O milhar’ ou ‘a milhar’? Veja dicas e aprenda o uso correto

VOCÊ SABE…
…de onde vem a palavra salada?
Hoje em dia toda grande mistura é chamada de salada, geralmente de coisas disparatadas. Se a uma festa compareceram pessoas de todas as classes sociais, dizemos que a festa estava uma “verdadeira salada”; se as suas ideias estão confusas e você mistura vários tipos de argumentos, há quem diga que seus pensamentos estão uma “verdadeira salada”.
Na sua origem, salada é um prato frio composto de hortaliças, legumes, carne ou peixe, etc temperado com sal, vinagre, azeite… Fundamentalmente, o que caracteriza a salada é a mistura de ingredientes, mas a raiz da palavra é sal. O mesmo sal que serve de base para palavras como saleiro, salgado, salinas…



Se a raiz da palavra fosse respeitada até hoje, uma “salada de frutas” seria um absurdo, pois o que muitos adicionam é açúcar, e não sal. É lógico que a expressão “salada de fruta” surgiu e se consagrou porque a palavra salada assumiu o sentido de “mistura”, perdendo assim o sentido original de “sal”.
Esse fenômeno acontece com certa frequência. Muitas palavras, com o passar do tempo, perdem o seu sentido original. Aqui mesmo, nós já falamos a respeito de salário (=pagamento em sal), secretária (=lugar para coisas secretas), tratante (=quem tratava), impostor (quem criava ou cobrava impostos)…
Vejamos, então, mais algumas curiosidades: “Embarcou num avião e foi veranear em Paris, onde fazia um frio infernal”.
1a) Teoricamente só poderíamos embarcar numa barca. Talvez por ser a forma mais antiga para realizar grandes viagens, embarcar passou a designar a “entrada” em qualquer tipo de transporte. Hoje em dia embarcamos em trem, ônibus, metrô, automóvel… Alguns “embarcam” até no conto do vigário.
2a) Agora, veranear em Paris durante o inverno é mais difícil. Na verdade, se você gosta do inverno europeu, talvez possa “invernar” em Paris. Afinal, veranear deriva de verão, significa “passar o verão”.
3a) E verão lembra calor, temperaturas altas, assim sendo podemos ter que enfrentar um calor infernal, ou seja, um “calor dos infernos”. Nunca ouvi falar desse inferno em que faz tanto frio. Provavelmente o tal frio infernal era um frio insuportável.

DICA DE CONCORDÂNCIA
1. O MILHAR ou A MILHAR?
MILHAR e MILHÃO são substantivos masculinos: “A maioria DOS SEUS MILHARES de fãs são meninas de dez a 14 anos de idade”; “NOS MILHARES de linhas que li, não encontrei nada que me interessasse”; “OS SEUS MILHÕES de fãs são mulheres”; “Havia UM MILHÃO de pessoas e DOIS BILHÕES de dúvidas…”; “OS DOIS MILHÕES de mulheres…
MIL é numeral, por isso, artigo ou numeral que o acompanhe concordará com o substantivo: “AS MIL e UMA noites…”; “DOIS MIL candidatos compareceram à prova”; “DUAS MIL pessoas estavam na festa.”
2. MONSTRO ou MONSTRA?
Substantivo, no papel de adjetivo, fica INVARIÁVEL: “Foram realizados diversos comícios MONSTRO”; “O juiz recebeu uma vaia MONSTRO”.
Nome de coisa (=substantivo), usado como cor (=adjetivo), é INVARIÁVEL: “Comprou uma blusa VINHO”; “Comprou duas camisas LARANJA”.
3. OBRIGADO ou OBRIGADA?
As mulheres devem dizer OBRIGADA: “Muito OBRIGADA, disse ela.”

DESAFIO
Que significa anuência?
a)    consentimento, concordância;
b)    ato de anunciar, comunicação;
c)    quantia paga anualmente.
Resposta: letra (a). Anuência é o ato de anuir, que significa “dar consentimento, autorizar”.
O ato de anunciar é anunciação e a quantia paga anualmente é anuidade.

DÚVIDA DO LEITOR
OUTRA ALTERNATIVA ou OUTRA OPÇÃO?
Leitor quer saber mais sobre o bom uso da palavra alternativa.
Dizer “outra alternativa” não chega a ser um erro, pois é mais um caso de palavra cuja raiz (alter=outro) está sendo esquecida, como aconteceu com salada, secretária, impostor…
Concordo com o leitor. Eu também prefiro usar “outra opção”.
Rigorosamente, se você tem “uma” alternativa, significa que há uma “outra” opção. E, se você não tem alternativa, é porque você só tem uma opção.

fONTE:  http://g1.globo.com/platb/portugues/2013/06/17/o-milhar-ou-a-milhar-veja-dicas-e-aprenda-o-uso-correto/


Fan Page: http://www.facebook.com/atualconcursos
Site: http://atualconcursos.com/

Sabia que PORTUGUÊS é a matéria que mais Detona com candidatos nas Provas????????????

Por isso PREPARE-SE!!! E faça ATUAL CONCURSOS.
O curso que cabe no seu bolso.

Foto: http://atualconcursos.com/detalhes/57/Curso_de_Redacao_para_Concursos/
Conteúdo programático
O curso disponível objetiva levar ao aluno os tópicos mais relevantes na disciplina de Redação para Concursos através da Profª Rafaela Motta,com uma abordagem simples e objetiva atacando os principais pontos da prova.

CONTEÚDO : 

- Dissertação; 
- Introdução;
- Desenvolvimento;
- Conclusão e aspectos Gerais ;
Foto: A melhor isolada online de Português . Acesse www.atualconcursos.com

Foto: www.atualconcursos.com
'Escrivão de Polícia Federal' | Prepare-se para o concurso 'Escrivão de Polícia Federal' 100% Online
Assista Uma aula Grátis







Fan Page: http://www.facebook.com/atualconcursos
Site: http://atualconcursos.com/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário