SEIS alimentos que ajudam a reduzir a insônia


insonia
Boa notícia para quem sofre de insônia. É possível driblar a dificuldade de dormir com alimentos naturais, que não têm efeitos colaterais como os remédios tranquilizantes. O sono é fundamental em nossas vidas e fator indispensável para o sucesso de quem vive encarando provas e concursos.



Atualize-se! https://www.facebook.com/MisterMDosConcursos



Ninguém merece passar a madrugada toda se revirando na cama. Quem sofre de insônia (estima-se que duas em cada dez pessoas no mundo!) sabe o tormento que é tentar descansar e o sono nunca aparecer. Que sufoco!
O que pouca gente sabe é que, além de mudar alguns hábitos (como se exercitar com frequência e dormir sempre no mesmo horário, por exemplo), a alimentação pode ser uma grande aliada nessa batalha contra a insônia.
É que existem alimentos que colaboram para a redução dos níveis dos hormônios ligados ao estresse e, consequentemente, podem  ajudar a dormir como um bebê. "Algumas frutas, amêndoas e carnes magras possuem nutrientes que colaboram para uma boa noite de sono", afirma a nutricionista Bianca Giuliano, de São Paulo.
Outra dica é ficar atenta ao jantar. À noite, passe bem longe dos alimentos gordurosos e muito pesados. "Mas ir para a cama com fome também não ajuda em nada", explica a médica Luciana Palombini, especialista em medicina do sono. O ideal é jantar três horas antes de se deitar e fazer um lanche leve antes de dormir, se a fome bater.
1 - Banana para espantar a irritação e relaxar O segredo da fruta é ser rica em triptofano. Essa substância ajuda o organismo a produzir serotonina, neurotransmissor que melhora o humor e provoca sensação de bem-estar. Você fica calminha, calminha.
2 - Laranja para diminuir o estresse A vitamina C presente nas frutas cítricas é auxiliar na redução dos níves de cortisol, hormônio que está relacionado ao estresse. Fique à vontade para trocar a laranja por abacaxi, acerola, kiwi...
3 - Peixe para controlar a ansiedade Carnes magras, principalmente peixe, contêm um aminoácido chamado taurina. Ele estimula a liberação de neurotransmissores que reduzem o estresse. “É comum encontrar essa substância em energéticos; então, as pessoas acham que é estimulante. Mas, na verdade, a taurina ajuda a controlar a ansiedade e a tensão”, explica a nutricionista Bianca.
4 - Espinafre contra o baixo-astral Além de ser outra fonte de taurina, a verdura é rica em ácido fólico, também conhecido como vitamina B9. Ela tem poder antidepressivo, o que colabora para uma boa noite de sono. Cereais integrais e outras verduras de folhas verde-escuras podem substituir o espinafre.
5 - Amêndoa para um sono profundo Também é uma fonte de triptofano, que aumenta a produção dos hormônios ligados ao bem-estar, e é rica em zinco, magnésio, cobre e ferro, minerais que combatem a insônia e promovem um sono restaurador. Taí uma ótima opção para lanchinho no meio da tarde.
6 - Maracujá para acalmar Além de ser rico em vitamina C, é um calmante natural. Quanto mais relaxada você estiver, melhor será sua noite de sono! Invista em sucos durante o dia e, antes de dormir, tome um chá bem quentinho. Dá uma sensação de conforto.
Outras recomendações para casos de insônia: Tente se levantar e ir para a cama todos os dias no mesmo horário.
Só vá para a cama quando estiver com sono. "Ficar se revirando na cama só deixa a pessoa mais ansiosa por não conseguir dormir", explica Luciana.
Pratique atividades físicas sempre de manhã e duas vezes por semana, pelo menos.
Não deixe nenhum eletrônico ligado no quarto. Nada de ver TV, usar o computador ou celular antes de pegar no sono!
À noite, evite tomar café ou bebidas alcoólicas ou comer chocolate. Eles têm propriedades estimulantes, que atrapalham o sono. E esqueça as carnes vermelhas no jantar: como a digestão é mais demorada, você corre o risco de passar a noite sem pregar o olho.
Fonte: Mdemulher - http://abr.ai/17h5E6U


Fonte:  http://www.gabaritofinal.com.br/2013/06/seis-alimentos-que-ajudam-reduzir.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário