

Independente do seu concurso não ter aberto ainda, ou ter sido adiado/cancelado/suspenso, ou de você estar muito no início da preparação, falarei sobre um tema que assola muitos concurseiros: conciliar trabalho e estudo.

Administrar o tempo a ser dedicado para cada uma das atividades é uma tarefa central na vida de quem se prepara para concursos, principalmente daqueles que já estão no mercado de trabalho, e que pode ser um diferencial na hora da aprovação. No livro “Como Passar em Provas e Concursos”, estabeleço dois pontos determinantes para uma boa administração do tempo de estudo. O primeiro é a responsabilidade; e o segundo, a flexibilidade.



 
A responsabilidade é, fundamentalmente, com os objetivos a serem alcançados. Quem se prepara para concursos e já trabalha na iniciativa privada, como profissional liberal ou em uma área do serviço público diferente da que almeja, o faz para, em geral, ao conseguir a aprovação, ter uma situação financeira mais confortável, poder auxiliar a família e ter mais tempo para realizar as atividades que gosta. Desse modo, o estudo é o caminho para se alcançar o objetivo e, para trilhá-lo, é preciso dedicação, compromisso, esforço e flexibilidade.
A flexibilidade é a capacidade do concurseiro de lidar com contratempos e adversidades que podem surgir e atrapalhar seus estudos. São exemplos: uma carga de trabalho elevada, um patrão muito exigente,excesso de atividades, falta de tempo etc. Para contornar esses problemas, o primeiro passo é planejar bem os seus horários, separando tempo para o estudo,tempo para a família, tempo para o trabalho e tempo para o descanso.
Como muitos sabem e muitos livros ensinam,existe um sem-fim de técnicas de estudo, dentre as quais ao menos uma vai se encaixar em seu perfil e ser ideal para a distribuição de sua carga horária, porém,mais importante que ter uma boa técnica é saber aproveitar as oportunidades e os “tempos livres” para ler e rever a matéria. Seja o tempo de deslocamento casa-trabalho-casa, da fila do banco ou das atividades diárias (lavar louça,passar roupa etc), é sempre possível estudar nos intervalos das atividades,mesmo que apenas mentalmente.
Quando estiver no trabalho, no entanto, o concurseiro deve dedicar-se integralmente. À medida que otimizar o tempo do seu trabalho, as atividades não irão se acumular e você não ficará pensando em trabalho durante o estudo.
Lembre-se: ambientes organizados, metas claras e pré-disposição para render o máximo no horário de trabalho são alguns fatores que caracterizam um profissional pró-ativo, producente, eficaz e eficiente. Basta vontade, treino e persistência. Foque no que pode te trazer bons resultados, que você também verá bons resultados nos estudos.

William Douglas é juiz federal, professor, palestrante e autor de diversas obras. Passou em nove concursos, sendo cinco em 1º lugar: www.williamdouglas.com.br.




Sabia que PORTUGUÊS é a matéria que mais Detona com candidatos nas Provas????????????

Por isso PREPARE-SE!!! E faça ATUAL CONCURSOS
O curso que cabe no seu bolso.  

Foto: http://atualconcursos.com/detalhes/57/Curso_de_Redacao_para_Concursos/
Conteúdo programático
O curso disponível objetiva levar ao aluno os tópicos mais relevantes na disciplina de Redação para Concursos através da Profª Rafaela Motta,com uma abordagem simples e objetiva atacando os principais pontos da prova.

CONTEÚDO : 

- Dissertação; 
- Introdução;
- Desenvolvimento;
- Conclusão e aspectos Gerais ;
Foto: A melhor isolada online de Português . Acesse www.atualconcursos.com

Foto: www.atualconcursos.com
'Escrivão de Polícia Federal' | Prepare-se para o concurso 'Escrivão de Polícia Federal' 100% Online





Nenhum comentário:

Postar um comentário