Dicas: evite o “branco” nas avaliações de concursos

Pensar em algo positivo e agradável é uma das práticas contra o "branco". Conheça outras!

dicas-branco-atepassar
Leitores
Quem nunca passou por uma situação de total esquecimento realizando provas? O “branco”, como é conhecido, vem do elevado estresse do concurseiro, devido à alta ansiedade ou da excessiva responsabilidade do candidato, por exemplo. Quando é atingido certo grau de estresse, é liberada mais adrenalina, fazendo com que a pessoa fique em alerta: o coração dispara, a pupila dilata e ocorre a vaso-constrição, diminuindo o fluxo de sangue.


Segundo o psicoterapeuta e mestre em psicologia educacional pela USP, Leonardo Fraiman, a primeira das dicas para evitar o “branco” é lembrar das condições que foi aprendido certo tema, tais como: a maneira como o professor ensinou aquela matéria, sua roupa, de que maneira estava o quadro negro naquele dia, ou alguma particularidade que tenha acontecido naquele dia em que você estudou a matéria em casa. Isso faz com que o cérebro realize as conexões necessárias para relembrar.
O segundo conselho é manter a calma. O desespero é o primeiro passo para a mente desistir de raciocinar coerentemente. Neste caso, é indicado procurar respirar fundo e expirar calmamente. A terceira dica é respeitar o “branco”. Fraiman diz que nesses momentos a mente está sobrecarregada. Assim, o melhor a se fazer é descansar por alguns minutos, ou então realizar uma outra atividade como desenhar a lápis nas folhas do exame.
A quarta dica no momento do “branco” é não guardar para si a tensão. Uma forma de eliminar o excesso de apreensão é chorar. Por isso, de acordo com o terapeuta, caso sinta a vontade de chorar, não segure. O quinto conselho é lembrar de boas emoções, pois ajuda o cérebro a descansar. A última dica, dada ao candidato que sofrer o “branco” em provas, é ir ao banheiro, atentar à paisagem, lavar o rosto várias vezes, ou seja, distrair a cabeça.
Você tem alguma estratégia para combater o “branco” na hora da prova do seu concurso? Divida conosco, comente se já passou por situação semelhante.
Tenha na “ponta da língua” os assuntos de prova dos concursos públicos 2013! Para isso, estude com os cursos preparatórios online de concursos do AtéPassar! Os cursos envolvem videoaulas que estimulam os alunos, além de apostilas digitais online atualizadas. As questões de concursos gratuitas do AtéPassar, e os simulados também sem custo melhoram ainda mais a preparação.
Conheça o repleto material!


 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário