É preciso ter humildade …

Recebemos ontem um desabafo doloroso de um concurseiro leitor do blog:
“Eu não passo em nada. Há anos tentando e não consigo uma mísera primeira fase de um concurso decente. Nem concurso mediano. Estudo, estudo, estudo e faz tempo que não sei o que é um final de semana inteiro livre ou sem dor na consciência de não estudar. Minha memória não retém por muito tempo o que leio, mesmo com revisões periódicas, e o que eu estudei meses atrás simplesmente é apagado. Sendo assim, o jeito é desistir. Não aguento mais tanto sofrimento! Não aguento mais acordar tão cedo! Chega! Todos os meus mais de 50 livros, comprados com muito suor, vão para o lixo.Talvez tenha alguma atividade adequada para um QI de perdedor como o meu.”

Infelizmente, esse não é o primeiro email desesperado que recebemos … nem será o último. Desespero faz parte da vida de quem estuda para concursos públicos, seja em maior ou menor grau.
Antes de falar exatamente da situação vivida por esse concurseiro, deixemos algo claro … o concurseiro NUNCA será completa enquanto não incorporar a HUMILDADE em sua vida. E quando falo em humildade para concurseiro falo em se ter uma tonelada de honestidade e franqueza quando da auto-avaliação enquanto concurseiro!
Há horas em que palavras duas são necessárias … e agora é uma delas. Basicamente, há três motivos pelos quais uma pessoa estuda anos a fio sem conseguir passar em certame relevante algum:
1 - Na realidade não estuda sério, apenas finge que é um concurseiro;
2 - Estudar de forma errada, com técnicas de estudo equivocadas, sem planejamento;
3 - Não aprende com os próprios erros, não evolui como concurseiro.
Vejamos um pouco mais detidamente cada um desses casos.
O primeiro é, claro, o mais grave, mesmo assim, infelizmente, é uma situação muito comum. O pior é que muitas vezes a pessoa consegue fingir tão bem que acaba acreditando na própria ilusão.
O segundo caso tende a ser menos frequente por conta da grande diversidade de livros e material online que ensina a como estudar corretamente para concursos públicos, apresenta e explica técnicas de estudo mais eficientes e eficazes, deixa clara a importância do planejamento de estudos. O mais frequente é da pessoa conhecer tudo isso e não adotar em sua jornada concursídica por preguiça ou comodismo.
O terceiro é um problema sério. Muitos  ainda não se tocaram que é preciso evoluir como concurseiros a fim de poderem estudar mais e melhor, aumentar suas chances de passar, diminuir o tempo de luta, algo que somente se dá aprendendo com os próprios erros.
E o que quem é vítima desses motivos tem em comum? Exatamente, a falta de humildade. Vejamos.
1- Falta de humildade para reconhecer que não se está estudando sério o suficiente e com a dedicação necessária para poder bater no peito e dizer que é um concurseiro;
2 – Falta de humildade para reconhecer que se está estudando errado, sem planejamento, com técnicas erradas, desatualizadas ou mesmo sem técnica alguma;
3 – Falta principalmente de aceitar que se erra e da necessidade de aprender com os próprios erros, impeditivos da evolução.
RESUMO DA ÓPERA - Se o concurseiroestá estudando há vários anos, mas não consegue alcançar a vitória, alguma coisa está errada. Antes de “jogar a toalha” é necessário fazer uma análise muito humilde e honesta dos motivos para isso estar acontecendo … simples assim, apesar de ser algo muito complicado de se fazer!
CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

FONTE: BLOG CONCURSEIRO SOLITÁRIO





Sabia que PORTUGUÊS é a matéria que mais Detona com candidatos nas Provas????????????

Por isso PREPARE-SE!!! E faça ATUAL CONCURSOS.
O curso que cabe no seu bolso.
 
Foto: http://atualconcursos.com/detalhes/57/Curso_de_Redacao_para_Concursos/
Conteúdo programático
O curso disponível objetiva levar ao aluno os tópicos mais relevantes na disciplina de Redação para Concursos através da Profª Rafaela Motta,com uma abordagem simples e objetiva atacando os principais pontos da prova.

CONTEÚDO : 

- Dissertação; 
- Introdução;
- Desenvolvimento;
- Conclusão e aspectos Gerais ;
Foto: A melhor isolada online de Português . Acesse www.atualconcursos.com

Foto: www.atualconcursos.com
'Escrivão de Polícia Federal' | Prepare-se para o concurso 'Escrivão de Polícia Federal' 100% Online


Assista Uma aula Grátis







Nenhum comentário:

Postar um comentário